Buscar

Compilacao Eco Ind Eng Pet so AV2 2016 2 OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão AV2: Qual poluente origina-se da Queima de Combustíveis Fósseis, principalmente, os automotores e, no corpo humano, se difunde através da membrana alveolar, chegando à corrente sanguínea, onde se une à hemoglobina das hemácias, formando carboxi-hemoglobina?
 Monóxido de carbono.
Questão AV2: O que são Poluentes Secundários?
 São formados na Atmosfera como resultado de Reações Químicas. 
Questão AV2: A concentração de CO2 na atmosfera vem aumentando significativamente desde meados do século XIX; estima-se que possa quadruplicar até o ano 2020. Qual destes fatores abaixo é o maior responsável por esse aumento?
 Utilização crescente de Combustíveis Fósseis 
Questão AV2: As queimadas de áreas naturais para gerar áreas adequadas à agricultura e pecuária são consideradas graves problemas ambientais no Brasil. Essa prática é apontada como uma das causas relacionadas ao aumento excessivo na quantidade de gás carbônico na atmosfera. Isso porque as queimadas, a partir da atmosfera,
 Reduzem a Absorção de Carbono e Aumentam a liberação de Carbono para a Atmosfera. 
Questão AV2: Um dos agravantes dos índices de poluição atmosférica nos ambientes urbanos é decorrente de um fenômeno meteorológico conhecido como ¿inversão térmica¿. O seu efeito é o de reter, próximo à superfície, os poluentes gerados pela atividade industrial e pela frota de veículos automotores. A inversão térmica pode ser definida como a:
 sobreposição de uma camada de ar frio sobre uma camada de ar quente, impedindo o movimento ascendente do ar. 
Questão AV2: Sobre Poluentes Atmosféricos é correto afirmar que:
 são denominados poluentes primários aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão. 
Questão AV2: Buraco da camada de ozônio sobre a Antártida é o menor em 5 anos. O buraco da camada de ozônio sobre a Antártida se reduziu ao seu menor tamanho nos últimos cinco anos, indicou o Instituto Nacional de Água e Pesquisa Atmosférica da Nova Zelândia nesta sexta-feira. "Podemos dizer que o buraco na camada de ozônio está melhorando de acordo com as observações deste ano", disse o cientista Stephen Wood, que apontou que estão dando resultado as iniciativas internacionais como o Protocolo de Montreal, de 1987. (Folha Online, 03/12/2010) Um dos fatores que causaram a redução do buraco na camada de ozônio é:
 a diminuição na emissão de compostos como os clorofluorcarbonos (CFCs), que foram banidos da maioria dos países. 
Questão AV2: "Entende-se como poluente atmosférico qualquer substância em quantidade, concentração ou características em desacordo com níveis estabelecidos e que tornem o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora; e prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e as atividades normais da comunidade" (CONAMA, nº 003/90) 
Assinale a seguir a alternativa que representa dois tipos de poluentes atmosféricos.
 Materiais particulados e hidrocarbonetos. 
Questão AV2: A poluição hídrica traz várias consequências negativas, sociais, econômicas e ambientais. Assinale, abaixo, a alternativa que NÃO representa, diretamente, uma delas:
 Elevação do custo do tratamento da água.
 Doenças estritamente do tipo ocupacionais. 
 Desequilíbrio ecológico. 
 Desvalorização de propriedades. 
 Escassez de água de boa qualidade.
Questão AV2: Qual órgão consultivo e deliberativo abaixo, tem a finalidade de assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais também acerca dos resíduos sólidos?
 CONAMA 
Questão AV2: Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 30, cabe ao poder público a competência pelos serviços de limpeza pública incluindo-se a coleta e a destinação de resíduos sólidos urbanos. O gerenciamento municipal de resíduos sólidos pode ser entendido como um conjunto de:
 ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração municipal desenvolve para coletar, tratar e dispor o lixo do município. 
Questão AV2: Um estudo do inventário de resíduos sólidos de uma indústria têxtil, que aponta a origem, caracterização quali-quantitativa dos resíduos, formas de acondicionamento, armazenamento interno, transporte, tratamento e disposição final apontou que 5% dos resíduos foram classificados como um resíduo perigoso: Classe I, de acordo com a norma NBR 10004:2004. Segundo a referida norma, os resíduos perigosos são aqueles que apresentam periculosidade ou
 reatividade ou corrosividade.
Questão AV2: Sobre os resíduos sólidos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a alternativa com a sequência exata das respostas: ( ) As empresas fabricantes e/ou importadoras de pneus são responsáveis pela coleta e reciclagem dos produtos inservíveis. ( ) São de responsabilidade da Administração Municipal: a coleta, o transporte, a destinação e disposição final dos resíduos de estabelecimentos comercias, da construção civil, de saúde, industriais e urbanos. ( ) Quanto à periculosidade, podem ser classificados em Classe I não perigosos e Classe II perigosos inertes e não inertes. ( ) Na logística reversa, os comerciantes e distribuidores deverão efetuar a devolução aos fabricantes ou aos importadores dos produtos e embalagens reunidos ou devolvidos. ( ) São objetos da logística reversa, os produtos usados e as embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes e eletroeletrônicos.
