Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem
8 pág.

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem


DisciplinaAee Atendimento Educacional Especializado178 materiais267 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem
	Iniciado em
	sábado, 2 Jun 2018, 12:30
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 2 Jun 2018, 12:54
	Tempo empregado
	24 minutos 34 segundos
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Remover rótulo
Texto da questão
A dislexia, em suma, refere-se a uma inaptidão de leitura e escrita e se traduz em um agrupamento de sintomas que resultam nas dificuldades de processar informações recebidas da linguagem escrita, isto é, está particularmente relacionada à leitura. As pessoas com dislexia encontram dificuldades em outras habilidades de linguagem como?
Escolha uma:
a. Ortografia, escrita e leitura de números.
b. Ortografia, pintura e desenho à mão livre.
c. Ortografia, dissertação e revisão.
d. Ortografia, escrita e pronúncia de palavras.
Conteúdo:
Dislexia. A dislexia, em suma, refere-se a uma inaptidão de leitura e escrita e se traduz em um agrupamento de sintomas que resultam nas dificuldades de processar informações recebidas da linguagem escrita, isto é, está particularmente relacionada à leitura. As pessoas com dislexia encontram dificuldades em outras habilidades de linguagem, como ortografia, escrita e pronúncia de palavras. Página 17.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Ortografia, escrita e pronúncia de palavras..
Questão 2
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Remover rótulo
Texto da questão
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, conforme descrição do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005). Trata-se de uma condição que afeta crianças, jovens e adultos e se caracteriza por:
Escolha uma:
a. problemas de dislexia auditiva e visual simultaneamente;
b. falta de atenção, hiperatividade e apatia;
c. problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade;
Conteúdo:
TDAH. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, conforme descrição do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005). Trata-se de uma condição que afeta crianças, jovens e adultos e se caracteriza por problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade. Página 47.
d. problemas de raciocínio e lógica;
e. problemas de cognição e audição.
Feedback
A resposta correta é: problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade;.
Questão 3
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Remover rótulo
Texto da questão
Sabe-se que existem dificuldades relacionadas à aprendizagem. Dentre essas dificuldades, encontra-se a dislexia, que é dividida em auditiva e visual. Na dislexia auditiva, a criança tem dificuldade em distinguir semelhanças e diferenças entre sons acusticamente próximos, já na dislexia visual:
Escolha uma:
a. sua dificuldade está em recordar as letras e suas formas;
b. a dificuldade baseia-se no reconhecimento da voz humana;
c. a dificuldade está em ler e interpretar grandes textos;
d. a maior dificuldade é diferenciar letras e números;
e. sua dificuldade está em diferenciar, interpretar e recordar palavras;
Conteúdo:
Dislexia. Sabe-se que existem dificuldades relacionadas à aprendizagem. Dentre essas dificuldades, encontra-se a dislexia, que é dividida em auditiva e visual. Na dislexia auditiva, a criança tem dificuldade em distinguir semelhanças e diferenças entre sons acusticamente próximos;
já na dislexia visual sua dificuldade está em diferenciar, interpretar e recordar palavras. Página 23.
Feedback
A resposta correta é: sua dificuldade está em diferenciar, interpretar e recordar palavras;.
Questão 4
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Remover rótulo
Texto da questão
Os fatores mencionados na questão anterior relacionam-se ao meio ou ao ambiente físico e material da criança, ou seja, às condições de moradia, ao acesso de lazer e esporte, aos meios de comunicação, ou às expectativas de futuro. Tais aspectos são decorrentes das ligações imediatas da criança, como família, amigos e outras situações que a envolvem diretamente. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. Fatores psicógenos;
b. Fatores genéticos.
c. Fatores orgânicos;
d. Fatores específicos;
e. Fatores Ambientais;
Conteúdo:
Fatores que interferem no processo de aprendizagem. Fatores ambientais:
esses fatores relacionam-se ao meio ou ao ambiente físico e material da criança, ou seja, às condições de moradia, acesso ao lazer e esporte, aos meios de comunicação, ou às expectativas de futuro. Tais aspectos são decorrentes das ligações imediatas da criança, como família, amigos e outras situações que a envolvem diretamente. Página 12.
Feedback
A resposta correta é: Fatores Ambientais;.
Questão 5
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Remover rótulo
Texto da questão
O decreto n. 5.626/05 regulamenta a lei que institui a LIBRAS como disciplina curricular para a formação e a certificação do professor, instrutor\tradutor e intérprete de Libras, sendo a língua portuguesa como segunda língua para os surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular. A descrição acima sobre LIBRAS está garantida na Lei:
Escolha uma:
a. Lei 6.949/09.
b. Lei 10.098/00.
c. Lei 5.626/05.
d. Lei 9.394/96.
e. Lei 10.436/02.
O Decreto n. 5.626/05 que regulamenta a Lei 10.436/02 institui a LIBRAS como disciplina curricular para a formação e a certificação do professor, instrutor\tradutor e intérprete de Libras, sendo a língua portuguesa como segunda língua para os surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular.
Feedback
A resposta correta é: Lei 10.436/02..
Questão 6
Correto
Recebeu 1,00 nesta questão.
Remover rótulo
Texto da questão
Fazer parte de uma comunidade é unir seus valores e ideais aos do outro, saindo da compreensão da ação individual para a coletiva, entendendo que a partir do momento em que se estabelecem compromissos juntos passam a ser responsáveis pela ação de todos. Dessa forma, os participantes são levados a amadurecer e abrir mão de suas vaidades para contemplar as necessidades e possibilidades do outro. Para o que diz respeito à comunidade, assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Devido ao pleno desenvolvimento o indivíduo terá possibilidades de planejar suas ações, ou seja, pensar e depois fazer ou falar. 
( ) Essas atitudes conduzem o grupo ao autoconhecimento, ao maior desempenho em suas tarefas. 
( ) Um sentimento de pertencer a um grupo com uma identidade própria, deixando para trás os sentimentos solitários e competitivos de uma escola tradicional. A ideia de inclusão total está respaldada no modelo de comunidade, segundo o qual as pessoas resolvem seus problemas juntas, dando prazer umas às outras, tornando as condições das outras suas próprias condições. 
( ) A ideia de inclusão total está respaldada no modelo de comunidade, segundo o qual as pessoas resolvem seus problemas juntas, dando prazer umas às outras, tornando as condições das outras suas próprias condições. 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. V, F, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, V, F, F.
d. F, V, V, V.
Fazer parte de uma comunidade é unir aos seus valores e ideais aos do outro, saindo da compreensão da ação individual para a coletiva, entendendo que a partir do momento em que se estabelecem compromissos juntos passam a ser responsáveis pela ação de todos. Dessa forma, os participantes são levados a amadurecer e abrir mão de suas vaidades para contemplar as necessidades e possibilidades do outro. Essas atitudes conduzem o grupo ao autoconhecimento, ao maior desempenho em suas tarefas e a um sentimento de pertencer a um grupo com uma identidade própria, deixando para trás os sentimentos solitários e competitivos