Buscar

EAD EMPREENDEDORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 1
1. Quais motivações mais comuns para empreender? Quais as motivações em cada uma delas? 
R: Pra ter o que fazer, começando por hobby e se tornar lucrativo, pra ter independência, por sobrevivência ou por ter tido uma grande idéia com um produto inovador, por ter empreendedores na família e dar continuidade aos negócios, por convite de sociedade, por investimento, por fazer a diferença na sociedade, pra ficar rico.
2. Quais os elementos considerados fundamentais para definir a decisão de empreender?
R: Visão, coragem e competência.
 3. Quais as vantagens e quais as desvantagens associadas que ocorrem numa carreira empreendedora?
R: Não depende de ninguém para tomar as decisões. 
Tem uma relação de dependência com clientes, fornecedores, funcionários etc. Pode escolher um negócio numa área que gosta e pela qual tem paixão.
 É obrigado a fazer atividades relacionadas com o negócio que não sabe e ou não tem gostaria de fazer. 
Tem muita liberdade para administrar seus recursos e fazer os seus horários.
 Falta de tempo para se dedicar a vida pessoal porque tem que ficar constantemente conectado à empresa. 
Pode assumir responsabilidades sobre coisas importantes As responsabilidades podem representar um fardo que não pode ser delegado ou ignorado.
 São reais as chances de concretizar um grande sonho.
 Querer não é poder.
 Visões muito grandiosas podem esbarrar em falta de competência.
 Status de ser empresário, de ser visto como uma pessoa de negócios bem sucedida.
 Alto capital investido, levando ao comportamento do patrimônio pessoal.
 Não há limites para crescer pois o negócio pode se tornar uma grande multinacional. 
Os riscos são muito altos nos momentos iniciais porque qualquer coisa errada pode comprometer.. 
Ser o patrão em vez de empregado. 
Conflitos com sócios e investidores sobre os caminhos a definir para o negócio.
 Ganhar dinheiro, ficar rico, atingir altos padrões sociais e adquirir bens que poucos podem ter.
 Sofrer no início do negócio com falta de capital e ficar sujeito a viver sem rendimentos até negócio decolar.
 4. Quais fatores podem e devem ser considerados na avaliação das oportunidades de um negócio?
R: Corrigir algo que esta errado, atender algumas necessidades, realizar algum desejo ou sonho, resgatar algo bom que existiu no passado, melhorar algo para alguém.
 5. Quais os fatores de riscos devem ser considerados num empreendimento?
R: Probabilidade, impacto, incerteza, complexidade.
 6. Quais os possíveis benefícios que podem ser considerados num possível novo negócio?
R: Satisfação pessoal, resultados financeiros, benefícios para a sociedade.
 7. Quais os recursos que os empreendedores não podem lançar mão na escolha de um negócio?
R: Apoio da família, rede de contatos, Patentes, licenças, certidões, direitos autorais e contratos de exclusividade, localização física, Capital inicial.
Aula 2
1. Qual o objetivo principal de um plano de negócio? 
R: O objetivo de um plano de negócio é divulgar a idéia do negócio para captar recursos e estabelecer parcerias. 
2. Normalmente, quais os itens que fazem parte de um plano de negócio?
R: Sumario executivo, descrição da empresa, produto, marketing, organização, operacional, financeiro, investimento. 	
 3. Quem deve escrever um plano de negócio?
R: Geralmente o plano de negócio deve ser escrito por administradores ou por pessoas que tenham experiência na área de negócios. Não obstante, pessoas que não são da área podem escrever o plano de negócio e posteriormente submetê-los à apreciação de especialistas.
 4. O que o plano de negócio não é? Resuma brevemente cada item. 
R: Planejamento estratégico – a estratégia é o caminho escolhido para atingir os objetivos principais do negócio, envolve toda a empresa e a empresa pode ter vários negócios; Plano de projeto – um projeto não é um negócio porque um projeto tem começo, meio e fim e negócio não deve ter fim, muito pelo contrário; Plano de marketing – o plano de marketing é apenas parte do plano de negócio, aquela da análise e da estratégia para atingir o mercado; Business case – é uma versão resumida de um plano de negócio, é aquela versão que antecede a elaboração detalhada do plano de negócio; Modelo de negócio – é a arquitetura do negócio, a lógica que faz o negócio funcionar, a lógica que faz o negócio funcionar explicando com as parte se inter-relacionam para que o negócio faça sentido.
