Buscar

exercicios libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exerc.“Existem sinais que podem levar pais suspeitarem seu filho esteja apresentando perda auditiva. Sinais o balbucio da criança é reduzido some subitamente por volta dos oito meses, sendo substituído gritos; a criança pode não entender ordens simples que parece ter uma evolução de linguagem comprometida; a criança surda pré-linguística é aquela em que: A ---A criança nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros meses de vida não teve acesso à língua materna
------------------------------------------------- 
Apol - Exerc. O fato línguas sinais estrutura dual significado (morfemas) sem significado (fonemas) articulações ser diferente orais, abstração universalidade estrutura fonológica faladas línguas sinais possuem segmentos que as constituem Libras TODOS apresentam segmentos composição: 
E ---Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões
----------------------------------------------------------
Exerc. A idade da criança quando se produz a perda auditiva, tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior antes dos 3 anos depois idade. primeiro caso surdez pré-locutiva,criança tenha consolidado fala. segundo surdez pos-locutiva, posterior aquisição fala.... A surda não consegue ao mesmo tempo olhar rosto adulto perceber intenção comunicativa olha objeto qual se referindo uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos Essa questão é denominada como:E – problema da atenção dividida.
-----------------------------
 Apol - Exerc. A partir dos anos 80 no Brasil os estudos referentes surdez e língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo.... políticas lingüísticas preconizam acesso produção cultural produzida aos surdos :E- o processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação:o relato das historias e a produção de literatura infantil em libras.
---------------------------------------
Exerc Os educadores refletiram sobre os processos de instrução e sobre as estratégias comunicativas mais adequadas a forma de aprender das pessoas surdas...tem um grau de importância elevado p/a pessoa surda na medida em que transmite valores e ideologias bem como propicia a aquisição de diversos conhecimentos permitido então a... C- l,ll,lll,V
l-elaboração do seu pensamento --- ll-elaboração de seus sentimentos
lll-elaboração do seu desenvolvimento cognitivo por meio de fantasia e imaginação.
lV-sua autonomia descartando os demais recursos pedagógicas . V-utilização da sua criatividade uma vez que a linguagem nesses livros visuais
-----------------------------------------------------.
Exerc. Infelizmente o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente filosófica (defit de audição), dentro um discurso normalização e medicalização... Professor tem com isso? A terminologia se referir à pessoa com deficiência auditiva é: D – surdo.
-----------------------------------------------
Apol - Exerc. A teoria cultural se expressa como sucessão identidade mundo contemporâneo sujeitos valorizem expressem diferenças, culturas especificas, afirmação cultural...O povo surdo participa espaço luta direitos culturais. O surdo tem capacidade discutir política fazer exigências sociais criar associações intuito viver povo surdo....diferenças humanas propiciam reflexões... Relação a cultura surda e a surdez ..E- os surdos e ouvintes residentes no Brasil compartilham uma serie de hábitos e costumes que são próprios dos brasileiros..
------------------------------------------------------------------------
Apol - Exerc. No Brasil a Libras é considerada primeira língua surdos centros urbanos por causa sua condição audiologica os surdos brasileiros apresentam o português escrito e oral como se aprende uma língua. O surdo, sujeito bilíngüe. sobre importância aprendizado língua ...crianças surdas é possível :A-l,ll,lV,V
l- O aprendizado da língua sinais pelo surdo é fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes de homens como ser capaz duplicar mundo perceptível assegurar... Abstração generalização a ser veiculo de transmissão de informação.
ll- Para a criança surda a aquisição da língua de sinais não ocorrem de maneira totalmente espontânea como p as ouvintes.pois ela não esta exposta diariamente a língua de sinais sendo adquirida de maneira fragmentada.
lll- a criança surda precisa ser exposta a língua oral desde pequena pois assim ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
lV-a língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação mais tem função reguladora do pensamento.
V- o pai tem papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança estes não são professores, mas são facilitadores s que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade. 
