A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
EAD EMPREENDEDORISMO

Pré-visualização | Página 3 de 3

produto possui um ciclo de vida no qual é desenvolvido, lançado, atinge alto volume de vendas e depois as vendas caem até ser retirado. Dessa maneira, é temerário que os produtos estejam na mesma etapa do ciclo de vida – quando um produto está no auge, é necessário investir em novos produtos para manter o ciclo ativo.
4. Qual o modelo que permite uma abordagem adequada para a análise do portfólio de produtos e quais os dois parâmetros envolvidos? Descreva cada uma das quatro situações.
R: A consultoria Boston Consulting Group desenvolveu um modelo que sugere uma forma de obter o equilíbrio, mantendo um produto em cada etapa do ciclo – é a matriz BCG. A matriz confronta dois parâmetros: a taxa de crescimento do mercado na posição vertical comparado com a participação relativa dos produtos no mercado na posição horizontal.
 5. Quais as ondas de competitividade que devem ser consideradas?
R: As empresas precisam aumentar combinar e multiplicar, precisam gerar inovação a partir da identificação de oportunidades.
 6. O que significa inovar?
R: Inovar não é uma descoberta científica (raríssimas), mas sim altera o modo como as coisas são feitas, qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida em longo prazo depende muito das suas vantagens competitivas em seus produtos e processos produtivos e/ou de prestação de serviços.
 7. Descreva uma possível alternativa de crescimento à competitividade entre empresas.	
R: Cooperar com os concorrentes pode ser vantajoso para todos os que atuam no setor, no modelo de competição, o mercado não cresce e a única forma de crescer é roubar mercado dos concorrentes – o esforço para essa ação é enorme se não existe um diferencial claro – mercado de cervejas. No segundo modelo, o de cooperação, o mercado cresce para todos, o mercado cresce como um todo e a empresa continuará com o mesmo volume de vendas, mas as vendas como um todo aumentam pelo acesso aos novos mercados.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.