Buscar

Atividade 3 Hoobes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 3 - Hoobes
O leviatã seria um sistema de governo proposto em analogia por Hoobes para a Inglaterra. Explique seu funcionamento:
R: O sistema proposto por Thomas Hoobes funciona por meio de um contrato onde os indivíduos transferem o direito de governar a si mesmo ao soberano que passa então a representar a todos os contratantes. Por meio deste contrato os homens abdicariam de algumas de suas liberdades em favor da legitimação de uma autoridade. 
O Leviatã seria então o próprio Estado soberano que iria utilizar suas várias instituições e ferramentas administrativas para poder deter o controle da sociedade, em nome da paz, da segurança e da ordem social, bem como para defender a todos de inimigos externos.
Como podemos relacionar as propostas de um líder proposto por Maquiavel e por Hoobes?
R: Na proposta de governo de Maquiavel o governante deve manter o povo dependente dele e este deve aparentar ter algumas qualidades que os façam confiar nele, não se prender a preceitos morais, estando disposto a agir de modo a fazer tanto o mal quanto o bem quando necessário, a condução do governo deve se manter com ponderação, buscando o povo como aliado.
A perspectiva de Hoobes se difere da de Maquiavel, onde o príncipe se preocupa em manter o governo e impõe à lei acima dos homens. Hoobes não acreditava que um homem seria suficientemente capaz de alimentar e manter uma situação de equilíbrio, acreditando que a regulamentação do Estado deveria ser feito por meio de cumprimento de um pacto, um governo de forma soberana com imposição de temor que inflige os súditos de modo que estes possam respeitar e manter o pacto.
Faça uma analogia com a política moderna no Brasil o proposto pelo Leviatã de Hoobes:
R: De acordo com as ideias de Hoobes, apresentadas na obra Leviatã, por meio de um contrato firmado entre os indivíduos transferindo o poder de se autogovernar, seus direitos e liberdades ao Estado, que deveria impor e segurança a todos.
Na política moderna, podemos identificar também que um individuo é eleito pelo povo como seu representante, recebe o poder para ser o responsável por pela nação, o qual se obrigará a realizar todas as organizações de modo a administrar o pais e zelar pela paz e ordem, nesse sentido é possível observar uma certa convergência.

Outros materiais