-------------------------------------------------------------------
Apol A perda auditiva é avaliada por intensidade em cada ouvido em diversas freqüências é medida em decibéis(dB)...relacione: E 2-3-1-4
1pessoa com surdez leve (1 ) perda de ate 40 decibéis 2 pessoa com surdez moderada(2 ) perda auditiva 40 a 70 decibéis
3 pessoa com surdes severa (3 )perda auditiva entre 70 a 90 decibéis 4 pessoa com surdez profunda (4 ) perda superior a 92 decibéis
----------------------------------
 “A deficiência auditiva (D A), Ceschin e Roslyn -Jensen, é definida perda habilidade ouvir, pode causada alteração fuja normalidade processo de audição , As primeiras aprendizagens criança surda quanto tipo, perda auditiva pode ser classificada em B --Condutiva, sensório neural e mista. 
---------------------------------------- 
"A inclusão Escolar tem Início na Educação Infantil, se desenvolvem bases necessárias construção conhecimento e seu desenvolvimento global. Do nascimento aos 3 anos , ... abordagem de Vygotsky , respeito da educação precoce dos alunos surdos, é : C --Um dos fatores que embasam a importância do atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos3 primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária. 
----------------------------------------------------
Podem-se organizar os principais fatores diferenciadores individuais os 5 seguintes a localização. Tipo de surdez denominado sensório-neural é correto: E – localizado na orelha interna e/ou no nível central. È irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram.
---------------------------------------------------------------
A educação especial viveu profundas transformações durante o século XX. Incorporou ... qual apresenta a concepção vygotskiana ...científicos conceitos espontâneos , relação da criança B --O desenvolvimento é visto como processo maturação sujeito às leis naturais, e o aprendizado como utilização oportunidades criadas pelo desenvolvimento. 
----------------------------------------
O bilingüismo surgiu como opção pedagógica, para a educação de surdos a partir da constatação de que a mescla de sinais e língua oral não são suficientes para acabar com a defasagem educacional dos alunos surdos. Brasil, qual é a proposta Correta: Promover o acesso a Libras e à Língua Portuguesa. 
------------------------------
Aprender língua vai além aprender um conjunto regras que rege. o que é língua?: A ---É um fenômeno social. 
 ------------------------------------------
A identidade é a síntese ...Com relação a identidade surda, podemos dizer que... B ---é uma identidade plural e dinâmica.
---------------------------------------------------------
Segundo Baggio línguas de sinais se apresentam em uma modalidade diferente das línguas orais. Por quê? Assinale correta: B ---Porque são visõespaciais. 
-------------------------------------------Libras é língua sinais usada surdos brasileiros status dessa língua, é: A --Tem status de primeira língua (L1) na comunidade surda brasileira. 
------------------------------------------------------------------------------------------- 
Importante conhecer a diferenciação entre língua e linguagem. Ser definida?: A ---Como qualquer sistema de comunicação.
-------------------------------------
Em relação às unidades mínimas apresentadas por Baggio e Nova ao discutir fonologia língua sinais: “É o lugar, tomando como ponto de partida no próprio corpo, onde é realizado o sinal, podendo haver ou não contato com o corpo.” correta: Ponto de articulação que é o local em que, tomando como ponto de partida o próprio corpo, realiza-se o sinal, podendo, ou não, ter contato com o corpo
----------------------------
Libras é uma língua que possui características próprias. Quando precisamos escrever Libras em português, podemos precisar de um sistema de transcrição chamado datilologia. o que é correto afirmar? C ---O léxico de Libras são os sinais e não se utiliza somente a datilologia.
----------------------------
Quando surgira, as línguas de sinais não foram bem entendidas. Podemos dizer ... As línguas sinais não têm origem línguas orais. Surgem como uma necessidade de comunicação entre pessoas que não utilizam o canal oral-auditivo. Cada país tem sua própria língua de sinais com léxico e estrutura próprias
------------------------------------------
Intérprete - Pessoa que interpreta uma língua (língua fonte) para outra língua alvo. relação à atitude: intérprete deve manter atitude imparcial durante transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja convocado pelo grupo a fazê-lo. 
Inclusão-exclusão é um binômio nos remete idéia espaço, entre inclusão e exclusão? Se existe a necessidade de incluir é porque alguém se encontra excluído
O sinal pessoal é um dos itens discutidos em Baggio e Nova: Cada pessoa pode ter o seu sinal em Libras. Ao se apresentar para outro surdo, a pessoa utiliza o sinal pessoal e soletra seu nome com o auxílio da datilologia. Pode representar uma característica pessoal, acrescido ou não da letra inicial do seu nome
--------------------------------------------- 
O que é ser diferente? Não seria igual ou não gostar das mesmas coisas? Surdos com vergonha suas identidades surdas sociedade e têm medo contar alguém para não prejudicar a si não querem ser vistos ‘doentes’ ‘anormais’. Miranda [...]. A identidade definida: 
A ---Identidade Flutuante, Identidade Inconformada, Identidade de transição, Identidade Hibrida e Identidade Surda. 