5. Quais as três funções básica de um plano de negócio?
R: Desenvolver idéias. É uma ferramenta retrospectiva em relação à qual um empresário pode avaliar o desempenho atual de uma empresa ao longo do tempo. E para obter apoio, nenhum investidor colocara recursos sem antes ler o plano de negócios.
 6. Cite outras necessidades que um plano de negócio pode cumprir.
R: Estabelecer parcerias estratégicas com empresas em setores complementares; Obter um contrato de exclusividade de representação de uma marca no Brasil; Conquistar os primeiros clientes; Negociar condições de crédito mais favorável junto à fornecedores críticos; Convencer um funcionário chave a abandonar o emprego para se dedicar ao negócio proposto; Qualquer situação em que o empreendedor precise demonstrar a viabilidade e a credibilidade do negócio para alguém.
 7. Quais os critérios que determinam qual o melhor momento de ser escrever um plano de negócio? Fora disso, há necessidade de escrever um plano de negócio?
R: Quando o risco do negócio atingir um tamanho que seja proporcionalmente alto para o empreendedor; Quando o empreendedor precisa convencer alguém a apoiar o negócio. Fora disso, não há necessidade de escrever um plano de negócio.
 8. Cite elementos que devem ser considerados ao preencher um plano de negócio?
R: Existem várias estruturas diferentes para um plano, mas não existe um modelo ideal – o que importa é que ele apresente uma leitura fluida e agradável para o leitor 
construir a idéia do negócio na leitura. Seja objetivo, com tom empresarial, Cuidado com erros de gramática, ortografia, concordância, acentuação e digitação – ou seja, deve ser revisado. Por fim, o empreendedor deve tornar a atividade de escrever seu plano de negócio como um processo de aprendizado sobre o seu negócio.
Aula 3
1. O que é um modelo de negócio?
R: Modelo de negócio é a lógica de negócio na forma de trocar valor com o cliente, é a forma como o produto/serviço é entregue ao cliente.
 2. Qual os modelos de negócio tradicionais? Cite exemplos de inovações que fogem desse modelo tradicional.
R: Aqueles que produzem e vendem ou que compram e revendem. Exemplos de inovações são, As Casas Bahia mais parecem bancos do que com lojas de eletrodomésticos; O negócio da Avon não é cosmético e sim distribuição em lugares difíceis; O MacDonald’s mais parece uma linha de produção do que uma lanchonete.
 3. Quais os segmentos para atuação de um negócio?
R: Indústria, comércio e serviços.
 4. Quais os setores ou ramos de atuação?
R: Primeiro setor, segundo setor e terceiro setor.
 5. Qual a outra forma de classificação setorial?
R: Setor primário, setor secundário, setor terciário. 
 6. Quais os elementos que estabelecem o porte de uma empresa? Porque o porte da empresa é importante?
R: O porte da empresa é o tamanho em termos de faturamento, número de funcionários e outros indicadores. O porte é importante para determinar a classificação tributária da empresa.
 7. O plano de negócio é apenas para empresa nova? Quais as situações em que o plano de negócio é importante? 
R: Muitas pessoas pensam que um plano de negócio é apenas para empresa nova, mas isso não é correto. As situações são, se a empresa já está consolidada e precisa de um aporte de capital para crescer, se iniciou há pouco tempo e já provou a viabilidade da idéia, se está precisando de capital de giro para uma linha de produto inteiramente desenvolvida que já começou a comercializar – consolidada; Se já tem muito tempo de existência e está se reinventando – reestruturação; Se deseja abrir
o capital ou para ser adquirida – em expansão.
8. Cite uma estratégia gráfica para apresentar a “vida” de uma empresa. Cite os resultados que devem ser contemplados num plano de negócio de uma empresa já existente.
R: Fundação premio de inovação, mercado internacional, inauguração da filial, primeira franquia, aquisição de concorrente. 
Aula 4
1. Qual é o elemento fundamental, atualmente, para as empresas? Qual é o meio de expressá-lo? Como isso ajuda as empresas?
R: A responsabilidade social é elemento indispensável para as empresas e esse fato deve estar explícito para potenciais clientes. A declaração da Missão e da Visão é o meio para expressar a situação e, mais do que um conjunto de clichês sem significado e relevância, as declarações ajudam as empresas a inspirar suas estratégias e decisões. 
