Buscar

Av 2 edução formale não formal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Leia as afirmativas abaixo depois avalie-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I- As invenções tecnológicas modificam a forma de se atuar no meio, alteram comportamentos e linguagens, redefinem as formas de pensar, agir e transformar o mundo. 
II- A cada época o homem cria novas técnicas e tecnologias, que acompanham sua evolução e são tão antigas quanto a sua própria espécie. E é por meio da inteligência humana que se torna possível dar origem às mais diferentes e avançadas tecnologias.
III- O homem pode não ser social e para tanto necessita se comunicar, a comunicação é a forma materializada de trocas com o outro, seja de informação ou de conhecimento, alargando o contexto em que o indivíduo está inserido. 
IV- É por meio da comunicação que dispomos de nossa primeira tecnologia, sendo que o uso dessa comunicação define a cultura de um povo.
Considere a melhor sequência para as afirmativas acima:
Alternativas:
a)F-V-V-V.
b)V-V-V-F.
c)V-V-F-V.Alternativa assinalada
d)V-F-V-V.
e)F-F-V-V.
Alternativa: C
2)1)No contexto da globalização e das novas tecnologias, a prática que sustenta o trabalho na escola deve ser capaz de reinventar a realidade. Seguindo essa perspectiva, o professor ao elaborar seu planejamento deve procurar favorecer aos alunos condições de superar a consciência ingênua, perceber as contradições que se fazem presentes na sociedade Seguindo a proposta de trabalho no espaço escolar é importante considerar que a educação consiga estabelecer dentre suas metas uma formação que favoreça o desenvolvimento da criticidade, da compreensão sobre as relações sociais autoritárias e democráticas.
Sendo assim, marque (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para afirmativas Falsas, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) A proposta de trabalho na escola, deve contribuir para a formação política dos sujeitos, para atuar em seu próprio meio e na sociedade de maneira mais abrangente.
(  )A proposta de trabalho na escola, deve insistir para que a população busque criticidade, mas que não compreenda as relações que se estabelecem entre aqueles que oprimem e aqueles que são oprimidos.
(  ) A proposta de trabalho na escola, deve considerar que o mais importante é a formação profissional, devendo ser pouco considerado os aspectos sociais e culturais.
( ) A proposta de trabalho na escola, deve favorecer a interpretação sobre a tomada de consciência e transformação da realidade.
Assinale a seguir, a alternativa que contém a sequência correta de indicações verdadeiras e falsas:
Alternativas:
a)V – F – V – F
b)F – F – V – V
c)V – F – F – VAlternativa assinalada
d)V – V – V – F
e)V – V – F – F
Alternativa: C
3)Observe as afirmativas abaixo, depois faça o que se pede:
1.Mudança na estrutura do Tempo e Espaço 
2. Telecomunicações: desenvolvimento de técnicas de produção de realidades virtuais. 
3. Fortalecimento integral da diversidade das culturas e hábitos.
4. Produtividade, lucratividade e consumismo. 
5. Língua inglesa como linguagem universal.
Os itens, elencados acima, descrevem características do processo de globalização. Em qual alternativa está a sequência correta deste processo, considerando V- verdadeiro e F- falso:
Alternativas:
a)v-v-v-v-v.
b)v-v-v-f-v.
c)v-v-f-v-v.Alternativa assinalada
d)v-f-v-v-v.
e)f-v-v-v-v.
Alternativa: C
4)Assentando-nos no pensamento de Edgar Morin no livro "A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento", podemos afirmar que foi a ciência ____________ a responsável pela formação de sistemas de educação formal na base da disciplinarização dos conhecimentos e, também, dos corpos dos estudantes dentro da escola. O impacto disso para a escolarização de nível básico, profissionalizante, técnico ou superior foi, por exemplo, uma estérea ____________ dos saberes (que não faz os sujeitos aprenderem como construir o conhecimento), o que determinou decisivamente a formação de nossos educandos e dos profissionais que irão atuar em nossas instituições sociais. Segundo o autor, esses profissionais são muito ____________ em relação aos problemas humanos.
As expressões que completam corretamente as lacunas do fragmento são, respectivamente:     
Alternativas:
a)moderna; fragmentação; insensíveis.Alternativa assinalada
b)contemporânea; dinamização; atentos.       
c)medieval; divisão; preparados.        
d)clássica; multiplicação; cautelosos.
e)positivista; organização; amigáveis.  
Alternativa: A   
5)"Curso de preparação de nadadores" 
Imagine uma escola de natação que se dedica um ano a ensinar anatomia e fisiologia da natação, psicologia do nadador, química da água e formação dos oceanos, custos unitários das piscinas por usuário, sociologia da natação (natação e classes sociais), antropologia da natação (o homem e a água) e, ainda, a história mundial da natação, dos egípcios aos nossos dias. Tudo isso, evidentemente, à base de cursos enciclopédicos, muitos livros, além de giz e quadro-negro, porém sem água. Em uma segunda etapa, os alunos-nadadores seriam levados a observar, durante outros vários meses, nadadores experientes; depois dessa sólida preparação, seriam lançados ao mar, em águas bem profundas, em um dia de temporal.
(Jacques Busquet 1974 apud  PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. In: Educação & Sociedade. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Campinas: CEDES, Ano 20, n.68, p.109-125, Dezembro, 1999, p.112).     
O texto acima pode ser entendido como uma crítica à concepção da escola como única fonte de conhecimento válido. Neste sentido, refletindo sobre a ideia de que o processo educacional ocorre para além dos muros da escola, marque as afirmações verdadeiras com V e as falsas com F. 
(   ) Uma escola que consiga ultrapassar os seus muros deve olhar para o cotidiano de forma complexa. Deve ir além da ideia da existência de um saber científico apartado do saber da experiência cotidiana.
(   ) Os fenômenos educacionais podem ser olhados a partir de uma perspectiva multirrefererencial em métodos, linguagens e fundamentações. 
(   ) A escola possibilita uma formação integral do sujeito e ao adentrá-la este pode descartar toda experiência externa a ela.
(  ) O educando, ao mesmo tempo em que experimenta o cotidiano na prática, pode, pelo processo educativo, passar a compreendê-lo a partir de suas próprias sistematizações, já que está inserido como ator no processo cultural.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo     
Alternativas:
a) V – V -  F -  V.Alternativa assinalada
b)V – F – F – V.       
c)F – V – V – V.         
d)V – F – V – V.
e)V – V – V – V.     
Alternativa: A

Outros materiais