-----------------------------------
 “A causa da surdez também é fator variabilidade significativa que está relacionado com a idade perda auditiva, reação emocional pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.” apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, : A --1, 3, 2, 4
(1Surdez) Redução ou a ausência da capacidade ouvir determinados sons devido fatores que afetam orelhas externa, média e/ou interna. 
(3.Fator etiológico período perinatal ) Acontece durante parto, como anoxia, falta oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto. 
(2.Fator etiológico período pré-natal ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, alterações endócrinas; bacterianas sífilis; deficiência nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações. 
(4.Fator etiológico período pós-natal ) Pode ocorrer pós -nascimento por meio drogas tóxicas;infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia hiperbilirrubina e baixo peso. 
-----------------------------------------------------
“As línguas sinais são consideradas línguas naturais, conseqüentemente, compartilham série características atribui caráter específico distingue dos demais sistemas de comunicação. são consideradas naturais ou sistema lingüístico legitimo e não como um problema.” Sobre diferença conceitos língua elementos às suas características: C --2, 1, 1, 1 
 (2.Linguagem ) Qualquer meio comunicação, como corporal, expressões faciais, maneira de vestirmos, sinais de transito, etc. 
(1.Língua ) Sistema abstrato de regras gramaticais. (1.Língua ) Podem ser orais-auditivas ou espaço- visuais. 
 (1.Língua Tem dupla função: ligação com comunicação e resp. desenv. alguns processos psicológicos mais complexos
--------------------------------------------------------
Inúmeros estudos pesquisadores, mundo todo, desenvolvidos crianças surdas filhas surdos... É que haja um sistema lingüístico organizado em regras convencionais representação realidade.” Sobre fases aquisição linguagem crianças surdas, assemelha-se crianças ouvintes, C ---2, 3, 2, 1
(2 Segunda fase) Nessa fase criança surda começa nomear coisas, relacionando sinal com objeto, produzindo palavras (sinais). 
(3 Terceira fase ) Nessa fase criança surda passa produzir frases 2 palavras, mas ainda não utilizam flexão e concordância. 
(2 Segunda fase ) Nessa fase crianças surdas, assim com o as crianças ouvintes por não dominarem o sistema fonológico, trocam a configuração de mão ou o ponto de articulação, o adulto consegue compreender o que ela fala/sinaliza. 
(1 Primeira fase) Nessa fase ocorre o balbucio, que se assemelha das crianças ouvintes, são produzidos seqüências de gestos articulatoriamente se assemelha, aos sinais, mas muitas vezes acabam não sendo reconhecidos como tal. 
----------------------------------------------------------------
No que se refere ao desenvolvimento da criança surda, analise as seguintes asserções: correto A 
l- As crianças surdas tem capacidade de adquirir mesmas aprendizagem que criança ouvinte partir de ambiente suficiente bom.
ll- È imprescindível a trabalho da estimulação precoce da criança surda tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar.
lll- A brincadeira não tem foco permanente dentro contexto estimulação precoce crianças surdas devido seu acesso é negado a esse público.
lV- È importante como destacado no segundo seminário sobre deficiência auditiva 1980, que a criança surda desde o seu diagnostico. Participe de programas de educação precoces elaborado por uma equipe multidisciplinar.
V- A orientação aos pais sobre estimulação precoce é básica fundamental p/ alcance resultados positivos com crianças surdas.
