Buscar

o papel da lingua potuguesa no direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O papel da l¨ªngua portuguesa na carreira do advogado
 
 
Assim que nascemos, j¨¢ temos o nosso primeiro contato com a l¨ªngua portuguesa. Entramos na escola e o Portugu¨ºs nos acompanha desde o primeiro dia de aula at¨¦ a formatura. Alguns se apaixonam por ele; muitos, n?o querem nem sua amizade. Ocorre que, aqueles que no passado n?o deixaram o Portugu¨ºs entrar nas suas vidas, hoje se arrependem e perdem muito por isso.
Sabemos que a l¨ªngua portuguesa ¨¦ meio fundamental de comunica??o. Necessitamos dela o tempo inteiro. Falar, todos n¨®s sabemos. Agora, falar corretamente...
Sem perceber, as pessoas que n?o t¨ºm intimidade com o Portugu¨ºs, perdem muitas oportunidades na vida. N?o s¨® na vida profissional, mas na vida social e pessoal. At¨¦ quando vamos querer esconder a id¨¦ia de que saber falar corretamente ¨¦ e sempre ser¨¢ essencial? Se aceit¨¢ssemos essa id¨¦ia e busc¨¢ssemos uma amizade com a l¨ªngua portuguesa, ver¨ªamos que as nossas chances na vida seriam bem maiores.
Hoje em dia, a pessoa que sabe falar bem se destaca. E se passa como diferente, num pa¨ªs em que falar e escrever bem deveria ser comum.
Pois bem, agora que sabemos o qu?o fundamental ¨¦ se comunicar bem, imaginemos a sua importancia na esfera jur¨ªdica.
Primeiramente, vamos tratar dos concursos p¨²blicos, febre que vem aumentando nos dias atuais. Os examinadores j¨¢ se deram conta do papel do Portugu¨ºs na esfera p¨²blica e n?o existe um concurso sequer que n?o caia a mat¨¦ria mais temida pelos concursandos. A exig¨ºncia da l¨ªngua portuguesa ¨¦ obriga??o que deveria vir presente em todas as provas profissionalizantes, para sele??o de pessoal. Posso inclusive dizer que a L¨ªngua Portuguesa talvez seja a ¨²nica mat¨¦ria essencial para todas as ¨¢reas profissionais, tanto humanas como exatas, podendo ser considerada como a ¨²nica que utilizamos a vida inteira, o tempo inteiro. Vai dizer que n?o ¨¦ importante?
Agora reflitam sobre a carreira do advogado. Os advogados, profissionais que deveriam merecer extremo respeito, por buscarem fazer ¡°jus ¨¤ justi?a¡±, sofrem grandes preconceitos. Digo-lhes o motivo: o bendito Portugu¨ºs. O advogado que n?o tiver o conhecimento da sua pr¨®pria l¨ªngua, fica prejudicado na carreira e d¨¢ maiores chances para os concorrentes. ¨¦ muito claro que se n?o combinarmos advocacia com a l¨ªngua portuguesa, o advogado n?o saber¨¢ se comunicar oralmente, n?o saber¨¢ interpretar a lei da melhor forma e, principalmente, n?o saber¨¢ elaborar pe?as, atividade fundamental da advocacia.
Quantas vezes nos deparamos com pe?as mal elaboradas, sustenta??es orais incoerentes e interpreta??es sem sentido? At¨¦ mesmo a comunica??o com outros profissionais do Direito deve observar as formalidades do Portugu¨ºs. Esses pequenos detalhes resultam em pontos negativos e a culpa ¨¦ inteirinha do nosso amigo t?o falado.
 Se j¨¢ consegui convencer-lhes da indispensabilidade da nossa l¨ªngua, pensem ent?o no Exame da Ordem. Eu lhes pergunto: Por que N?O tem Portugu¨ºs no Exame da Ordem de Advogados do Brasil? ¨¦ neste ponto que eu queria chegar. Esta ¨¦ uma quest?o a se discutir. Tudo bem que eliminar¨ªamos muito mais examinandos, o que significa que se eu fosse propor essa mudan?a no Exame da Ordem, muitos bachar¨¦is em Direito desejariam me matar.
Agora voc¨º se pergunta: aten??o, Conselho Federal, ser¨¢ que ¨¦ t?o dif¨ªcil perceber que estamos cheio de advogados ruins no mercado? O Conselho at¨¦ que percebeu, mas buscou uma solu??o equivocada: tratou de dificultar a prova da OAB em rela??o ¨¤s mat¨¦rias jur¨ªdicas. Isso gera revoltas. Ningu¨¦m pode saber tudo de tudo. Se algu¨¦m disser a voc¨º que sabe tudo de todas as mat¨¦rias de Direito, ¨¦ mentira. N¨®s nos especializamos em uma ou outra mat¨¦ria, mas em todas n?o. Pois bem. Em vez de dificultar a parte de Direito, a solu??o mais plaus¨ªvel seria incluir a mat¨¦ria de L¨ªngua Portuguesa no exame. ¨¦ t?o simples. Se j¨¢ tem em concurso p¨²blico, porque n?o na prova da OAB?
Deixo essa quest?o a ser pensada. Devemos dar mais importancia ao Portugu¨ºs, um camarada que est¨¢ do nosso lado desde o momento em que nascemos e que vai nos acompanhar ao longo da nossa trajet¨®ria. Reflitam. Parem de fugir do Portugu¨ºs e comecem a correr atr¨¢s dele antes que seja tarde.
 
Giulianna Louise Christofoli

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais