Buscar

AD1 Turismo e inclusão Social Robinson Basilio Vianna 14217130143 Polo Rocinha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTANCIA – AD1
DISCIPLINA: Turismo e Inclusão Social
Aluno: Robinson Basilio Vianna - matrícula: 14217130143 
Questão 1 
Segundo o texto de Danilo Barreto, quais são os problemas gerados por se acreditar que o Terceiro Setor é um substituto do Estado (Primeiro Setor)?
R. Devido ao caos socioeconômico, começa-se a questionar o papel do Estado em garantir o bem comum da sociedade. Daí surgem novos atores com propostas alternativas com relação às demandas da sociedade, no qual se destaca o Terceiro Setor. Esse setor apresenta, ainda, papel impreciso, que pode ir da prestação de serviços sociais à defesa de direitos civis, pressionando, fiscalizando, tanto o Estado como o mercado.
Questão 2
De acordo com a legislação brasileira, é possível que o Primeiro Setor financie o 
Terceiro Setor? Quais o s problemas gerados por esta lógica?
R. Sim, é possível, por ser relevante o financiamento das organizações do Terceiro Setor, é de se preocupar com o que ocorre atualmente, onde o Governo, o Mercado e o Terceiro Setor sofrem uma pequena retração, fruto da escassez de recursos. Há uma expectativa, também, para tornar mais sério o cenário, que não ocorra melhora nos próximos anos.
A crise, além do mais, é mais séria para as organizações da sociedade civil, pois além da escassez de recursos e retração do financiamento público e privado, haverá um aumento do processo de exclusão social.
Questão 3
Dê exemplos de instituições do Terceiro Setor que atuam em áreas que 
NÃO estão ligadas diretamente a assistência social das camadas mais pobres da população (incentivo a ciência, preservação ambiental, etc).
R. ABONG - Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais, CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, NETS - Núcleo de Estudos do Terceiro Setor, RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor e Rede SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação

Outros materiais