------------------------------------
Infelizmente o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente filosófica (déficit de audição), dentro de um discurso de normalização e medicalização, cujas nomeações imprimem valores convenções forma o outro é significado e representado. ..relacione 1 Surdo - 2 deficiente auditivo(DA)
(1 ) termo usado pra se referir aos indivíduos que percebem mundo experiências visuais
( 1) termo usado pra se referir aos indivíduos que optam por utilizar língua de sinais
( 2) termo usado pra se referir aos indivíduos que tem impedimento mais complexo p língua oral
( 2) termo usado pra se referir aos indivíduos que tem dificuldade discriminação auditiva ambiente ruidosos
(1 ) termo usado pra se referir aos indivíduos que valorizam participam da cultura e comunidade surda
------------------------------------
De acordo com o livro sobre Libras (ULBRA, 2009), a preocupação com a linguagem não se restringe a limitar um objeto de estudo para a lingüística, mas implica em algumas reflexões. Que reflexões são essas? Analise: D --I, II e IV
 I. Sobre os aparatos biológicos dos homens. II. Sobre a base biológica da própria linguagem humana. III. Sobre apenas sua função dentro do corpo social. 
IV. Sobre a delimitação do papel da linguagem como distintiva da natureza humana. 
 --------------------------------------------------(O conceito de surdez se construiu e se modificou ao longo do tempo, seguindo os ideais políticos, filosóficos e religiosos de cada época), como eram vistos os surdos na Antiguidade? Analise: D----II, III e IV 
I. Os surdos eram encaminhados p/ centros especializados p/que pudessem ser inseridos, mais tarde, no mercado de trabalho. 
II. A surdez era encarada como castigo. III. O surdo era considerado louco, anormal enfeitiçado. IV. A surdez era eliminada com morte ou abandono
------------------------------------------------
Libras é uma língua que possui características próprias. Quando escrever Libras português, precisar um sistema de transcrição chamado datilologia correto ?:
I.   É um sistema de configurações que representam cada letra do alfabeto em português. 
II.  Tem a finalidade de soletrar somente palavras que são conhecidas.
III. Tem a finalidade de soletrar palavras que ainda não possuem sinal em língua de sinais, ou que o soletrador não conhece. 
IV.  O alfabeto manual é parte das Libras.
--------------------------------------------
Com entrada séc XVIII, surge movimento iluminista qual nasceu construção científica surdez. quais foram os principais fatos que ocorreram nesse período? 
I.  Houve valorização da cientificidade II. Ocorreu um movimento histórico chamado de El Gran Encierro. 
III. Os surdos foram altamente preparados para o mercado manufatureiro. IV. Os surdos foram considerados operários produtivos. 
--------------------------------------------
Por volta de 1870, teve início a disseminação da filosofia oralista. A culminância desse processo foi a realização do Congresso de Milão em 1880., analise: 
I.   A língua de sinais foi eleita como metodologia exclusiva para os surdos. 
II.   A língua de sinais foi banida da educação de surdos. III.  A metodologia oral foi eleita como metodologia exclusiva para os surdos.
IV.  O congresso foi organizado por uma maioria de oralistas
------------------------------------------------
 “Os ambientes lingüísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização lingüística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas, cujos pais usam sinais, adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente MARCHESI A.; PALACIOS ....sobre convivência com pessoas surdas, V e F D --V, V, V, F 
I.(v) Utilizar tom de voz normal para comunicar-se, evitando gritar ao conversar com a pessoa surda. 
 II.(v) Acenar ou tocar levemente seu braço para chamá-lo. III.(v) Para surdo faz leitura labial, falar frente sem cobrir a boca com objetos e gestos
 IV (f) Utilizar pouca expressão facial e corporal para se comunicar. 
------------------------------------------
As culturas guiam seres humanos pelos caminhos considerados corretos dentro de uma determinada sociedade. Nesse sentido, Baggio sobre cultura surda? 
I. A cultura surda se constrói em um contexto de pluralismo. II. Sua base conceitual se estabelece na uniformidade.
III. Sua base conceitual se estabelece na diversidade. IV. Concebe a cultura de forma única e hegemônica
------------------------------------------------------------
No Brasil, de acordo com Baggio e Nova firmou-se o bimodalismo – método que combina sinais e fala, mas muitos teóricos o consideram inadequado. Quais argumentos são usados por esses teóricos para criticar esse método?Analise 
I. Desconsidera a riqueza estrutural da língua de sinais II. Reestrutura o português. . 
III. Artificializa a comunicação IV. Considera as implicações sociais da surdez
[...] A educação baseada no bilingüismo parte do diálogo, da conversação, como ocorre com crianças ouvintes, possibilitando a internalizarão da linguagem e o desenvolvimento das funções mentais superiores.. crianças surdas sem língua adquirida são capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência de crianças ouvintes mesma idade, afirmar . A -- I, III, IV e V, 
I – A criança surda utiliza mecanismos não lingüísticos para resolver seus problemas cognitivos. 
