Buscar

Psicologia das organizações Aula 10

Prévia do material em texto

Psicologia das organizações- Aula 10 
Comportamento –Organizacional
Objetivos
Compreender melhor as relações entre administração, ética e comportamento organizacional
. O comportamento organizacional ou, mais propriamente, o comportamento humano nas 
organizações, tem sido um tópico recorrente em estudos organizacionais.
Chiavenato (2004) propõe a análise do comportamento organizacional em três níveis
MACRO
INTERMEDIÁRIO OU MESO
MICRO
A cultura organizacional é “o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização” 
(STONER, FREEMAN, 1999, p. 165).
Podemos pensar na cultura organizacional como grande fator de influência sobre variáveis de nível macro, meso e micro. 
Ética e comportamento organizacional
Para Rothmann e Cooper (2009), a ética reúne o conjunto de “regras básicas ou os primeiros princípios propostos para assegurar uma boa sociedade, isto é, uma sociedade na qual as pessoas desejam cooperar para o benefício de todos” (p. 20).
Níveis de análise de questões éticas nas organizações
SOCIEDADE
STAKEHOLDERS
POLÍTICA INTERNA
PESSOAL
Os valores organizacionais, de acordo com Snell e Bohlander (2009), são “crenças e princípios estabelecidos e duradouros que a companhia utiliza como base para tomar suas decisões” (p. 46).
RELATIVISMO MORAL
Stoner e Freeman (1999) alertam para o relativismo moral, fundamentado na concepção de que certo ou errado é uma análise que depende de quem está avaliando. Assim, não seria possível afirmar que uma decisão é moralmente melhor que outra.
RELATIVISMO INGÊNUO
Os autores definem como relativismo ingênuo a crença de que cada um deve tomar a decisão que considerar mais adequada. A crítica se baseia na consideração de que as questões éticas envolvem aspectos cruciais para a vida em sociedade e, portanto, devem receber uma análise coletiva.
RELATIVISMO CULTURAL
A moral seria avaliada a partir de bases culturais, diferindo-se então entre países, sociedades e contextos sociais específicos
O processo de pesquisa 
no comportamento 
organizacional
Em seu prestigiado livro Comportamento organizacional, Robbins (2005) comenta que pesquisas podem ser definidas como coletas sistemáticas de informação.
Vale ainda ressaltar que as pesquisas podem ser realizadas com objetivos:
básicos ou científicos: as análises básicas normalmente são realizadas com o objetivo de produzir conhecimento especialmente útil para pesquisadores; 
práticos ou aplicados; as pesquisas aplicadas são normalmente realizadas com o objetivo de fornecer informações úteis para as pessoas que tomam decisões dentro das organizações.

Outros materiais

Perguntas Recentes