Buscar

prova da produção do conhecimento histórico escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir da década de 1990, diversos profissionais passaram a debater sobre questões relacionadas ao ensino da História, levando-nos a rever conceitos e posturas teóricas e metodológicas. A respeito dessa questão, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
a) Buscou-se romper com a ideia de que os saberes escolares são inferiores aos saberes acadêmicos e a escola passou a ser considerada um lócus de produção do conhecimento histórico. Alternativa correta
b) Valorizou-se a hierarquização dos saberes na medida em que os saberes acadêmicos, ou seja, aqueles produzidos na Universidade, passaram a ser vistos como superiores aos saberes escolares.
c) Considerou-se que a escola é um espaço de transmissão de informação, pois nela os educandos recebem os conhecimentos produzidos na universidade, principalmente por meio dos livros didáticos.
d) Concluiu-se que os saberes escolares são inferiores aos saberes acadêmicos, uma vez que a escola se restringe a um espaço de transmissão de saberes, onde os professores reproduzem os conhecimentos produzidos na universidade.
e) Considerou-se que o conhecimento produzido dentro da sala de aula é igual ao conhecimento acadêmico, pois os elementos que integram estes dois lugares (escola e universidade), são os mesmos.
2) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna a seguir: 
Os alunos chegam na escola com experiências diversas e conhecimentos............................................, muitas vezes adquirem esses conhecimentos em contato com o meio em que vivem, com a família e com a mídia.
a) científicos
b) prévios Alternativa correta
c) filosóficos
d) acadêmicos
e) comprovados
3) Quando analisamos o processo de ensino e aprendizagem da História na educação básica é importante considerar vários elementos. Analise as frases abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  F ) O processo de ensino e aprendizagem está desassociado dos processos de compreensão do mundo material e simbólico.
( V  ) No processo de ensino e aprendizagem há a geração, apropriação, transformação e (re)organização de significações.
(  V ) No processo de ensino e aprendizagem as (re)significações são reconstruções cerebrais, pautados em estímulos.
( F ) No processo de construção do conhecimento histórico escolar o papel do professor é de transmissor do conhecimento historicamente acumulado.
4) No espaço escolar disseminam conhecimentos que são advindos das ditas ciências de referências, no caso específico da disciplina de História, são conhecimentos provenientes da "História". Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Os conhecimentos advindos da ciência de referência são propagados por meio de livros didáticos e paradidáticos, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), dentre outros materiais.
II - A mediação do professor entre o conhecimento e o aluno é uma forma de propagar os conhecimentos advindos da ciência de referência.
III - No processo de ensino e aprendizagem os alunos têm contato com diferentes conhecimentos, podendo desenvolver novas formas de compreensão.
5) 
Ao pensar a escola e o conhecimento nela produzido é necessário considerar sua particularidade. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – A sala de aula é um espaço em que circulam sujeitos (alunos e professores) com experiências de vida semelhantes.
II – Alunos e profissionais que atuam na escola estão inseridos na sociedade, com cotidianos e visões de mundo diversas.
III – No espaço escolar podemos identificar diálogos permeados por contradições, confrontos, silêncios, esquecimentos.

Outros materiais