II – A criança surda desenvolve mecanismos lingüísticos para resolver suas atividades cognitivas. 
III – A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas. 
IV – A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais. 
V – A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar. 
------------------------------------------------
Libras é uma língua possui características próprias. Quando precisamos escrever Libras em português, podemos precisar de um sistema de transcrição chamado datilologia com relação a datilologia? : C --I e III 
 I. É um sistema de configurações que representam cada letra do alfabeto em português 
 II.Tem a finalidade de soletrar somente palavras que são conhecidas. IV.O alfabeto manual é a base da Libras
 III. Tem a finalidade de soletrar palavras que ainda não possuem sinal em língua de sinais, ou o soletrador não conhece. 
--------------------------------------------------------- 
As autoras Baggio e Nova utilizam palavras Chauí a explicitar questões relativas à natureza da linguagem. No que diz respeito a determinar o que é uma linguagem natural e uma língua natural, analise: A ---I e III
I.A linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural. 
II.Os humanos desenvolvem ao longo da vida a aparelhagem anatômica que lhes permite falar. III. As línguas são convencionais
IV.A linguagem surge de condições históricas, ou seja, são fatos culturais. 
---------------------------------------------
“[...] a língua sinais não é a datilologia ou mímica. também não é universal muito menos artificial. Ligada crenças, vem seguinte indagação: seria adaptação línguas orais? LIBRAS português sinalizado, ? Não língua sinais tem estrutura própria, autônoma, independente concepção lingüística.” Considerando línguas orais - auditivas e as visuo-espaciais, seguir: D -- I, II e IV.
I. Uma característica das línguas sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm forte motivação icônica. 
II. São utilizadas marcas não-manuais, expressões fisionômicas movimentos pescoço, sincronia com movimento manual, enquanto em línguas orais, é utilizada modulação contorno melódico (entoação e intensidade) da cadeia lingüística, sincronia os segmentos fônicos. 
III. Os recursos expressivos são irrelevantes na conversação, pois a Libras expressam o significado completo do discurso. 
IV. A simultaneidade entre línguas sinais e marcas não -manuais, é um aspecto relevante para esta categoria linguística. 
V. Os surdos utilizam somente a expressão facial e corporal no ato da conversação.
------------------------------------------------------------------
 história surdo como um ser midiatizados pela realidade,construída através dos tempos, não pode ser entendida à parte, fora das transformações sociais próprio processo histórico. QUADROS... Social pessoas surdas, implicadas dialeticamente ao longo do tempo: D ---São corretas I, II e III 
I – A educação dos surdos, através dos tempos sofreu com os preconceitos enraizados nas culturas do mundo todo; 
II – A educação dos surdos, através tempos, sofreu com o descrédito sobre sua capacidade em interagir com a sociedade; 
III – A educação dos surdos, através dos tempos, sofreu com a piedade das pessoas em relação a sua capacidade ; 
IV – A educação dos surdos, através dos tempos, esta implicada com a falta da concepção de homem e de cidadania. 
--------------------------------------------
Em 1987, Federação Mundial Surdo rompe com a tradição oralistaao emitir a primeira resolução sobre a Língua de Sinais. Qual representa recomendações? Correta. Pessoas surdas e com grave impedimento auditivo devem ser reconhecidas como minoria lingüística, com o direito específico de terem a Língua de Sinais nativa como 1ª língua e como meio de comunicação e instrução, tendo serviços de interpretes
----------------------------
“Língua sinais língua oral apresentam semelhanças e diferenças do ponto de vista operacional, mas a comunicação em língua de sinais é tão eficaz quanto a língua oral. tipos língua apresentam, estrutura hierárquica elementos participam processos codificação decodificação”: A - I, II e III, 
I–Tem estrutura própria e um sinal gestual envia um conceito, não havendo correspondência termo a termo com língua oral. 
II –Ao expressar pensamento língua sinais, discurso utiliza dimensão visual que não é captada língua oral -auditiva, da mesma forma o oposto é verdadeiro. 
III – A Libras e Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de língua natural, porem há diferencial em sua realização.
IV – A Libras – Língua Brasileira de Sinais não possui regras e gramática própria, o que a diferencia das outras línguas. 
---------------------------------------------------------
 “Não se pode negar que a surdez e a Língua de Sinais são traços de identificação entre os surdos... sobre a cultura surda em oposição à ouvinte, estaremos limitando enxergar diversidades multiplicidades entre surdos, traços perversos melindrosos discurso hegemônico do processo e normalização.” analise cultura surda educação surdo e importância: . D- I, II, III e IV
I. É fundamental contato criança surda com adultos surdos e outras crianças surdas haja inserção lingüística facilitando aquisição língua materna surdo. 
II. Se uma criança surda puder aprendera língua sinais comunidade surda qual está inserida, facilidade aprender língua oral-auditiva comunidade ouvinte. 
III. A multiculturalidade permite ao surdo ter oportunidades nos dois mundos: surdo e ouvinte. 
IV.Recomenda- se educação surdos seja efetivada língua sinais. Assim, disciplinas, necessário ensino língua portuguesa seg língua. 
V. Ao aprender língua sinais, surdo não precisa aprender língua portuguesa, caso Brasil, pois já tem um a primeira língua fluente. 
-----------------------------------------------------------------
As discussões a respeito da construção de uma identidade surda surgem a partir reconhecimento língua sinais como natural. Antes disso, representações sobre surdez e surdo eram negativas. V e F com relação modos como surdos eram vistos ANTES reconhecimento língua sinais correta: B --V – F – V – F 
(v) Eram marcadas pelo discurso da deficiência. (f) O surdo era considerado um cidadão pleno e útil a sociedade. 
 (v) A identidade do surdo era atribuída socialmente mais pela inexistência da fala do que pelo déficit auditivo. 
(f) A identidade do surdo era atribuída somente pela classe médica e não pela sociedade. 
 ------------------------------ 
A Libras, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestual visual porque utiliza como meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidas pela visão... Língua Brasileira de Sinais é um facilitador na comunicação entre surdos e ouvintes, ela é muito mais completa e complexa apresentam este conceito: A -- II, III e IV
I– É uma língua utilizada pela comunidade surda no mundo todo. 
II–É uma língua visual- espacial articulada por meio das mãos, das expressões faciais e do corpo. 
III– Apresenta todos componentes das línguas orais, como: gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos. 
IV– Foi reconhecida pela Lei com o meio legal de comunicação e expressão ano de 2002. 
----------------------------------------------
Com o advento da Declaração de Salamanca, 1964, passa-se a pensar processo inclusão., quais foram as outras mudanças? V e F D= F – V – F – V
(f) Reafirma-se o direito apenas dos filhos da elite da sociedade à educação ( f) Acaba com o discurso de “educar para a diversidade
(v) A educação especial reveste-se de novo conceito. (v) Incorporam-se os discursos do “respeito às diferenças”. 
------------------------------------------------------
Constituição de 1988 legislou sobre o atendimento desses no ensino regular (BRASIL, 1998) de acordo com Declaração Salamanca (BRASIL,1994) escolas regulares são consideradas meios eficazes combater atitudes discriminatórias,... Escola instituição formal de ensino tem responsabilidade trabalho especializado para crianças surdas, alguns fatores essenciais. C --- I, II e III 
I. Criar estratégias metodológicas que possibilitem as primeiras aprendizagens dessas crianças 
II. Orientar os familiares sobre as especificidades da surdez III. Desenvolver potencialidades dos alunos 
IV. Deixar que apenas os pais propiciassem conhecimento formal à criança 
---------------------------------------------------------------------
“Sua professora de Libras inicia a aula fazendo a seguinte afirmação: A identidade não é algo pronto, dado. A identidade é uma construção que se desenvolve na dinâmica da relação com o outro. É na alteridade que se constrói a identidade: O que é determinante para a construção da identidade surda?” o que você
I. O poder ouvintista ajuda na construção da identidade surda.
II. Os fatores sociais e familiares são determinantes na construção da identidade do sujeito surdo.
III. Ser filho de surdos não ajuda nessa construção da identidade. IV. Consciência surda em nada tem a ver com ser mais politizado
Quando uma língua é constituída, ela se torna sistema dotado necessidade interna, passando a funcionar como algo natural. Quanto à definição é língua natural, dois pontos devem ser considerados. De acordo Baggio quais são eles? V e F C=--V – V – V – F 
(v) A definição está condicionada às construções teóricas diversas. (v) A definição está condicionada à área do conhecimento a qual está ancorado o estudo da língua. (v) A definição liga-se a investigação das propriedades inerentes a uma língua natural. 
