Buscar

AP2 2015 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2º sem/2015
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): A definição da localização das instalações em uma rede logística, sejam elas fábricas, depósitos ou terminais de transporte, é um problema comum e dos mais importantes para os profissionais de logística. Considerando a tomada de decisão relativa à localização das instalações de uma organização, explique o que deve ser levado em conta nos modelos de decisão, e diga o que significa estabelecer a localização:
R: Decisões sobre localização levam em conta as instalações de pontos nodais da rede como fábricas, portos, armazéns etc., pois devem ser localizadas onde possam maximizar o lucro da empresa, atendendo aos seus clientes eficazmente. Em uma economia globalizada, não existem limites para os sítios onde as instalações podem estar localizadas. Existem técnicas que podem ser utilizadas para melhor determinar a localização das instalações.
Estabelecer a localização significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se fará a administração do empreendimento. O estudo da localização evita problemas “inesperados” quanto às restrições de zoneamento, suprimento de água, disposição de resíduos, sindicatos, custos de transportes, impostos, atitudes da imprensa quanto à poluição etc. (AULA 16)
Questão 2 (2,0 pontos): Existe uma crença bastante difundida, em diversos tipos de negócios, no sentido de que uma empresa deve possuir vários armazéns próximos aos clientes, para ser bem-sucedida. Essa percepção, conhecida como premissa de presença local, gerou a constituição de redes logísticas com vários armazéns e estoques pulverizados por várias instalações, para compensar eventuais deficiências nas atividades de transporte e processamento de pedidos. O que ocorre com o nível de serviço e com os custos de uma empresa quando ela resolve expandir o número de armazéns
R: a) o aumento do número de armazéns proporciona uma melhoria no nível de serviço ao cliente em virtude da redução no tempo de entrega ao cliente final;
b) o aumento no número de armazéns acarreta um aumento nos custos de manter estoques em razão de aumentos nos níveis de estoque de segurança necessários para proteger cada armazém de incertezas na demanda;
c) o aumento no número de armazéns gera aumento nos gastos administrativos;
d) o aumento no número de armazéns gera redução nos gastos com transporte de distribuição;
e) o aumento no número de armazéns gera aumento nos gastos com transporte de suprimentos. (AULA 16)
Questão 3 (2 pontos): Uma rede logística compreende a malha de conexões entre as instalações e o fluxo de produtos que circulam por esta malha. Essas instalações podem ser: fábricas; fornecedores; portos; armazéns ou depósitos ou, ainda, almoxarifados (que podem ser regionais ou de campo); clientes (sejam consumidores finais, sejam lojas ou varejistas, sejam distribuidores, sejam fábricas etc.). Enuncie os aspectos básicos que devem ser considerados para planejar a rede logística:
R: Para planejar a rede logística, temos que considerar dois aspectos básicos: o geográfico, relacionado ao espaço, e o temporal, relacionado ao tempo. Localizar as plantas (ou fábricas), os armazéns e lojas de acordo com os custos, representa o ato de tratar a rede no seu aspecto geográfico. O tempo de aquisição do produto pelo cliente é o principal elemento quanto ao aspecto temporal, pois diz respeito ao modo como se dará essa disponibilidade do produto: se próximo ao consumidor, com a criação de armazéns próximos à demanda, ou com reabastecimentos pela fábrica, ou ambos, como é o caso mais comum. (AULA 19)
Questão 4 (2,0 pontos): 
Uma das etapas fundamentais da modelagem de um sistema de rede de distribuição consiste em estimar os custos do transporte. Os custos são distintos, se for considerado o emprego de um operador logístico ou o uso de frota própria. Explique o quem vem a ser o acrônimo SKU e diga como são estimados os custos com o emprego de frota própria.
R: Para a estimação dos custos de transporte com o emprego de frota própria, não existem muitas dificuldades, pois os custos podem ser facilmente associáveis, em virtude da abundância de informações na empresa. Os critérios mais usuais de alocação de custos para análise e gerenciamento são: custos anuais por caminhão, milhagem anual por caminhão, quantidade anual entregue, e ainda a capacidade efetiva do caminhão. Essas informações, uma vez consolidadas, permitem que o gestor calcule facilmente os custos por quilômetro por SKU. O SKU (stok keeping unit) é o termo que indica uma unidade estocada de produto acabado. (AULA 21)
Questão 5 (2,0 pontos): O processamento do pedido é composto de uma série de atividades incluídas no ciclo do pedido (ou do serviço). Este ciclo do pedido é definido como o intervalo de tempo transcorrido entre o momento do pedido do cliente (ordem de compra ou requisição do serviço) e o instante em que o produto ou serviço é entregue ao cliente. A terceira fase do processamento do pedido consiste no recebimento do pedido, que compreende várias tarefas que devem ser realizadas antes do seu atendimento propriamente dito. Enuncie as tarefas desta fase do processamento do pedido: 
R: (1) Verificação da exatidão das informações contidas, tais como a descrição, a quantidade e o preço dos itens. 
(2) Conferência da disponibilidade em estoque dos itens pedidos.
(3) Preparação da documentação do pedido em carteira ou o seu cancelamento, quando necessário.
(4) Verificação da situação de crédito do cliente.
(5) Transcrição das informações do pedido conforme as necessidades.
(6) Realização do faturamento. (AULA 22)

Outros materiais