Buscar

avaliando Fundamentos ciências socias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804940221)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas IV, V e VI.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	Somente as alternativas III, IV e V.
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804941003)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	 
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804940164)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com Marx, os modos de produção se alteram ao longo da história em função do avanço das forças produtivas. Ele afirma ainda que esse avanço possui um caráter contraditório próprio das relações de produção e que pode assumir forma revolucionária quando os setores sociais privilegiados entram em declínio. Essa contradição das relações sociais denuncia a divisão social que resulta da forma como os homens se organizam para produzir, ou seja, dos modos de produção. Nesse contexto, essa divisão social se expressa no capitalismo através de:
		
	
	Castas
	
	Grupos étnicos
	
	Sociedade Civil e Estado
	
	Estamentos sociais
	 
	Classes sociais
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804940994)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Gramsci menciona que todo indivíduo tem uma prática, mas não tem uma clara consciência teórica desta prática que no entanto, é um conhecimento do mundo, na medida em que transforma o mundo. Identifique o tipo específico de conhecimento mencionado pelo autor:
		
	
	conhecimento acadêmico, reflexivo e sistematizado
	 
	conhecimento do senso comum, assistemático;
	
	conhecimento teológico, inspiracional;
	
	conhecimento científico, cartesiano;
	
	conhecimento filosófico, valorativo;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804940441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual é o termo usado para expressar a interação entre as diferentes culturas, sem hierarquização de saberes e modos de vida, privilegiando o reconhecimento, a valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas?
		
	
	Aculturação
	 
	Multiculturalismo
	
	Tradicionalismo
	
	Multiplicidade
	
	Monolitismo

Outros materiais