A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
EAD EMPREENDEDORISMO

Pré-visualização | Página 2 de 3

o capital ou para ser adquirida – em expansão.
8. Cite uma estratégia gráfica para apresentar a “vida” de uma empresa. Cite os resultados que devem ser contemplados num plano de negócio de uma empresa já existente.
R: Fundação premio de inovação, mercado internacional, inauguração da filial, primeira franquia, aquisição de concorrente. 
Aula 4
1. Qual é o elemento fundamental, atualmente, para as empresas? Qual é o meio de expressá-lo? Como isso ajuda as empresas?
R: A responsabilidade social é elemento indispensável para as empresas e esse fato deve estar explícito para potenciais clientes. A declaração da Missão e da Visão é o meio para expressar a situação e, mais do que um conjunto de clichês sem significado e relevância, as declarações ajudam as empresas a inspirar suas estratégias e decisões. 
 2. O que é a missão de uma empresa? Como uma declaração de missão ruim pode prejudicar uma empresa? Em relação ao texto da declaração da missão, como deve ser?
R: A missão é a razão de ser da empresa, porque ela existe, o seu DNA – inclui o propósito da empresa, o que a empresa pretende realizar e a imagem ou filosofia que guia suas ações. Uma empresa que não tem uma identidade clara de seu propósito acaba perdendo o foco e seus funcionários não podem fazer nada além de cumprir suas tarefas mecanicamente. A declaração de missão deve fazer sentido para as pessoas.
 3. O que é a visão de uma empresa?
R: A visão é orientada para o futuro da empresa, para onde ela vai e quer chegar, ou seja, o que ela quer ser no futuro.
 4. Dê exemplos de declarações de missão e de visão de empresas?
R: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal” – Google.
“Superar desafios e barreiras para transformar recursos naturais em riquezas e promover desenvolvimento sustentável com ética e transparência” – Vale.
“Verdade” – Universidade de Harvard.
“Alegrar as pessoas” – Disney.
“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua” - Petrobrás.
 5. Quais os parâmetros que devem ser considerados nas elaborações das declarações de missão e visão das empresas? 
R: Evitar clichês, ser feita pelo empreendedor, ter identidade, ser curta e concisa, ter escopo definido, mostrar o valor para o cliente, não se preocupara em ser atemporal, inspirar. 
6. Quais os critérios que devem ser considerados em relação à localização geográfica da empresa? Quais cuidados devem ser tomados?
R: Facilidade de acesso, estacionamento e fluxo de tráfego; Infraestrutura local, potencial de mercado, incentivos fiscais, Facilidade para aquisição de matéria-prima ou mercadorias; Facilidade para recrutamento de mão-de-obra; Atendimento às possíveis exigências da legislação. Sobre os cuidados, Verificar se o local escolhido é compatível com a legislação urbana; Analisar a documentação do imóvel; Preparar a documentação do imóvel – IPTU, registro de propriedade ou contrato de locação; Licenças de funcionamento do imóvel, se existente.
 7. Que outros aspectos, além da localização, devem ser considerados?
R: A abrangência de cobertura do negócio, que pode ser local, regional, internacional ou mista.
 8. Quais as exigências legais e os procedimentos para obtê-las.
R: O registro legal se dá na junta comercial do Estado, onde se obtém o NIRE com o qual se obtém o CNPj na Receita Federal. A partir daí, o passo seguinte é obter o Alvará de funcionamento na prefeitura local e inscrição estadual na Secretaria Estadual. Finalmente, deve-se fazer o registro na agência da Previdência Social e obter permissão para emissão de notas fiscais e autenticação dos livros fiscais na Secretaria da Fazenda.
Aula 5
1. Faça um breve relato sobre a descrição da oportunidade de negócio no sentido de como elas aparecem e sua relação com o empreendedor.
R: Muitas vezes a oportunidade surge da atividade do empreendedor, de contatos que tem, ou ainda de uma ocorrência ou tendência observada. Muitas vezes as oportunidades surgem de necessidades ou problemas que se identificam no ambiente e o que o empreendedor tem para oferecer sobre o assunto. Portanto, é importante descrever as competências, habilidades, conhecimentos, recursos e experiências que o empreendedor possui. Por fim, uma oportunidade surge quando existe um mercado relevante para ser conquistado e transformá-lo em negócio.
 2. Como descreveria a estratégia empresarial, numa analogia com um engarrafamento numa grande cidade?
R: É uma situação tão corriqueira e cada um já traçou sua própria estratégia para lidar com a situação, Normalmente se busca mudar de faixa e se marca um carro que está na mesma faixa para que se possa identificar de longe. Se aproxima-se dele, foi uma boa escolha – caso contrário, não. Pois bem, agora imagine que o carro marcado é o seu concorrente e que sua meta é ultrapassá-lo. Se você continuar na mesma faixa, nunca conseguirá ultrapassá- lo, ou seja, é preciso mudar de faixa, escolher outro caminho. Estratégia é tão simples quanto isso: escolher um caminho diferente para atingir seus objetivos e metas antes que o concorrente.
 3. Quais as duas etapas fundamentais para escolher uma estratégia? Qual a característica de cada uma delas?
R: Identificação dos caminhos possíveis, Identificar possíveis caminhos exige pensamento aberto, subjetivo, holístico, que envolve a capacidade perceptiva, a intuição – criatividade representa vantagem competitiva. E a outra é a escolha em si, já na escolha o pensamento é mais fechado, mais objetivo e analítico, estudar prós e contras, avaliar riscos e vantagens, entender o mercado e os concorrentes, ter ciência de suas próprias competências.
 4. Qual a palavra que sintetiza a busca da vantagem competitiva? Quais os efeitos da sua existência?
R: Conhecimento... quanto mais conhecimento, mais longe enxerga porque melhores são as decisões – quanto mais elementos possui para vislumbrar o futuro, melhor as decisões do presente.
 5. Qual a diferença entre objetivos e metas? O que é pensamento holístico? 
R: Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Pensamento holístico é que envolve a capacidade perceptiva, a intuição.
6. Quais as possibilidades para a penetração de um novo negócio?
R: Precificação, parcerias, produtos, fornecedores, tecnologia, operações.
 7. Descreva as formas mais comuns de escolhas possíveis para um negócio? 
R: Enfoque, que não se compara nem com custo nem com a diferenciação porque o pressuposto é um mercado específico e pequeno, com poucos ou nenhum concorrentes. Ou estratégia de criar novas necessidades, o que implica na criação de novos mercados.
8. Descreva os fatores críticos de sucesso que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de um negócio?
R: Qualidade, inovação, eficiência, capital, marca, preço.
Aula 6
1. Para quais tipos de empresas é adequado descrever uma estratégia de crescimento no plano de negócio?
R: A estratégia de crescimento parte do princípio que o negócio já tem algum tempo de vida.
 2. Descreva a abordagem utilizada, destacando cada uma das estratégias.
R: Penetração no Mercado, no qual se vende mais do mesmo produto para o mesmo mercado que já atua... Desenvolvimento de Produtos sugere o desenvolvimento e oferta de novos produtos para o mercado já existente... Abertura de Novos Mercados sugere o desenvolver e ofertas novos produtos para o mercado já existente... Diversificação, porém a de maior risco pois mexe com duas variáveis: desenvolver novos produtos e levá-los para mercados não conhecidos/atendidos.
 3. Quais as etapas do ciclo de vida de um produto/serviço? Qual deve ser a abordagem em relação à existência de vários produtos/serviços?
R: Um

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.