Buscar

trabalho de ga. portocarrero

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – FAU
GEOMETRIA ANALÍTICA APLICADA À ARQUITETURA
CUIABÁ/MT 2014
PROJETO: 
OS GRANDES ARQUITETOS DE 2014
TEMA: 
A CONTEXTUALIZAÇÃO COM A GEOMETRIA ANALÍTICA 
ARQUITETO ELEITO PARA O ESTUDO: 
JOSÉ AFONSO BOTURA PORTOCARRERO
CUIABÁ/MT 2014
QUEM É O ARQUITETO JOSÉ PORTOCARRERO?
JOSÉ AFONSO BOTURA PORTOCARRERO nasceu em Mato Grosso, na cidade de Bela Vista, fronteira com o Paraguai, em 1951; é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos-SP, tendo concluído seu curso em 1976. Em 1980 iniciou sua carreira docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso. Em 1984/1985 fez especialização em planejamento urbano na Universidade de Dortmund, na Alemanha Federal. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-MT, no período 1989/1990. Em 1993 ajudou a fundar e foi o primeiro secretário de Meio Ambiente de Cuiabá. Posteriormente retornou à vida universitária, onde participou da criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Cursou o mestrado em História na UFMT, apresentando sua dissertação sobre a casa Bororo em 2001. Em 2006 teve sua tese de doutorado aprovada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Em 2007 participou como arquiteto brasileiro convidado da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura. Atualmente é Professor Adjunto II, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologias Indígenas – Tecnoíndia e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.
 
QUAL SEU ESTILO?
Em sua tese de doutorado [...] o autor assumiu uma postura etnográfica no levantamento dos desenhos das casas indígenas, buscando suas fontes nos registros bibliográficos e no extenso trabalho de campo entre os Paresí, Bakairi, Myky, Irantxe, Xavante, Bororo, Umutina e os índios do Parque Nacional do Xingu (Yawalapiti e Kamayurá). O levantamento dos desenhos é uma de suas contribuições mais importantes, que se incorpora ao conjunto de trabalhos que são referências consolidadas no campo da própria arquitetura [...] O material de campo compõe um acervo inédito, contemplando habitações que pela primeira vez são registradas na perspectiva arquitetônica, em suas técnicas construtivas, o que leva também a uma contribuição substancial para os próprios índios, colaborando no registro de sua própria memória. [...]” (Profª. Drª. Maria Fátima Roberto Machado, Deptº. de Antropologia/Museu Rondon – UFMT, coordenadora do Núcleo Tecnoíndia)
QUAL SEU ESTILO?
De fronte à afirmação acima alinhavada, ao buscarmos algumas obras de Portocarrero, nos deparamos sempre com a temática indígena associada à tecnologia, o que denota uma clara e forte valorização da cultura, da história, das maneiras dos primeiros donos das terras brasileiras. 
Desta forma, suas obras tem como principal característica a ausência de lugar comum, haja vista o arrojo em misturar conceitos de última geração com simples e milenares lições indígenas, tal como vê-se nas imagens a seguir: 
ALGUMAS OBRAS: 
MEMORIAL RONDON – MIMOSO/MT
ALGUMAS OBRAS:
MEMORIAL RONDON – MIMOSO/MT
ALGUMAS OBRAS:
SEDE DA ADUFMAT – CAMPUS DA UFMT CUIABÁ/MT
ALGUMAS OBRAS:
SEDE DA ADUFMAT – CAMPUS DA UFMT CUIABÁ/MT: VISTA INTERNA
ALGUMAS OBRAS:
CENTRO DE APOIO AO ESTUDANTE– CAMPUS DA UFMT CUIABÁ/MT
E A GEOMENTRIA ANALÍTICA ESTÁ EM...
BASICAMENTE EM TUDO. APÓS ESTE ESTUDO DE ALGUMAS OBRAS DE JOSÉ PORTOCARRERO, ASSIM COMO OS DEMAIS ARQUITETOS SEM QUALQUER NOÇÃO DE GEOMETRIA ANÁLITICA JAMAIS PODERIA SER ERGUIDO UM ALICERCE SEQUER. 
A GEOMETRIA ANALÍTICA PARTE DO PLANO DE DUAS DIMENSÕES REPRESENTADOS NO PLANO CARTESIANO. 
NA PRÁTICA DA ARQUITETURA ESSAS DUAS DIMENSÕES APRESENTAM-SE JUSTAMENTE COMO AS MEDIDAS DE ALTURA E LARGURA, ALTURA E COMPRIMENTO, COMPRIMENTO E PROFUNDIDADE...
NÃO HÁ UMA REGRA ESPECÍFICA QUE DITE QUE O EIXO DAS ORDENADAS SEJA A ALTURA, E O DAS ABSCIÇAS SEJA O COMPRIMENTO. 
E A GEOMENTRIA ANALÍTICA ESTÁ EM...
PARA ILUSTRAR RECORDEMOS UMAS DAS IMAGENS JÁ EXIBIDAS. 
COMO SABERIA O ARQUITETO DIMENSIONAR COM EXATIDÃO OS DEGRAUS QUE ESTRUTURAM A OCA? COMO SABER QUAL A EXATA ÁREA DESTE CENTRO SEM O AUXÍLIO DA GEOMETRIA ANÁLITICA? 
ASSIM, NÃO RESTA DÚVIDAS QUE A GEOMETRIA ANÁLITICA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PERFEITO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS. 
BIBLIOGRAFIA: 
http://www.entrelinhaseditora.com.br/produtos/autor.asp?id=112&autor=jose_afonso_botura_portocarrero
www.archdialy.com.br
www.xxcba.com.br
http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5685248339200252

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais