Buscar

Ética texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ética - Como enfatizar esse tema com os adolescentes.
Qual a definição de ética? O que ela estuda? Estas são perguntas comuns, e de suma importância para as relações humanas. Todo dia ouvimos falar de ética e falta de ética, mas o que isso significa afinal?
No meu projeto de aula, escolhi esse tema, porque gosto muito de trabalhar com jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, jovens prestes a serem inseridos na vida adulta. Muitos desses jovens nunca ouviram falar em “Ética”, muito menos tem noções para que serve, e como usar.
A ética faz parte de uma área da filosofia que estuda a ação – práxis. Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” como a ciência, ou a lógica, a ética é a parte que estuda os costumes, a conduta moral. isto é, que reflete e questiona sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes.
Por isso, é muito importante gerar essa reflexão de forma profunda, promovendo debates, trabalhando com filmes, textos, dramatizações. 
O termo ético deriva do grego ethos, que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Ética é uma mistura de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para trazer equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
	Umas sociedades éticas se constroem com cidadões éticos, essa é a importância de se enfatizar esse tema com os jovens, para que, desde cedo quando ingressarem no mercado de trabalho, ele já tenham discernimento, senso critico, não para criticar seus colegas pelos seus maus atos, mas para saberem como agir, em momento de indecisão.
Lembrando que ninguém nasce com ética ou com moral. Temos que construir dentro de uma sociedade, nossa cultura e nossos símbolos e costumes. Dentro de cada cultura esta inserida a nossa conduta moral, cada sociedade possui suas próprias regras morais, para ter uma boa convivência em sociedade é imprescindível seguir os códigos de ética e respeitar as regrinhas morais daquela sociedade, isso é valido para convivência na família, na escola, na rua, no trabalho. 
Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é praticamente impossível uma definição legítima da boa conduta verdadeira e necessária. “somos o resultado de nossas escolhas”. Já dizia Aristóteles que acreditava que a ética caracteriza-se pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, isto é, que se possa viver bem, ter uma vida boa, com e para os outros, com instituições justas.
Não há receitas para o agir bem, de forma ética e moral, é necessário o compromisso conosco, com os outros, com as gerações futuras, quando pensamos em meio ambiente e bioética, que exige estado de alerta constante. Os problemas éticos que vivemos na atualidade não se resolvem apenas por tentativas isoladas de educação ética do individuo. É preciso também vontade política de alterar as condições sociais geradoras de doenças sociais como a violência, a exploração, a corrupção. Ao que acrescentamos a agressão à natureza.
Não basta apenas um cidadão ético para fazer uma sociedade melhor, são necessários projetos políticos, feitos com transparência e honestidade onde vise o progresso de toda a sociedade. Pessoas éticas e política ética devem caminhar juntas para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Referencias bibliográficas
Livro: Aranha, Maria Lucia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires Filosofando – introdução à filosofia; Editora Moderna
Sites:
https://suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm
http://meucci.com.br/o-conceito-de-etica/
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/etica-e-moral-qual-e-a-diferenca.htm

Outros materiais