 2. O que é a missão de uma empresa? Como uma declaração de missão ruim pode prejudicar uma empresa? Em relação ao texto da declaração da missão, como deve ser?
R: A missão é a razão de ser da empresa, porque ela existe, o seu DNA – inclui o propósito da empresa, o que a empresa pretende realizar e a imagem ou filosofia que guia suas ações. Uma empresa que não tem uma identidade clara de seu propósito acaba perdendo o foco e seus funcionários não podem fazer nada além de cumprir suas tarefas mecanicamente. A declaração de missão deve fazer sentido para as pessoas.
 3. O que é a visão de uma empresa?
R: A visão é orientada para o futuro da empresa, para onde ela vai e quer chegar, ou seja, o que ela quer ser no futuro.
 4. Dê exemplos de declarações de missão e de visão de empresas?
R: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal” – Google.
“Superar desafios e barreiras para transformar recursos naturais em riquezas e promover desenvolvimento sustentável com ética e transparência” – Vale.
“Verdade” – Universidade de Harvard.
“Alegrar as pessoas” – Disney.
“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua” - Petrobrás.
 5. Quais os parâmetros que devem ser considerados nas elaborações das declarações de missão e visão das empresas? 
R: Evitar clichês, ser feita pelo empreendedor, ter identidade, ser curta e concisa, ter escopo definido, mostrar o valor para o cliente, não se preocupara em ser atemporal, inspirar. 
6. Quais os critérios que devem ser considerados em relação à localização geográfica da empresa? Quais cuidados devem ser tomados?
R: Facilidade de acesso, estacionamento e fluxo de tráfego; Infraestrutura local, potencial de mercado, incentivos fiscais, Facilidade para aquisição de matéria-prima ou mercadorias; Facilidade para recrutamento de mão-de-obra; Atendimento às possíveis exigências da legislação. Sobre os cuidados, Verificar se o local escolhido é compatível com a legislação urbana; Analisar a documentação do imóvel; Preparar a documentação do imóvel – IPTU, registro de propriedade ou contrato de locação; Licenças de funcionamento do imóvel, se existente.
 7. Que outros aspectos, além da localização, devem ser considerados?
R: A abrangência de cobertura do negócio, que pode ser local, regional, internacional ou mista.
 8. Quais as exigências legais e os procedimentos para obtê-las.
R: O registro legal se dá na junta comercial do Estado, onde se obtém o NIRE com o qual se obtém o CNPj na Receita Federal. A partir daí, o passo seguinte é obter o Alvará de funcionamento na prefeitura local e inscrição estadual na Secretaria Estadual. Finalmente, deve-se fazer o registro na agência da Previdência Social e obter permissão para emissão de notas fiscais e autenticação dos livros fiscais na Secretaria da Fazenda.
Aula 5
1. Faça um breve relato sobre a descrição da oportunidade de negócio no sentido de como elas aparecem e sua relação com o empreendedor.
R: Muitas vezes a oportunidade surge da atividade do empreendedor, de contatos que tem, ou ainda de uma ocorrência ou tendência observada. Muitas vezes as oportunidades surgem de necessidades ou problemas que se identificam no ambiente e o que o empreendedor tem para oferecer sobre o assunto. Portanto, é importante descrever as competências, habilidades, conhecimentos, recursos e experiências que o empreendedor possui. Por fim, uma oportunidade surge quando existe um mercado relevante para ser conquistado e transformá-lo em negócio.
 2. Como descreveria a estratégia empresarial, numa analogia com um engarrafamento numa grande cidade?
R: É uma situação tão corriqueira e cada um já traçou sua própria estratégia para lidar com a situação, Normalmente se busca mudar de faixa e se marca um carro que está na mesma faixa para que se possa identificar de longe. Se aproxima-se dele, foi uma boa escolha – caso contrário, não. Pois bem, agora imagine que o carro marcado é o seu concorrente e que sua meta é ultrapassá-lo. Se você continuar na mesma faixa, nunca conseguirá ultrapassá- lo, ou seja, é preciso mudar de faixa, escolher outro caminho. Estratégia é tão simples quanto isso: escolher um caminho diferente para atingir seus objetivos e metas antes que o concorrente.
