Buscar

trabalhho de biologia

Prévia do material em texto

INTRODUÇÂO
A doença de Alzheimer (DA) é uma patologia neurodegenerativa, primaria do sistema nervoso central, a mesma esta ligada ao envelhecimento, no sentido de que quanto mais idosa for a pessoa mais chance dela ter a doença de Alzaimer (DA), isso não quer dizer que todo mundo que envelheça venha a ter a doença. A doença de Alzaimer é caracterizada pela perda de massa neuronal ou morte neuronal observada nas regiões cerebrais responsáveis pelas funções cognitivas, conforme a doença vai avançando os sintomas vão aumentando.As pessoas que tem Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam quase sempre acamados. A DA recebeu esse nome por ter sido descrita pelo neurologista alemão DR. Alois Alzheimer, em 1906 ao publicar o caso de uma paciente que havia perdido sua faculdades mentais gradualmente.
No Brasil existe em torno de 1,0 milhão a 1,2 milhão de pessoas com demência que é como se chama em geral esse grupo de doenças, a causa mais comum das demências é a doença de Alzaimer , em torno de 700 a 800 mil brasileiros tem a DA.
O Alzaimer é uma doença neurodegenerativa de caráter progressivo, que provoca queda das funções cognitivas, isso quer dizer que é uma doença onde por razões desconhecidas acontecem duas coisa: ocorre um metabolismo diferente de uma proteína que existe normalmente no cérebro que é a proteína precursora da amilóide ou senis ,essa proteína é importante para o cérebro, ela precisa ser produzidas só que em pequena quantidades,quando a mesma é produzida em grande quantidade ela se acumula e sendo acumulada ela irar prejudicar as sinapse ( ligações entre os neurônios), com o prejuízo a sinapse pode ocorrer a morte da célula, ou seja, a morte do neurônio levando a uma progressiva dificuldade de memória. 
No entanto o acumulo de beta amilóide não é a única alteração que acontece no cérebro, também acontece alteração em uma outra proteína , essa dentro do neurônio que é a proteína TAU, essa proteína é responsável por forma fibrilas que irão acabar levando a morte do neurônio, sendo assim existe duas maneiras de uma pessoa com doença de Alzaimer perder neurônios, mas essa perda de neurônios não acontece no cérebro todo ao mesmo tempo, ela começa preferencialmente pelos hipocampos que são áreas importantes para memórias no ser humano onde fica armazenadas as memórias mais recentes, por isso, a doença começa com progressivos lapsos de memória. Uma diferença importante em uma pessoa com a doença de Alzaimer é que esses lapsos se tornam muito freqüentes e acabam prejudicando as atividades do dia a dia, nesse sentido uma pessoa que tem a doença esta com a memória tão prejudicada que ela começa a deixar de fazer as coisas, ou fazê-las de uma outra maneira. 
Com o avanço da doença as alterações irão se estender para outras áreas, onde as pessoas começam a ter também dificuldades de planejamentos como por exemplo controle financeiro e dificuldade de linguagem, e com a doença progredindo eventualmente quase todo o cérebro vai estar comprometido, então a pessoa começa a ter dificuldades de memória reduzindo as capacidades de trabalho e relação, interferindo no comportamento e na personalidade, e vai perdendo habilidades, primeiro perde as habilidades mais complexas depois as mais simples até que uma certa altura irar precisar de ajuda mesmo para coisas muito simples como por exemplo tomar banho, passando a ficar completamente dependente dos outros.
Embora a doença de Alzaimer não tem ainda uma causa especifica,com base em alguns estudo os especialistas conseguem apontar alguns fatores de rico que venham contribuir para o desenvolvimento da doença, como:
Idade - considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento, dado que as pessoas também vivem mais tempo do que no passado,ou seja, quanto maior a idade maior é risco de evoluir para uma síndrome demência, mas isso não pode ser prevenido.
Genética - se as pessoas tem um historia familiar de doença de Alzaimer o seu risco e ligeiramente maior existe alguns raros casos de síndromes familiares,então o componente genético não é tão grande assim porque é uma doença tão freqüente, sendo que quase todo mundo vai ter uma historia familiar na vida.
Sexo - mulheres tem mais chance de desenvolver Alzaimer, ninguém sabe ao certo a razão mas uma das possibilidades é o fato de que a mulher vive mais do que o homem e como a idade e um dos principais fatores de risco para o surgimento da doença, esse seria então o motivo.
Baixa escolaridade atividade intelectual - segundo Charles Hall, " as pessoas com maior educação experimentam um atraso na perda de memória especialmente nos casos do mal de Alzaimer."
Depressão - pesquisas apresentam que em torno de 50% a 60% dos pacientes Alzaimer tem depressão, os pesquisadores conseguiram desvendar o mecanismo por trás dessa relação, ao fazer um experimento viram que no cérebro de um camundongo com Alzaimer se acumulam uma toxina chamada OLIGÔMERO ABETA, essa toxina provoca uma inflamação no cérebro que leva tanto a perda de memória quanto a depressão.
Diabetes - no Brasil uma outra frente de estudo feita pelos Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde encontrarão uma relação importante entre o Alzaimer e a diabetes, no artigo eles retratam que pacientes diabéticos do tipo 2 tem 3 a 4 vezes mais chances de desenvolver a doença de Alzaimer do que uma pessoa não diabética, por outro lado uma população de pacientes com Alzaimer existe uma maior freqüência de diabetes do que em uma população geral.Segundo os cientistas a doença de Alzaimer pode ser vista como uma espécie de diabetes cerebral , onde dão um nome de diabetes tipo 3. 	
Falta de atividade física - Com a ajuda do exercício físico é possível manter pequenos vasos sanguíneos do cérebro saudável podendo reduzir a concentração da proteína amilóide, além de proteger contra hipertensão, diabetes, obesidade e ate mesmo a depressão que também são fatores de risco.
Se esses fatores forem controlado, previne ate certo ponto a doença, no entanto o quanto esses fatores contribui para a doença varia de um pais para outro, dependendo de como são os hábitos de vida das pessoas.
com base em alguns estudos pode- se falar da doença contendo fases :
▪ A Fase Inicial - onde a pessoa com o envelhecimento normal começa acumular beta amilóide, fazendo com que ocorra o déficit da memória recente e alterações pertinentes à afetividade. 
▪ A fase progromica - com o progredir ela começa a ter os lapsos, observa-se uma importante perda da memória, comprometendo os níveis de atenção e concentração.
▪ A fase avançada - que com o progredir da doença a pessoa começa a ter dificuldade nas atividades, onde a capacidade funcional do paciente encontra-se totalmente comprometida, gerando um nível de dependência cada vez maior.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Doença de Alzaimer é considerada como um transtorno neurodegenerativo, uma vez que está associada ao envelhecimento e apresenta um evidente componente genético. A Demência da doença de Alzaimer por tanto e a ultima etapa de uma projeção que vem de muito longe entre o inicio dos lapsos e a fase terminal existe um tempo que varia entre 8 e 12 anos, e nesse sentido pode-se pensar o quer seria possível fazer para que uma pessoa não passe de uma fase para outra , existe fatores de risco para a doença, estes são situações que fazem com quer a doença se manifeste mais cedo ou progrida mais rapidamente, entretanto prevenir os fatores de risco não quer dizer que não possa vir a ter a doença de Alzaimer, mas quer dizer que irar ter mais tarde, mesmo sabendo que a doença não tenha cura entretanto quando diagnosticada no inicio e possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas garantindo assim melhor qualidade de vida ao paciente e a família.

Outros materiais

Perguntas Recentes