Buscar

ativ 3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
� Curso: ENGENHARIA DE SOFTWARE - 1º SEMESTRE - Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 3 e 4 Enviar no Portfólio 4
01. Discorra com suas palavras as diferenças entre os Modelos de educação a distância existente no Brasil, o modelo VIA SATÉLITE do modelo TOTALMENTE VIA WEB, apontando as principais vantagens e as principais falhas em cada modelo de educação. (Mínimo 6 linhas) (1,0) SATÉLITE:
As princiapais vantagens da internet via satelite é de que esse modelo tem tido um crescimento ao longo dos anos, acredito que pode ser considerado semipresencial. Já que os alunos vão no polo um ou duas vezes na semana para assistir aula via satélite ao vivo. E as principais falhas é que se houver alguma pergunta na hora errada pode atrapalhar o andamento da aula.
VIA WEB: As principais vantagens da internet a opção via web é que o professor cria o material da aula de uma forma fácil para os alunos aprenderem. Além de gravar videoaulas sobre determinados assuntos da aula, e o aluno pode estar assistindo a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias. Além de o aluno ter contato com o professor sempre que necessário para tirar dúvidas. As desvantagens é ter mais de uma pessoa envolvida no processo, de correção das provas, tendo que as vezes passar alguns provas para outro professor corrigir.
02. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo: (0,5)
(V ) No modelo de interatividade que se faz presente, o expectador sai do seu lugar de sujeito passivo e passa a interagir direto com o seu objeto, podendo ler, visualizar, avaliar, inserir textos, imagens, reduzir, enviar conteúdos e, portanto, se comunicar com o mundo externo no seu dia a dia.
(V) Mesmo que, as instituições de ensino não preservem mais suas características de origem, elas têm se esforçado para acompanhar as transformações que a sociedade vem sofrendo.
( V) Ao se falar de interatividade se anuncia uma participação em que o sujeito seja capaz de buscar elementos, conceitos, imagens, links que contribuam para a elaboração dos conteúdos tratados em sala de aula.
( F) As novas tecnologias vêm contribuindo para a mudança das práticas na escola, pois elas demandam reorganizações das metodologias utilizadas, para que de fato ocorra a tão falada interatividade.
(F ) A educação deve ficar refém dos grupos empresariais que atuam na área educacional e tecnológica, já que tem interesses distintos, assim ela pode simplesmente comprar as ferramentas sem pensar sobre elas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( X ) V - V - V - F - F
( ) F - V – F – F -V
( ) V- F – V - V- F
( ) V- F – V – F -V
( ) F - F - V- V- F
03. Tendo base a aula 4 explique: Qual o novo papel do professor na sociedade globalizada e tecnológica? Um desafio para unir as tecnologias com o processo de ensino e aprendizagem, de uma forma que seja inovadora e prática. Vivenciamos a era digital na sociedade da informação e da educação assim tem a importante tarefa de elaborar, e transmitir conhecimento e isto requer a presença humana como uma máquina que pode avaliar reorganizar, modificar e estabelecer relação significativa. Sendo assim a importância de destacar a nova tecnologia na mudança das praticas pedagógica presencial.
 (mínimo 5 linhas) (1,0)
Bom Trabalho!

Outros materiais