 3. Quais as duas etapas fundamentais para escolher uma estratégia? Qual a característica de cada uma delas?
R: Identificação dos caminhos possíveis, Identificar possíveis caminhos exige pensamento aberto, subjetivo, holístico, que envolve a capacidade perceptiva, a intuição – criatividade representa vantagem competitiva. E a outra é a escolha em si, já na escolha o pensamento é mais fechado, mais objetivo e analítico, estudar prós e contras, avaliar riscos e vantagens, entender o mercado e os concorrentes, ter ciência de suas próprias competências.
 4. Qual a palavra que sintetiza a busca da vantagem competitiva? Quais os efeitos da sua existência?
R: Conhecimento... quanto mais conhecimento, mais longe enxerga porque melhores são as decisões – quanto mais elementos possui para vislumbrar o futuro, melhor as decisões do presente.
 5. Qual a diferença entre objetivos e metas? O que é pensamento holístico? 
R: Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Pensamento holístico é que envolve a capacidade perceptiva, a intuição.
6. Quais as possibilidades para a penetração de um novo negócio?
R: Precificação, parcerias, produtos, fornecedores, tecnologia, operações.
 7. Descreva as formas mais comuns de escolhas possíveis para um negócio? 
R: Enfoque, que não se compara nem com custo nem com a diferenciação porque o pressuposto é um mercado específico e pequeno, com poucos ou nenhum concorrentes. Ou estratégia de criar novas necessidades, o que implica na criação de novos mercados.
8. Descreva os fatores críticos de sucesso que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de um negócio?
R: Qualidade, inovação, eficiência, capital, marca, preço.
Aula 6
1. Para quais tipos de empresas é adequado descrever uma estratégia de crescimento no plano de negócio?
R: A estratégia de crescimento parte do princípio que o negócio já tem algum tempo de vida.
 2. Descreva a abordagem utilizada, destacando cada uma das estratégias.
R: Penetração no Mercado, no qual se vende mais do mesmo produto para o mesmo mercado que já atua... Desenvolvimento de Produtos sugere o desenvolvimento e oferta de novos produtos para o mercado já existente... Abertura de Novos Mercados sugere o desenvolver e ofertas novos produtos para o mercado já existente... Diversificação, porém a de maior risco pois mexe com duas variáveis: desenvolver novos produtos e levá-los para mercados não conhecidos/atendidos.
 3. Quais as etapas do ciclo de vida de um produto/serviço? Qual deve ser a abordagem em relação à existência de vários produtos/serviços?
R: Um
produto possui um ciclo de vida no qual é desenvolvido, lançado, atinge alto volume de vendas e depois as vendas caem até ser retirado. Dessa maneira, é temerário que os produtos estejam na mesma etapa do ciclo de vida – quando um produto está no auge, é necessário investir em novos produtos para manter o ciclo ativo.
4. Qual o modelo que permite uma abordagem adequada para a análise do portfólio de produtos e quais os dois parâmetros envolvidos? Descreva cada uma das quatro situações.
R: A consultoria Boston Consulting Group desenvolveu um modelo que sugere uma forma de obter o equilíbrio, mantendo um produto em cada etapa do ciclo – é a matriz BCG. A matriz confronta dois parâmetros: a taxa de crescimento do mercado na posição vertical comparado com a participação relativa dos produtos no mercado na posição horizontal.
 5. Quais as ondas de competitividade que devem ser consideradas?
R: As empresas precisam aumentar combinar e multiplicar, precisam gerar inovação a partir da identificação de oportunidades.
 6. O que significa inovar?
R: Inovar não é uma descoberta científica (raríssimas), mas sim altera o modo como as coisas são feitas, qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida em longo prazo depende muito das suas vantagens competitivas em seus produtos e processos produtivos e/ou de prestação de serviços.
 7. Descreva uma possível alternativa de crescimento à competitividade entre empresas.	
R: Cooperar com os concorrentes pode ser vantajoso para todos os que atuam no setor, no modelo de competição, o mercado não cresce e a única forma de crescer é roubar mercado dos concorrentes – o esforço para essa ação é enorme se não existe um diferencial claro – mercado de cervejas. No segundo modelo, o de cooperação, o mercado cresce para todos, o mercado cresce como um todo e a empresa continuará com o mesmo volume de vendas, mas as vendas como um todo aumentam pelo acesso aos novos mercados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais