Buscar

RESUMO DE WUNDT

Prévia do material em texto

WUNDT
O marco histórico da psicologia científica foi a criação do 1o. laboratório de psicologia experimental , na alemanha em 1879, pelo filósofo e medico Wundt. Foi nesse 1o. laboratório experimental que os primeiros psicologos profissional adquiriram as competências para o trabalho experimental do estudo da mente. E assim, a psicologia entrou oficialmente no meio científico!
Foi na experiência consciente do sujeito, que Wundt concentrou seus estudos laboratoriais, principalmente nas áreas de SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO. Para isso, Wundt ustilizava o método da INTROSPECÇÃO, com a finalidade de ganhar informações sobre os processos básicos da experiência consciente. 
Wundt também usava, nos seus estudos, a introspecção. Mas vc deve estar se perguntando, que método é esse? A introspecção é o ato da pessoa analisar os seus estados mentais tendo consciência deles! E o filósofo e médico alemão, utilizava esse método justamente para poder ganhar informações a respeito dos processos básicos da experiência do consciente.
Crenças, imagens mentais, emoções, pensamentos, memórias; seja memória visual, auditiva, olfativa....Tudo isso são conteúdos mentais que podem passar pela introspecção. O método da observação deveria, portanto, se utilizar da introspecção e assim conseguir resultados melhores, afinal, só quem passa pela experiência tem a capacidade de observá-la.
Wundt não acreditava que os elementos da consciência eram unidades estáticas, pelo contrário, para ele cada elemento da consciência era uma unidade ativa na organização do seu próprio conteúdo. Por conta disso, seu sistema de estudo da mente ficou conhecido como VOLUNTARIARISMO, isso porque faz uma referência ao poder que a vontade tem de organizar os conteúdos mentais em seus processos de pensamento mais complexos.
Wundt acreditava também que as sensações e os sentimentos são dois elementos básicos da experiência, isso porque esses elementos agem simultâneamente na experiência imediata, e possui qualidade e intensidade!
Para ele, mente e corpo, são sistemas paralelos, que não possuem interferência mútua, e justamente por isso era possível sim estudar a mente de uma forma separada mas eficaz.
Mas o que é sensação? O que sentimento? Vamos definir isso:
Sensação é sempre quando um órgão do sentido, seja tato, olftato, audisão, visão ou paladar é estimulado, gerando assim impulsos que atingem o cérebro. Para Wundt, a sensação é um dos elementos básicos da experiência! Assim como os sentimentos, só que o sentimento a gente pode entender como um complemento subjetivo da sensação.
Para concluir, o que é psicologia dos povos? É a análise das manifestações culturais de diferentes povos, daí o nome! Mito, religião, linguagem, festas culturais... tudo isso era objeto de estudo. Wundt acreditava que esses processos eram processos superiores da consciência, e que portanto, não tinham como se estudar atraves de experimentação. Wundt estudava esses processos pela observação e análise cultural comparativa!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes