Buscar

AVALIANDO 9 PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIANDO 9 PATOLOGIA
		1.
		Um paciente de 51 anos, sexo masculino, tabagista há mais de 10 anos apresentou em broncoscopia alteração celular reversível na qual as células adultas do epitélio traqueal ciliado foram substituídas por células escamosas estratificadas não-ciliadas. Este processo refere-se:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Metaplasia
	
	
	Atrofia
	
	
	Hiperplasia
	
	
	Displasia
	
	
	Hipertrofia
	
	
		2.
		Uma paciente, de 85 anos de idade apresenta queixas de dores nas articulações do joelho, cansaço ao caminhar, assim como perda de estabilidade, associado a quedas freqüentes. Sobre esse caso, analise as afirmações a seguir: A hipotrofia consiste da redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares, resultando em diminuição do volume das células e do órgão atingido; muitas vezes há também diminuição do número de células. POR QUE A hipotrofia fisiológica é característica da senilidade, quando todos os órgãos e sistemas do organismo excedem suas atividades metabólicas aumentando o ritmo de proliferação celular. Estabelecendo assim um novo estado de equilíbrio. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	
	As duas afirmações são falsas
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	
	
		3.
		O distúrbio de crescimento que gera um aumento patológico do volume (tamanho) das células é conhecido como:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Hipotrofia
	
	
	Hipoplasia
	
	
	Neoplasia
	
	
	Hipertrofia
	
	
	Hiperplasia
	
	
		4.
		Em relação a transtornos do crescimento e do desenvolvimento celular, é incorreto afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A atrofia muscular que ocorre em pacientes que ficam com membros engessados é reversível.
	
	
	Na hipertrofia cardíaca, causada por hipertensão arterial, o coração está aumentado devido ao aumento do tamanho das células.
	
	
	Os músculos de um halterofilista apresentam-se hipertróficos.
	
	
	Fumantes apresentam mais pneumonia porque seu epitélio brônquico ciliado sofre metaplasia, sendo substituído por outro escamoso estratificado, menos resistente, mas eficiente na produção de muco.
	
	
	A displasia de colo uterino é a mais comum, e depois de certo tempo pode se transformar em neoplasia.
	
	
		5.
		Durante uma consulta ginecológica, Ângela, 34 anos, descobriu que apresentava uma lesão nodular móvel na mama esquerda. Lesões nodulares nas mamas, podem ser diagnosticadas com boa precisão através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Dessa forma, a aspiração do conteúdo de massas palpáveis associada à palpação é crucial para a definição do diagnóstico. Após a aspiração, deve-se preparar o esfregaço colocando uma gota do material aspirado em uma lâmina e fixando-o imediatamente, ainda úmido, em álcool etílico a 95%. À microscopia pretende-se observar, nas lâminas coradas, o conteúdo aspirado de um nódulo mamário pela técnica PAAF. É importante destacar que nessa técnica, o conteúdo aspirado consiste em células do tecido mamário. Foi observado um aumento no número de células sem a presença de alterações, ou seja, houve um aumento da proliferação das células, mas com diferenciação normal. Como é chamada essa alteração celular?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Hiperplasia.
	
	
	Neoplasia.
	
	
	Displasia.
	
	
	Hipertrofia.
	
	
	Metaplasia.
	
	
		6.
		A resposta imune corresponde à resposta das células pertencentes ao sistema imunológico frente à entrada de antígenos, ou seja, de substâncias estranhas como vírus e bactérias. A função básica do Sistema Imunológico reside em interagir com antígenos próprios e não próprios do organismo. A Resposta Imune pode ser determinada por mecanismos Inespecíficos (imunidade Natural ou Inata) e por mecanismos específicos (Imunidade Adquirida ou Específica). A imunidade inata está presente desde o nascimento, não altera a intensidade com a exposição e não é específica, ao passo que a imunidade adquirida corresponde à resposta específica, é adquirida a partir da exposição e aumenta a intensidade de resposta com a exposição. Quanto à imunidade inata é correto destacar que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras químicas e bioquímicas, os linfócitos B e T, os macrófagos, as proteínas de fase aguda, a inflamação e a febre.
	
	
	os elementos do sistema imune inato incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
	
	
	há apenas a participação imprescindível da flora normal da pele e do trato gastrointestinal que podem prevenir a colonização de bactéria patogênica pela secreção de substâncias tóxicas ou pela competição com bactéria patogênica por nutrientes ou pela ligação à superfície da célula.
	
	
	apenas é notória a participação do sistema complemento que é o principal mecanismo de defesa humoral não específico. Uma vez ativado o complemento pode levar ao aumento da permeabilidade vascular, recrutamento de células fagocitárias, e lise e opsonização de bactéria.
	
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras físicas e as barreiras químicas e bioquímicas, os macrófagos, as proteínas sanguíneas e a febre.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes