Buscar

TC A9 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

TC A9 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
META-AVALIAÇÃO: PROCESSO DE REVISÃO E REELABORAÇÃO
1.Ao receber o relatório da Secretaria Municipal sobre os resultados de sua avaliação, a equipe de uma escola se reuniu para fazer um balanço de suas práticas e resultados alcançados com o ensino que ministram e buscar formas de superar falhas e aprimorar o trabalho. Este é um exemplo específico que se denomina:	
	avaliação externa científica
	avaliação classificatória comparativa
	avaliação classificatória comparativa
 Certo	meta-avaliação institucional.
	avaliação interna classificatória.
2.A participação do aluno na autoavaliação da UNESA é importante por que:	
	permite ao responsável pela instituição conhecer o que o aluno deseja como mudança;
	permite ao gestor do campus conhecer os pontos fracos da instituição;
	permite ao aluno falar sobre as falhas da instituição e dar sugestões.
 Certo	permite ao aluno contribuir para o aperfeiçoamento da instituição na qual estuda.
	permite a todos da universidade conhecer a opinião do aluno;
3.A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: "à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional" (BRASIL/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional). Considerando a definição do Inep quanto às finalidades da Avaliação Institucional, marque a alternativa verdadeira.
	A Avaliação Externa é feita por agentes contratados pela instituição de ensino superior para avaliar a qualidade dos serviços educacionais.
 Certo	Para alcançar os fins da Avaliação Institucional foram instituídas duas modalidades de avaliação: Autoavaliação e Avaliação Externa.
	A Autoavaliação é um procedimento que define a qualidade da instituição por uma avaliação de agentes externos credenciados pelo Ministério da Educação.
	Quando o Inep enfatiza a missão pública das instituições de educação superior está se referindo apenas à universidade pública.
	A Autoavaliação se refere apenas à avaliação dos professores pela instituição de ensino superior.
4.Ao longo de sua história, a Universidade Estácio de Sá tem marcado presença em diversas áreas do conhecimento- avaliação institucional é uma delas. Instituído em 1997, o Projeto de Avaliação da Universidade Estácio de Sá ¿ PAIUNES ¿ contribuiu para dar visibilidade a sua imagem educacional em movimento. (Fonte: Relatório do PAIUNES - a experiência da Estácio 1997-2004) Analise as informações contidas nas opões e assinale a única que NÃO se aplica ao Projeto da Estácio:	
	Conduzido, atualmente pela CPA -Comissão Própria de Avaliação, de acordo com recomendações do MEC/ SINAES.
 Certo	Participam da avaliação de docentes apenas os alunos que forem sorteados.
	Tem sido desenvolvido de forma contínua.
	Todos os estudantes podem expressar opinião em questionários disponibilizados no SIA .
	Foi elaborado por uma equipe representativa da comunidade.
5.Durante uma reunião de gestores de escolas de ensino médio, o tema avaliação institucional entrou em pauta de discussão. Analise as falas dos gestores e identifique o que exemplifica, na prática, uma efetiva postura de meta-avaliação:
 
	"Estamos constituindo um Grupo de Trabalho para realizar um Curso de Avaliação Institucional e , em seguida, dar início ao nosso projeto de avaliação interna."
	"Penso que não preciso fazer avaliação institucional pois meus alunos já fizeram as provas que a Secretaria Municipal enviou e, sinceramente, deu muito trabalho."
	"O ano passado, a orientadora enviou questionários para os pais e professores, mas sinceramente não tenho pessoal para analisar a pilha de questionários que guardei no armário por medida de segurança."
 Certo	"Na próxima semana faremos uma reunião com toda equipe para comparar os resultados das etapas de avaliação, realizadas nos últimos três anos e debater novas formas de superação e de aprimoramento."
	"Os professores de minha escola resistem muito à avaliação e por isso evito avaliação interna , pois tudo anda bem em nosso trabalho."
6.O projeto de autoavaliação interna deve ser articulado ao plano institucional e sua elaboração deve apresentar as seguintes características: 
	burocrático e integrado .
	fundamentado e sigiloso.
 Certo	flexível e aberto à mudanças.
	amplo e centralizado.
	centralizado e eficiente.
7.Para avaliar o currículo é importante considerar o contexto sociocultural onde a escola está inserida. A opção que destaca o indicador que, essencialmente, revela a necessidade de revisão e redefinição de práticas curriculares planejadas e efetivamente desenvolvida com os alunos é	
	o quantitativo de pessoal especializado nas escolas.
	deficiência na formação e atualização docente.
	a ausência dos pais e responsáveis na vida escolar.
 Certo	o percentual elevado de índices de fracasso escolar e evasão.
 	a diversidade dos instrumentos de verificação do aprendizado.
8.A Comissão de Avaliação da Escola Edson Arantes desenvolve seu Projeto de Avaliação Institucional, aplicando procedimentos de pesquisa. Desse modo ao repensar suas práticas percebe que os resultados têm contribuído para a escola por diversos motivos, EXCETO:	
 Certo	Substituir o (PPP) Projeto Político Pedagógico.
	Subsidiar as decisões dos gestores da escola de modo fundamentado
	Conquistar credibilidade junto à equipe escolar.
	Consolidar a cultura de avaliação institucional.
	Indicar aspectos a serem adotados para a superação dos pontos fracos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

19 pág.

Perguntas Recentes