Buscar

Atividade# 10 Iniciacao Esportiva

Prévia do material em texto

Atividade #10 – Iniciação Esportiva
Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: 
Aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância,
Aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar;
Aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, 
Aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Na capacidade socioambiental nos relacionamos e aprendemos a conhecer e respeitar nossos limites e a capacidade dos outros durante as realizações das atividades. Nesse intercambio se conhece, ensina, aprende com a outra parte respeitosamente, com camaradagem, postura. Assim aprendemos a lidar em grupo e a gerenciar os conflitos e obter os resultados de forma produtiva com eficiência e eficácia.
Na capacidade psíquica é o conhecer “além” aluno, seus sentimentos, sua vida familiar, social e afetiva. Uma aprendizagem e conhecimento de forma ampla, visualizando as dificuldades e suas causas. Assim ser o professor, o pedagogo com essas percepções e sentimentos, afim de apoiar, orientar, ajudar, compreender os alunos.
Na capacidade técnica aprendemos a realizar as atividades de forma correta, na busca pela perfeição, com eficiência e eficácia na realização das atividades. Assim os treinos são importantes, condicionantes, sendo realizados quantas vezes for necessário, com critérios, reflexão, avaliando cada execução na busca do aprimoramento.
Na capacidade tática procuramos aplicar os conhecimentos na busca das respostas para a tomada de decisão, ajuda o jogador a conhecer a sua capacidade individual e como utilizar e aplicar a técnica de forma eficiente, eficaz e consciente, a beneficiar a sua equipe, o conjunto, o time. Assim ter o senso esportivo de grupo com ética, respeito e lealdade.
A estrutura temporal representa a potencialização dessas capacidades e competências, respeitando as fases do desenvolvimento do aluno. As metodologias de ensino serão abordadas com bases nas teorias da aprendizagem, cognitivas e construtivistas. Esses princípios nortearão o processo ensino aprendizagem – treinamento da iniciação esportiva.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes