Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602189916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Navegações Portuguesas para o comércio começaram muito cedo em relação aos outros países. Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada estratégia que consistia em explorar o mundo pela via marítima. Para obter sucesso nessa empreitada pioneira algumas condições se fizeram presentes. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
		
	
	Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos na construção de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e norte-americanos.
	
	Experiência dos portugueses em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média (Século V) adquirida com os africanos, grande quantidade de madeira e ferro no território português para a construção das caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.
	
	Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários países moravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em navegação oriundo da industrialização do país.
	 
	Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos advindos não somente internamente (Portugal), mas de outros pontos da própria Europa.
	
	Grande capacidade industrial portuguesa e excesso de produção de bens de alta tecnologia, com mão-de-obra livre e especializada excedente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602189975)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas esta foram atividades econômicas que tiveram maior destaque durante o período colonial brasileiro. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que:
		
	
	favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia complexa e com alto grau de independência em relação à metrópole.
	
	o trabalho escravo foi predominante na atividade açucareira, mas não encontrou espaço nas áreas mineradoras, onde só existiram trabalhadores assalariados.
	 
	na atividade açucareira, prevaleceu o latifúndio e a ruralização, enquanto a mineração favoreceu o surgimento de um processo de urbanização, com a expansão do mercado interno.
	
	o lucro da extração do ouro do Brasil foi direcionado à Holanda, enquanto os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses e franceses.
	
	geraram movimentos nativistas como a Sabinada e a Revolução Farroupilha.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601848909)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FWS) Leia o texto.
Com o fracasso da grande maioria das capitanias, tratou a Metrópole de dar à Colônia outra orientação designada como sistema de governadores gerais. Surgiu, assim, a utilização de certo número de prescrições decretadas em Portugal. (...) De fato, o Direito vigente no Brasil Colônia foi transferência da legislação portuguesa contida nas compilações de leis e costumes conhecidos como Ordenações Reais. Fonte: A História do Direito no Brasil, Wolkmer.
As Ordenações Reais portuguesas citadas no texto foram respectivamente:
		
	
	Ordenações Manuelinas, Ordenações Filipinas e Ordenações Afonsinas.
	
	Ordenações Afonsinas, Ordenações Bragantinas e Ordenações Filipinas.
	
	Ordenações Afonsinas, Ordenações Manuelinas e Ordenações Bragantinas.
	
	Ordenações Manuelinas, Ordenações Afonsinas e Ordenações Bragantinas.
	 
	Ordenações Afonsinas, Ordenações Manuelinas e Ordenações Filipinas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602347683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	
	Sesmarias
	 
	Carta Foral
	
	Bula papal
	
	Carta de Doação
	
	Alvarás
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602189991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como estudamos, alguns traços culturais e institucionais construídos no decorrer da história brasileiras foram superados, enquanto outros permanecem perceptíveis nos dias de hoje. São as chamadas rupturas e permanências. Abaixo enumeramos algumas características marcantes da sociedade brasileira colonial e imperial, sendo que uma delas, flagrantemente representa uma RUPTURA histórica observada nos dias atuais. Assinale a opção que a identifica.
		
	
	O tratamento desigual concedido às mulheres.
	 
	A ocupação predominantemente rural do espaço.
	
	A corrupção nas diversas camadas sociais e governamentais.
	
	Maior concentração do poder político nas mãos de pessoas com cor de pele branca.
	
	O patrimonialismo que configura o nepotismo e o fisiologismo nos dias atuais.

Outros materiais