Buscar

DIREITO AMBIENTAL AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1.
	Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):
	
	
	Ao modelo socialista da economia global que determina o consumo desenfreado pela população dos produtos industrializados.
	
	 
	Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
	
	
	Escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta o que afeta a todos nós.
	
	
	Uso consciente dos recursos naturais e artificiais com vista a sustentabilidade do planeta
	
	
	Uso controlável e depredatório dos recursos naturais pelo homem desde o início da era capitalista.
	2.
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), O conceito legal de meio ambiente é definido como:
	
	
	Apenas a Organização das Nações Unidas conceituou legalmente meio ambiente.
	
	 
	o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	Esta norma não conceitua meio ambiente que apenas está definido no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
	
	
	o meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida.
	
	
	É a soma dos fatores biológicos, químicos e econômicos que permite a vida e a manutenção da mesma ao ser humano.
	3.
	A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	Todas estão erradas.
	
	
	Está errada apenas a assertiva II.
	
	
	Estão erradas as assertivas I e III.
	
	 
	Apenas a I e II estão corretas.
	4.
	Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
	
	
	Conferência de Paris
	
	
	Conferência de Palermo
	
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	
	Conferência de Londres
	
	
	Conferência de Bogotá
	5.
	Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
	
	
	Palermo
	
	 
	Rio de Janeiro
	
	
	Paris
	
	
	Estocolmo
	
	
	Bogotá
	6.
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
	
	
	bem público transindividual.
	
	
	bem público dominical.
	
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	bem público de uso especial.
	
	 
	bem público de uso comum do povo.
	7.
	Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
	
	 
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
	8.
	(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que →dostêmdirei→aomeioambienteecologicamenteequilibrado,bemdeusocoμmdopovoeessencialàsadiaqualidadedevida¿.Aesserespei→,écorre→∈ferirqueaconcepçãoconstitucionalsobreomeioambienteé:
	
	
	Panteísta.
	
	
	Holística.
	
	
	Pragmática.
	
	
	Criacionista.
	
	 
	Antropocêntrica.
	1.
	Questão n. 35 X Exame de Ordem Unificado:
 Na perspectiva da tutela do direito difuso ao meio ambiente, o ordenamento constitucional exigiu o estudo de impacto ambiental para instalação e desenvolvimento de certas atividades. Nessa perspectiva, o estudo prévio de impacto ambiental está concretizado no princípio:
	
	
	da vedação ao retrocesso.
	
	 
	da prevenção.
	
	
	do poluidor-pagador.
	
	
	da precaução.
	
	
	da não-prevenção
	2.
	No seu processo produtivo, determinada indústria pretende despejar em um rio próximo dejetos que são poluentes ao meio ambiente. Nesse sentido, assinale a opção que indica o princípio que pode fundamentar diretamente a vedação ao início da produção dessa indústria:
	
	
	Princípio da comutatividade.
	
	 
	Princípio da prevenção.
	
	
	Princípio da precaução.
	
	
	Princípio do poluidor-pagador.
	
	
	Princípio do usuário-pagador.
	3.
	Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental
	
	
	princípio da responsabilidade ambiental
	
	 
	princípio do desenvolvimento sustentável
	
	
	princípio da cooperação
	
	
	princípio da prevenção
	
	
	princípio da prevenção ou da precaução
	4.
	Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
	
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	
	
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
	
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
	
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	 
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotadosde características e peculiaridades novas e incomuns.
	5.
	Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
	
	
	princípio da prevenção;
	
	
	princípio da precaução;
	
	
	princípio do usuário-pagador;
	
	 
	princípio do poluidor-pagador;
	
	
	princípio da participação
	6.
	A expressão "Poder Público" deve ser identificada, como preleciona JOSÉ AFONSO DA SILVA, "todas as entidades territoriais públicas, pois uma das características do Estado Federal, como o nosso, consiste precisamente em distribuir o Poder Público por todas as entidades autônomas que o compõem, para que cada qual o exerça nos limites das competências que lhes foram outorgadas pela Constituição". Indubitavelmente, possui o Poder Público um papel de destaque na proteção ambiental, tendo em vista que a ele incumbe assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. MARQUE a alternativa CORRETA em relação à atuação do Poder Público, tendo em vista a principiologia do direito ambiental:
	
	 
	O princípio do desenvolvimento sustentável é regra que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de preservar o meio ambiente para as presentes e gerações futuras
	
	
	O princípio da prevenção ou prudência orienta que as intervenções no meio ambiente devem ser evitadas antes de se ter certeza de que não serão prejudiciais, ao contrário do princípio da precaução, que se aplica a impactos já conhecidos e informa tanto o licenciamento ambiental como os estudos de impacto ambiental.
	