 V F F V V 
Questão AV2: De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, os resíduos são classificados nas classes I, II, IIA e IIB que representam respectivamente:
 Perigosos, não perigosos, não inertes e inertes.
Questão AV2: Em agosto de 2010, foi publicada a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Acerca desse assunto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
 deve contemplar diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, bem como volume e caracterização de resíduos. 
Questão AV2: Um resíduo industrial é aquele gerado nos processos industriais que não tem possibilidade de ser reciclado, recuperado ou reutilizado na própria instalação. Isto devido a ser impossível, não existir a tecnologia necessária ou não ter saída de mercado, por seu custo ou, também, não se conhecer suas possibilidades. Para determinar se um resíduo industrial é perigoso ou não existem algumas características de periculosidade que são observadas. Qual das alternativas abaixo não diz respeito a essas características?
 cor 
Questão AV2: A norma internacional ISO 14001 é resultado da conferência da ONU denominada:
 Eco 92 
Questão AV2: No âmbito do Sistema Brasileiro de Normalização (SBN), os Organismos de Normalização Setorial (ONS), para produzir normas setoriais, devem ser credenciados:
 Pela ABNT. 
Questão AV2: "Norma é um documento técnico estabelecido por consenso entre as partes interessadas (produtores, consumidores, governo, etc.), que fixa as características mínimas que atividades e produtos devem cumprir, buscando o benefício da comunidade, através da facilitação do comércio, aumento da produtividade e segurança, proteção do meio ambiente, melhoria da comunicação e entendimento entre as partes" (http://www.brasilpnuma.org.br/) 
Qual é série de normas relacionadas ao Sistema de Gestão Ambiental?
 ISO 14000 
Questão AV2: É um dos indicadores mais eficazes na condução de iniciativas políticas que visam à sustentabilidade de um empreendimento:
 Avaliação de ciclo de vida 
Questão AV2: O termo desenvolvimento sustentável surgiu da preocupação de quais problemas? Marque a resposta correta.
 Ele surgiu da preocupação com os problemas decorrentes da exploração ilimitada dos recursos naturais.
QuestãoAV2: A atividade de normalização consiste em:
 Elaborar, difundir e implementar normas. 
Questão AV2: Norma Brasileira é:
 Norma homologada pelo Foro Nacional de Normalização que segundo Resolução do Conmetro é a ABNT. 
Questão AV2: Considerando os aspectos sociocultural, ambiental e econômico, várias organizações e instituições internacionais estão interessadas na promoção do desenvolvimento sustentável. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
 O Instituto Ethos auxilia as organizações a assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades. 
Questão AV2: Como um Sistema de Gestão Ambiental auxilia as empresas, de forma imediata?
 Na redução de riscos de acidentes ambientais.
Questão AV2: Em relação ao "marketing verde", assinale a alternativa correta:
 Levam à melhoria da imagem da empresa. 
Questão AV2: O processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser executado através da observação das ações de elaboração, execução e acompanhamento. Assinale a seguir uma etapa relacionada à EXECUÇÃO:
 Instalação do SGA. 
Questão AV2: Um Sistema de Gestão Ambiental auxilia as empresas, de forma imediata, em:
 Criação de uma nova imagem junto aos clientes e à sociedade
Questão AV2: A ideia de ecologia industrial está voltada para ações que possui qual objetivo e visa minimizar qual problema relacionado aos resíduos? Marque a resposta correta.
 O objetivo é evitar o desperdício de materiais e energia e minimizando a geração de resíduos. 
Questão AV2: A gestão ambiental é um importante instrumento para o desenvolvimento sustentável e pode ser definida como ato de administrar, dirigir ou reger:
 os ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de onde ocorre esta ação antrópica de acordo com os padrões de qualidade. 
Questão AV2: Sistema de Gestão Ambiental − SGA é um instrumento organizacional:
 que possibilita às instituições a alocação de recursos, definição e responsabilidades, bem como a avaliação contínua de práticas, procedimentos e processos, buscando a melhoria permanente do seu desempenho ambiental. 
Questão AV2: A sustentabilidade se baseia no desenvolvimento nas seguintes áreas: econômica, social e ambiental. Em relação à área ambiental, pode-se partir do seguinte princípio:
 Devemos assumir que as reservas naturais de petróleo são finitas. 
Questão Dissertativa: O Tipo do Petróleo interfere na operação de refino?
R: Conhecer a qualidade do petróleo a destilar é fundamental para as operações de refinação, pois sua composição e aspecto variam segundo a formação geológica do terreno de onde o petróleo foi extraído e a natureza da matéria orgânica que lhe deu origem. Assim, há petróleos leves, que dão elevado rendimento em nafta e óleo diesel; petróleos pesados, que têm alto rendimento em óleo combustível; petróleos com alto ou baixo teor de enxofre. O conhecimento prévio dessas características facilita a operação de refino. 
Questão Dissertativa: No contexto em que se estabelece uma crescente preocupação para a regulamentação na questão de resíduos sólidos, onde entra a gestão de resíduos?
R: A gestão de resíduos está diretamente ligada à estreita relação que existe entre o crescimento econômico e a produção de resíduos, principalmente quando este crescimento está no desenvolvimento industrial e no resultante crescimento das cidades.
A matéria possui diversas características e propriedades. Nesse contexto, assinale, abaixo, a alternativa correta:

Outros materiais