Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem
7 pág.

Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem


DisciplinaAee Atendimento Educacional Especializado178 materiais266 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem
	Iniciado em
	sábado, 2 Jun 2018, 15:26
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 2 Jun 2018, 16:01
	Tempo empregado
	35 minutos 28 segundos
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Sobre o teste do pezinho, leia com atenção as duas asserções: 
O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil. 
PORQUE 
Com o teste do pezinho, doenças irreparáveis podem ser detectadas e tratadas muito antes do aparecimento dos sintomas. 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O teste do pezinho trata de uma pesquisa efetiva, no âmbito de prevenir a deficiência intelectual em casos de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.
d. As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
Questão 2
Texto da questão
No atual contexto educacional, os educadores devem rever suas práticas educativas no sentido de torná-las mais eficazes, inteligentes e menos individualizadas. Nessa linha de pensamento, a aprendizagem vem sendo, sistematicamente, estudada e contextualizada nos três grandes eixos que promovem a educação contemporânea. Quais são os eixos acima citados?
Escolha uma:
a. Motor, cognitivo e psicológico.
b. Psicológico, contextual e condutual.
c. Condutual, cognitivo e ecológico contextual.
condutual, cognitivo e ecológico contextual.
d. Condutual, psicossomático e ecológico contextual.
e. Psicológico, cognitivo e contextual.
Feedback
A resposta correta é: Condutual, cognitivo e ecológico contextual..
Questão 3
Texto da questão
Por cegueira, Diehl (2006, p. 23) define como sendo \u201ca incapacidade total de ver a qualquer distância, ou com capacidade de distinguir a luminosidade, porém não as formas\u201d. Sobre cegueira, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Cegueira é a insuficiência de visão, mesmo que seja em apenas um dos olhos.
b. Cegueira intensa é quando há perda da projeção de luz até a ausência do globo ocular.
c. Cegueira total é a percepção luminosa que possa determinar formas a curtíssima distância.
d. Cegueira total é quando há a percepção de luz.
e. Cegueira é ausência ou perda da visão em ambos os olhos.
Cegueira é a ausência ou perda da visão em ambos os olhos.
Feedback
A resposta correta é: Cegueira é ausência ou perda da visão em ambos os olhos..
Questão 4
Texto da questão
Analise o gráfico com atenção:
O gráfico foi elaborado partindo de informações contidas no livro da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial,nas páginas: 59 e 60.
O gráfico acima foi elaborado partindo das informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme citado por Marcucci (2003, p. 47), o qual explicita que a deficiência mental se manifesta em diferentes níveis. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A deficiência mental moderada apresenta-se em número menos expressivo, enquanto que, a deficiência mental profunda se constitui em número mais expressivo.
b. A deficiência mental leve apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental moderada se constitui em número mais expressivo.
c. A deficiência mental moderada apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental leve se constitui em número mais expressivo.
A população com deficiência mental leve representa 85%, enquanto que a população com deficiência mental moderada apresenta-se em 10% da população que possui deficiência mental.
d. A deficiência mental severa apresenta-se em número mais expressivo, enquanto a deficiência mental moderada se constitui em número menos expressivo.
e. A deficiência mental severa apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental profunda se constitui em número mais expressivo.
Feedback
A resposta correta é: A deficiência mental moderada apresenta-se em número menos expressivo, enquanto a deficiência mental leve se constitui em número mais expressivo..
Questão 5
Texto da questão
Quanto antes perceber-se a perda visual, antes se pode iniciar um processo de aproveitamento e desenvolvimento visual. Para tanto, é preciso atentar para o desenvolvimento do bebê e para os sinais que podem representar uma limitação. É preciso observar se a criança percebe e procura fontes de luz, se acompanha visualmente pessoas e objetos, movimenta as mãos frente aos olhos, vira-se no berço da posição frontal para dorsal, reage aos estímulos visuais (como cor, intensidade de luz), se estende os braços, se ele reconhece visualmente os familiares e responde a sorrisos. Caso perceba-se a diminuição ou falta de visão, pode-se lançar mão da reeducação visual, que consiste:
Escolha uma:
a. No diagnóstico da capacidade intelectual prejudicada.
b. No desenvolvimento motor da criança com deficiência.
c. No desenvolvimento motor através de informações sensoriais sonoras.
d. Na orientação das pessoas que cercam a criança.
e. No ato de utilizar a visão residual por meio de exercícios específicos, baseados no funcionamento da visão.
Comentário: a reeducação visual consiste no ato de utilizar a visão residual por meio de exercícios específicos, baseados no funcionamento da visão e objetiva alcançar o mais alto potencial possível, a eficiência que conduz ao bom desempenho visual. Portanto, o tempo e a intensidade do trabalho necessitam ser mais constantes na faixa etária posterior à sensorial, visto que o tempo e o ritmo individual de cada um precisam ser considerados no ato de aprender a ver.
Feedback
A resposta correta é: No ato de utilizar a visão residual por meio de exercícios específicos, baseados no funcionamento da visão..
Questão 6
Texto da questão
A criança surdocega não é uma criança surda que não pode ver e nem uma criança cega que não pode ouvir. A surdocegueira engloba um estado no qual o comprometimento da visão e da audição trazem sensíveis problemas relacionados à aprendizagem, bem como compromete a aquisição de comportamentos socialmente desejáveis, dificultando sua adaptação ao meio (BRASIL, 2004). A criança que nasce e cresce com padrões normais de percepção sensorial desenvolve um contato com o mundo e com ele estabelece relações, de forma que o fato de introduzir-se no meio social é, muitas vezes, percebido como próprio da natureza humana. Considerando as ideias expostas, avalie as características de uma criança surdocega: 
I. Apresenta limitação sensorial da visão e da audição. 
II. Dificuldade de interagir com o mundo à sua volta. 
III. Desenvolve um contato com o mundo e com ele estabelece relações. 
IV. Possui padrões normais de desenvolvimento. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. III e IV.
c. I e IV.
d. II e IV.
e. I e II.
Comentário: a criança surdocega, tendo a limitação sensorial da visão e da audição, tem grande dificuldade de interagir com o mundo à sua volta, visto que a privação de sua capacidade de antecipar faz com que cada situação lhe pareça inédita, o que muitas vezes causa-lhe insegurança e a desencoraje a explorar o mundo e a estabelecer e manter relações interpessoais. A criança movida por seus instintos primitivos retrai-se para não correr riscos.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 7
Correto
Texto da questão
É por meio da linguagem que o ser humano manifesta a sua capacidade de abstração, no que se refere à representação de objetos