	
	O princípio do poluidor pagador, previsto na lei 6.938/81, autoriza o ato poluidor mediante pagamento
	
	
	O Poder Público, às vezes, pode dispor da prevenção ou da precaução do direito ambiental, deixando de exigir, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente e controle da poluição.
	
	
	O Direito Ambiental adotou o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente
	7.
	São princípios do Direito Ambiental:
	
	
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da Participação e Princípio da Isonomia.
	
	 
	Princípio do Poluidor-Pagador, Princípio da Legalidade e Princípio da Publicidade.
	
	
	princípio do equilíbrio.
	
	 
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da Participação e Princípio do Limite.
	
	
	Princípio do Limite, Princípio da Legalidade e Princípio do Equilíbrio
	8.
	A Constituição Federal de 1988 eleva o direito ao meio ambiente a categoria de:
	
	 
	Direito humano fundamental.
	
	
	Direito internacional mundial.
	
	
	Direito político essencial à vida.
	
	
	Direito socioeconômico.
	
	
	Direito individual fundamental.
	
	1.
	A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é "bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da "dignidade da pessoa humana" (art. 1º, III, da CRFB) e que a "República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos" (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem:
	
	
	Os direitos fundamentais têm apoio nos conceitos jurídicos de dignidade, liberdade, igualdade, irrenunciabilidade, a irrevogabilidade, a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a inviolabilidade, a universalidade, a interdependência e a complementaridade, dispondo de características que os distinguem e apartam do direito ambiental.
	
	
	Os direitos humanos fundamentais não dizem respeito ao Direito Ambiental, mas sim, tão somente, à liberdade (direitos civis e políticos) à moradia e ao trabalho, não estando correlacionados com o Direito Ambiental.
	
	
	Os conceitos que regem os direitos fundamentais são independentes e suas normas devem ser estudadas em separado, não correlacionadas com o Direito Ambiental. Tal conclusão deve-se à proteção ao meio ambiente equilibrado ter normatividade própria e disciplina autônoma, alcançando assim seu próprio status de ramo do direito.
	
	 
	O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde.
	
	
	O vasto de campo de estudo do direito ambiental é extenso, mas não compreende o conceito dos direitos humanos e fundamentais, cuja formulação é distinta e independente.
	2.
	Segundo o art. 225 da Constituição Federal, 'todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, ...
	
	
	para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico urbanos e para promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações'.
	
	
	compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à universalidade da cobertura e do atendimento'.
	
	
	patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira'.
	
	 
	bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações'.
	
	
	destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social'.
	3.
	A competênica material, também conhecida como executiva ou administrativa atribui ao Poder Público a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia. Que ente público possui competênica material (ou executiva ou administrativa) exclusiva?
	
	 
	A União.
	
	
	Os municípios.
	
	
	Os territórios.
	
	
	Os Estados.
	
	
	O Distrito Federal.
	4.
	(FGV - Exame de Ordem - 2012.4) A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
	
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
	
	
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	
	
	Compete aos Municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.
	
	
	Compete ao Distrito Federal gerir o patrimônio genético, respeitando as atribuições setoriais.
	
	 
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécies exóticas dafauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
	5.
	A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTACORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	
	 
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	6.
	A competência para legislar sobre energia nuclear na Constituição brasileira é:
	
	
	Reservada aos Estados.
	
	
	Somente dos Municípios.
	
	
	Comum à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
	
	 
	Privativa da União.
	
	
	Concorrente entre União, Estados e Distrito Federal.
	7.
	São condutas que incumbe ao Poder Público para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme previsão do Art. 225 da CF
	
	
	Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de licenças administrativas, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
	
	
	Exigir, na forma de autoizações administrativas, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	
	 
	Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	
	Controlar apenas a produção e o emprego de técnicas,métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
	
	
	Preservar e restaurar as unidades de conservaçãoe prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	8.
	A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de:
	
	 
	Lei federal.
	
	
	Licença ambiental.
	
	
	Decreto Presidencial.
	
	
	Autorização do Ministério de Minas e Energia.
	
	
	Lei estadual.
	1.
	Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
	
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	2.
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
	
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	
	somente a afirmativa II está correta
	3.
	Sob a influência da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, de 1972, foi publicada, em 31 de agosto de 1981, a Lei nº 6.938, que constitui o grande marco de autonomia do Direito Ambiental no plano jurídico nacional. Marque a alternativa CORRETA sobre a lei 6.938/81:
	
	
	dispõe sobre o Planejamento Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	 
	dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente Humano, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	 
	dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	
	dispõe sobre a Política Nacional do Direito Ambiental, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	
	dispõe sobre o Programa Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	4.
	Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
	
	
	Princípio da isonomia.
	
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	 
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	
	Princípio da Legalidade.
	
	
	Princípio da impessoalidade.
	5.
	A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, dizem respeito ao conteúdo específico regulado em que lei?
	
	
	Lei nº 9.795/1999, que regula a Política Nacional de Educação Ambiental.
	
