Buscar

A Origem dos Vírus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3° Semestre de Biomedicina
Alunos: Ana Flavia Peixoto, Emily Pires, Esther Maria, Gustavo Aleixo e Julikleison Nogueira
Disciplina: Virologia e Micologia
Data: 20/04/2018
Origem dos Vírus
 Como é que nós evoluímos? Somos uma forma simplificada de algo que existiu há muito tempo, ou um ponto final culminante de elementos genéticos menores unidos?
 A nossa história evolutiva é fascinante embora também seja um pouco obscura. Podemos representar elementos genéticos que ganharam a habilidade de se mover entre as células, podemos representar organismos anteriormente livres que se tornaram parasitas e também podemos ser os percusores da vida como conhecemos.
 Em meados do século XIX, alguns estudiosos como Louis Pasteur e Charles Chamberland se proporom a nos estudar. Mas foi em 1898 que o microbiologista Martinus Beijerinck deu um marco inicial na nossa história introduzindo o nome vírus a nossa espécie. 
 Portanto, nós temos um longo histórico de coevolução com os seres vivos. Para entender um pouco mais sobre nos vou lhe contar a minha historia.
Fui descoberto em 1918 nos Estados Unidos, a humanidade estava passando por um período conturbado, a primeira Guerra Mundial. Nessa época os humanos só se preocupavam em demonstrar qual país é o mais poderoso, e eu observando a situação achei, extramamente, oportuna a chance que me deram. 
     Além disso, fiquei conhecido no mundo como "a Gripe Espanhola", e sem saber o motivo, pois o meu nome é H1N1. Segundo os seres humanos, sou o responsável pela morte de milhões de pessoas, mas eu não tenho culpa se não possuem um organismo adequado que suporte minha presença. Espalhava-me, facilmente, nas trincheiras da guerra. Os soldados em específico, me transmitiam através do espirro, da tosse, saliva e secreções nasais.         Alem do mais, vale ressaltar que aquele ambiente de guerra, sem nenhuma higiene, foi fundamental, isso me ajudou a infectar diversos homens em um único dia. 
Quando fui descoberto no corpo daquele soldado americano, observaram um pouco do meu potencial. Observaram que posso causar fortes dores musculares, dor intensa de cabeça, febre. E eu digo mais, posso causar dificuldade na respiração, tosse de sangue além de manchas marrons no corpo. 
Somos uma caixinha de multiplicação, que se faz com muita rapidez, sendo esse um fator que determina as diversas modificações que ocorre em nosso material genetico. Alguns de nós , como a gripe e o HIV, se diferencia de uma pessoa para outra, isso se dá devido a um “erro” que ocorre em nosso material genetico, permitindo muitas vezes que fiquemos mais resistentes ao sistema imunologico do nosso hospedeiro, e dificultamos o desenvolvimento de vacinas. 
Outros de nós como a rubeola e o sarampo, possuem um genoma mais conservado, sendo mais estaveis, tornando possivel o desenvolvimento de vacinas e campanhas de conscientização, dificultando nossa transmissão. Em alguns casos ocorre do organismo do nosso hospedeiro conseguir nos combater sozinho, ao mesmo tempo que estamos nos multiplicando, as celulas buscam mecanismos para se defender; nesses casos pode ser que tenha ocorrido adaptações de ambas as partes, um processo de coevolução.
Referencial Bibliografico:
https://pergunte.evolucionismo.org/post
https://netnature.wordpress.com
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/revistas/reduzidas//246/files/assets/basic-html/page4.html
http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/08/h1n1_mais_de_90_anos_entre_nos/
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/gripe-a.htm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes