Buscar

MAPA GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES 
ATIVIDADE MAPA 
Respostas
1 - Porque este grupo é uma equipe? Justifique com pelo menos duas características das equipes e indique em que aspectos do grupo citado no caso, você pode perceber essas características. 
Para se afirmar que um grupo é uma equipe deve-se seguir três critérios fundamentais: Os resultados produtivos do trabalho em si, a satisfação dos membros e a sobrevivência da equipe.
Uma das características que nós mostra que esse grupo é uma equipe é que atingiram a eficácia de grupo atendendo os critérios:
Produção: Passaram-se vários meses em que eles utilizaram parte de seu tempo extra para melhorar ainda mais a qualidade de seu trabalho. Mas agora também tinham mais tempo para dedicar aos seus interesses pessoais.
Satisfação dos membros: a ideia da criação da macro foi divida entre os 4 integrantes e todos não revelarão há seus gerentes sobre a ideia, pois todos estavam se beneficiando com a criação da macro, o grupo permaneceu unido mesmo sabendo sobre uma agregação de valores sobre seu salário, no caso o extra de 5% da economia gerada por sua ideia inovadora durante três meses.
Capacidade para a cooperação contínua: eles se reuniram e os quatro resolveram estabelecer um nível de produção que não levantasse as suspeitas dos dirigentes da empresa, pois acreditavam que com a economia de tempo alguém poderia ser desligado.
Outra característica que prova que são uma equipe é que os quatro (Tomás André, Carlos Cruz, Marta Dias e Célia Costa) são um grupo e não coletivo, isso é comprovado neste trecho do texto:
Estas quatro pessoas trocam e-mails diversas vezes ao dia. Na verdade, não é raro que eles se afastem da família e dos amigos para se conectar entre si. Frequentemente, seus e-mails falam também sobre assuntos gerais e, não apenas sobre o trabalho. Algumas vezes, quando, por exemplo, um prazo de encerramento está próximo e algum deles está com problemas em casa, eles se ajudam mutuamente. Tomás já convidou os outros para conhecerem sua chácara; Marta e Carlos já reuniram suas famílias em algumas ocasiões para jantar. Uma vez por mês, mais ou menos, os quatro se encontram em um almoço.
Então o grupo é uma equipe, pois souberam compartilhar a informação entre si e também organizá-la de uma forma que não pudesse levantar suspeitas e mesmo com uma promoção seguiram o acordo estabelecido acordado em um almoço. Além disso todos se comprometeram com um objetivo comum e estabeleceram metas específicas, tiveram além disso a avaliação de seus desempenhos melhoradas por causa do tempo extra e sistemas de recompensa adequado foi a permanência do grupo, ou seja, ninguém foi demitido. 
2 - Jonatan é um líder de equipe eficaz? Explique sua opinião baseado nas teorias que estudou nas Unidades I e II.
Jonatan é um tipo de LÍDER LIBERAL, onde sua presença na equipe é esporádica e as decisões são totalmente tomadas pelos integrantes do grupo/equipe. Essa conclusão fica clara, pois lendo o texto percebe-se que ele não faz parte do grupo e por não fazer parte não estava ciente sobre a macro, quando questionou um integrante da equipe o mesmo não informou nada, ele somente teve o conhecimento sobre a macro por causa de boatos, apesar de ser um LÍDER LIBERAL acredito que o mesmo tenha um comportamento orientado ao funcionário visto que o mesmo não possui uma supervisão cuidadosa da tarefa , mas o mesmo não possui a Liderança de um Líder visto que para se ter liderança é necessário possuir três pilares LÍDER|SEGUIDORES|SITUAÇÃO e conforme o texto aparentemente o mesmo não possuía dois pilares SEGUIDORES e SITUAÇÃO.
SEGUIDORES é a equipe e a SITUAÇÃO é no caso a criação da macro.

Outros materiais