	
	Lei nº 9.985/2000, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
	
	
	Lei nº 12.651/2012, que regula a proteção da vegetação nativa - Novo Código Florestal.
	
	
	Lei nº 9.605/1998, que regula as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
	
	 
	Lei nº 6.938/81, que regula a Política Nacional do Meio Ambiente.
	6.
	A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos, dentreoutros, os seguintes princípios: I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio privado a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista seu uso extrativista, comercial ou industrial; II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas. Escolha a opção adequada:
	
	
	Estão certos apenas os II e IV.
	
	
	Estão certos apenas os I, II e III.
	
	
	Estão certos apenas os I e III.
	
	
	Todos estão certos.
	
	 
	Estão certos apenas os II, III e IV.
	7.
	A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo:
	
	
	a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
	
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
	
	
	o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente
	
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	
	
	a proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;
	8.
	A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional de Meio Ambiente com diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Estabelece uma estrutura de organização e funcionamento que inclui o conjunto de instituições governamentais que se ocupam da proteção e da gestão da qualidade ambiental, em nível federal, estadual e municipal. Esta estrutura denomina-se:
	
	
	IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
	
	 
	SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).
	
	
	CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
	
	
	ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
	
	
	CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
	1.
	Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
	
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação.
	
	 
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
	
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	2.
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
	
	
	Poder de execução.
	
	
	Poder de arrecadação.
	
	
	Poder de julgamento.
	
	
	Poder de legislar.
	
	 
	Poder de polícia
	3.
	O licenciamento ambiental tem natureza jurídica de:
	
	
	contrato administrativo;
	
	
	ato administrativo composto;
	
	
	ato administrativo complexo;
	
	 
	procedimento administrativo;
	
	
	ato administrativo simples;
	4.
	A Luz da Resolução Conama n° 237/97, marque a alternativa correta a respeito das etapas do Licenciamento Ambiental:
	
	 
	Para que haja a concessão das licenças é necessário o efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, ou seja, para se conceder a licença de instalação (LI) é necessário que se tenha cumprido tudo o que determina a licença prévia (LP) e assim sucessivamente.
	
	 
	Licença prévia (LP) é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental, com prazo de validade não superior a 10 anos.
	
	
	Licença de instalação (LI) Autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com prazo de validade será de no mínimo 4 anos e no máximo 10 anos.
	
	
	Licença de operação (LO) autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados.
	
	
	A licença prévia (LP) e a licença instalação (LI) podem ser suprimidas, se o interessado em explorar os recursos ambientais, tiver aprovada desde logo a licença de operação (LO).
	5.
	Ministério Público Federal do Pará questiona na Justiça o empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O órgão move diversos processos contra a instalação da usina. Os principais argumentos são o desrespeito aos povos indígenas, os impactos ambientais e a questão financeira que envolve a usina de Belo Monte. Marque a alternativa CORRETA em relação ao EIA_RIMA:
	
	
	O estudo de impacto ambiental e o seu relatório são documentos técnicos de caráter sigiloso, de forma a impedir danos às empresas concorrentes da obra pública em estudo
	
	
	A exigência ou não de EIA decorre sempre da discricionaridade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessária, a formulação do EIA/RIMA, independentemente das atividades exigíveis pela Resolução CONAMA 001/86, Art.2º.
	
	 
	O licenciamento ambiental está condiconado à realização de estudo prévio de impacto ambiental. Ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente não podem ser afastados os princípios da prevenção e da precaução.
	
	
	Deve ser dada publicidade aos Estudos de Impacto Ambiental e permitida a participação em sua elaboração pelos técnicos da coletividade local.
	
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	6.
	Marque a alternativa CORRETA. Qual é o único mecanismo de participação pública efetiva no processo de licenciamento ambiental de um empreendimento?
	
	
	Controle de padrão de qualidade
	
	 
	Audiência Pública
	
	
	Elaboração do RIMA
	
	
	Equipe multidisciplinar
	
	
	Gestão ambiental
	7.
	A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o quejá havia sido editado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
	
	
	A competência é exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
	
	 
	À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
	
	
	Ao Estado da Bahia, por meio do órgão estadual de licenciamento ambiental, mediante parecer do IBAMA, pois a competência ambiental é concorrente.
	
	
	Ao município, por meio de seu órgão local de licenciamento ambiental, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é exclusiva do município em que o empreendimento for localizado.
	
	
	Aos órgãos municipal, estadual e federal, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é comum.
	8.
	O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Indique, na ORDEM CORRETA, os procedimentos para que um empreendimento de significativo impacto ambiental possa adquirir o licenciamento ambiental.
	
	 
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de operação -
	
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, seguido da licença ambiental de operação
	
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do relatório de impacto ambiental
	
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental
	
	
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de produção

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes