Buscar

APOL MES 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Observe a caricatura abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINI, Ângelo. Revista ilustrada. Retrato do Brasil. Editora três, s.d. p. 110. 
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. ( ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. ( ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. ( ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
	A	V– F– V– F
	B	F– F– V– F
	C	V– F– V– V
	D	V– V– F– V	
	E	V– V– F– F CERTO 
 Questão 2/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“O comércio [...] progrediu muito depois que a cidade tornou-se residência real [...] Os ingleses têm aberto muitos cafés no Rio de Janeiro, uma novidade, que tenho certeza, será bem acolhida. De fato, desde março de 1808, toda a cidade vem passando por transformações e recebendo melhorias”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: O’NEILL, Thomas. apud FRANÇA, Jean Marcel. Outras visões do Rio de Janeiro Colonial. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 310-320. 
No texto acima, o inglês Thomas O’Neill fala de suas impressões a respeito do Rio de Janeiro, cidade que conheceu no início do século XIX. De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia com relação ao Rio de Janeiro daquela época, é correto afirmar que:
A	as melhorias no Rio de Janeiro, a que se refere O’Neill, resultam de investimentos feitos por Portugal desde os finais do século XVII na cidade, como parte dos preparativos para a recepção da família real portuguesa no Brasil.
B	ao apoiar o processo constitucionalista português, a elite colonial recebeu incentivos da metrópole que permitiram o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, bem como o início de um processo de industrialização.
C	esse foi o último momento que os produtos industrializados ingleses tiveram destaque no mercado nacional, pois, com a medida da abertura dos portos às nações amigas, tiveram que concorrer com produtos franceses, alemães e italianos.
D	com a Independência do Brasil, o Rio de Janeiro torna-se a capital do país, recebendo, assim, uma grande quantidade de recursos públicos, visando sua urbanização.
E	o aumento da presença de produtos ingleses descrita por O'Neill é resultado da medida de abertura dos portos feita por D. João, o que gerou um aumento no comércio com a Inglaterra
.Questão 3/5 - História do Brasil II - Política e Economia 
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
(A)	A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
B	A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
C	O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
D	Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
E	A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.
Questão 4/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Considere a citação: 
“O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Victor. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 44. 
De acordo com a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o termo Coronelismo, que define essa prática política da República Velha, deve-se:
A	a Padre Cícero, por sua posição de destaque no cenário religioso nordestino.
B	ao Exército, pela sua responsabilidade na manutenção da ordem social do país.
C	à presidência do Marechal Deodoro, quando poderosos locais passaram receber fictícios títulos militares.
D	aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada preferencialmente por membros da elite.
E	às milícias armadas, criadas no Nordeste, e organizadas para se defender da ação de jagunços.
Questão 5/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia a citação: 
“Afinal, a Guerra do Paraguai é comparável à do Vietnã, pela dificuldade logística, pelo envolvimento da população do país e, até, por ações típicas de guerrilha. O notável é que vencemos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BITTENCOURT, Armando de Senna apud DORATIOTO, Francisco. Maldita guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 292. 
De acordo com a citação e o livro-base História do Brasil, política e economia sobre as consequências da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:
A	constituiu-se em importante fonte de recursos para o governo do Brasil, que conseguiu quitar suas dívidas com a Inglaterra.
B	resultou na ampliação das usinas siderúrgicas do Paraguai por conta da produção de armamentos para a guerra.
C	significou o rompimento, por parte da Argentina e Uruguai, das relações políticas com o Brasil, como protesto pela guerra.
D	acabou por estreitar as relações econômicas com os Estados Unidos, fornecedor de equipamentos militares ao Brasil.
E	significou a destruição de boa parte da infraestrutura do Paraguai, bem como a morte de parte de sua população.

Outros materiais