Buscar

Ad 1 Artes na Ed. 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula- 1° Ano
Duração: 50 minutos
Artes
Materiais: Garrafas Pets vazias e com água, tampas de garrafa plásticas, latas vazias de leite, pedaços de gravetos, potes de diversos tamanhos de vidro, tubos de conduíte, tubos de pvc, chinelo. Imagens, texto, vídeo, memes, animação, história em quadrinhos, apresentação em slides.
Objetivo 
O objetivo proposto tem como intuito, apresentar, ampliar e desenvolver o conhecimento musical através de diversos materiais reciclados e das diversas tecnologias.
Identificar os diversos tipos de materiais disponibilizados, sua forma e a relação destes materiais com a música.
Observar, manipular, explorar e interagir com os outros colegas as diversas possibilidades que os materiais podem executar e os sons que produzem.
Diferenciar cada tipo de material e compreender a intenção que cada material tem.
Expressar suas impressões sobre o material, ideias sobre o que pode ser trabalhado com cada material e incentivar a criatividade. 
Habilidades e Competências
Diferenciar cada tipo de material através do tato, suas texturas, formas e sons que são produzidos altura (grave, agudo), intensidade (forte, fraco), ritmos, timbres.
Ter ações conscientes como observar, manusear, relacionar, associar, construir, ordenar e controlar a direcionalidade de cada objeto.
Desenvolver capacidades artísticas de maneira significativa e funcional.
Conhecer as propriedades dos objetos e suas possibilidades em função de ser um objeto reaproveitado.
Procedimentos
Apresentação de um vídeo mostrando as possibilidades que existem com materiais reciclados e como é possível produzir música com qualquer tipo de material.
Em seguida ainda em sala de aula cada aluno deve escolher o material de acordo com seus gostos e impressões, o educador então formará um círculo e com os alunos sentados um de cada vez produzirá um som, para que os demais colegas ouçam e percebam o som que aquele tipo de material produz. O educador deve pedir a algum aluno que contribua com exemplo de música de conhecimento comum e assim todos juntos devem tocar e cantar a música, produzindo o som com seu instrumento da forma que melhor lhe parecer. 
Avaliação
Observação e registro escrito e visual da participação e do interesse dos alunos. Cada aluno deve a partir de suas impressões confeccionar um instrumento musical (diferente do que foi visto em sala de aula) com materiais reciclados como trabalho para casa, através de pesquisas em diversas mídias, também deve trazer o instrumento para compartilhar suas experiências e dificuldades na elaboração do trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes