Buscar

Caso concreto direito processual do trabalho semana 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO: 
 
O sindicato da categoria profissional dos bancários celebrou com a categoria econômica correspondente - sindicato dos bancos - convenção coletiva de trabalho fixando o reajuste salarial para os bancários no patamar de 8%, dentre outros benefícios. 
 
Já o sindicato da categoria profissional dos professores teve frustrada a tentativa de negociação coletiva junto ao sindicato dos estabelecimentos de ensino, o que resultou na propositura do Dissídio Coletivo perante o Tribunal Regional do Trabalho daquela localidade. 
 
 Diante dos casos apresentados, indique e explique qual foi o método de solução dos conflitos coletivos utilizado pelo sindicato dos bancários e pelo sindicato dos professores. 
 
	
R.
 
Sindicato profissional bancários -> negociação coletiva
Sindicato profissional dos professores -> dissídio coletivo
O método utilizado pelo sindicato dos bancários foi autocomposição, que consiste na forma direta de solução dos conflitos coletivos. Na autocomposição as próprias partes envolvidas no conflito mediante concessões recíprocas, põe fim ao conflito coletivo estabelecendo condições de trabalho para a categoria.
Quanto ao sindicato dos professores o método utilizado foi o da heterocomposição que consiste na forma de solução do conflito por um terceiro, sendo uma forma indirea de solução do conflito coletivo. No caso de dissídio coletivo o 3º é o estado juiz; que decide com força obrigatória sobre os envolvidos no conflito por meio da sentença normativa.
**Sentença normativa é quando o juiz decide por meio de uma coletividade.**

Outros materiais