 (f) A definição está condicionada à união entre as propriedades de uma língua natural com as de uma língua artificial. 
--------------------------------------
Baggio e Nova comentam sobre processamento informações lingüísticas pelo cérebro. Sobre assunto, analise V e F B=--V – F – F – V 
(v) As línguas de sinais são processadas no centro da linguagem no cérebro. (v) Todo sinal é um gesto, mas nem todo gesto é um sinal
(f) As línguas são processadas no lado direito do cérebro. (f) A linguagem humana depende da modalidade das línguas. 
----------------------------------
 Pesquisas em várias áreas têm contribuído fortemente para o entendimento sobre as línguas de sinais. Baggio Nova V e F 
(v) As línguas sinais são sistemas lingüísticos transmitidos geração p geração  pessoas surdas. (f ) As línguas de sinais têm origem nas línguas orais. 
(v) As línguas de sinais podem ser diferentes de um país para outro. (v) As línguas de sinais têm léxicas e estrutura. 
------------------------------------
A maioria dos ouvintes desconhecem a carga semântica que os termos surdos surdos-mudos e deficiente auditivo evocam...explime preconceito explique o motivo pelo qual é errôneo chamar o individuo de surdo e de surdo-mudo:e errôneo porque nem todos que tem deficiência auditiva são mudos, visto que muitos tem voz e conseguem falar se forem estimulados com a ajuda de fonoaudiólogos. Surdo só será mudo caso seja constatado clinicamente deficiência, impedindo de emitir sons. As pessoas surdas podem se comunicar várias formas, uma delas é através língua de sinais, funciona como linguagem gestual
---------------------------------------------------
Os elementosculturais constituem-se na medida simbólica que torna possível a vida em comum A cultura expressa através da linguagem dos juízos de valor, arte, motivações... Descreva o que é cultura surda e explique por que os surdos são considerados indivíduos multiculturais:Cultura surda, utilização da língua de sinais, sua cultura para se inserir em um grupo, tendo uma vida comum. Os surdos são considerados multiculturais, pelo fato de mesclarem um pouco da cultura do ouvinte com a cultura surda, fazendo uso de tecnologias peculiares, restrita desconhecida ou ausente para os ouvintes.
Explique quais são as principais diferenças entre línguas orais e as línguas de sinais R. Na Tentativa de sistematizar alguns resultados significativos de pesquisas sobre línguas, segue-se um conjunto de características encontradas nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade visou-espacial. São referidas como universais lingüísticos e são ilustradas conforme sistematização. Nos casos em que a comparação não é imediata, a diferença se vem essencialmente à natureza do canal perceptual, o que não invalida a observação de que os universais lingüísticos são encontrados nas línguas de sinais. 
------------------------------------------------------
As discussões a respeito da construção d e uma identidade surda surgem a partir do reconhecimento da língua de sinais como língua natural. Com base em Baggio e Nova , redija um texto dissertativo traçando um par alelo sobre como o sujeito surdo era identificado na Antiguidade e como ele é considerado atualmente. O surdo era identificado como deficiente marcado pela incapacidade. A identidade era atribuída Socialmente mais pela inexistência da fala do que pelo déficit auditivo. A partir 1960, os surdos passam a ser definidos como um grupo lingüístico e culturalmente minoritário. A visão sociocultural deslocou a discussão do discurso sobre a deficiência para o reconhecimento da surdez como diferença. A língua de sinais foi o símbolo de inserção nesse contexto. Por trás há um conjunto muito complexo de sentimentos, crenças e traços culturais que permitem a coesão grupal e a elaboração de objetivos alternativos de vida. Porém, a construção de uma identidade surda não tem como referencial único à língua de sinais. Essa construção ocorre no encontro do sujeito com o grupo, ou nos quais a experiência visual da surdez possa envolver todo o tipo de significações, representações.
-----------------------------------------
,... explique com o era a concepção sobre a pessoa com surdez antes e depois da década de 70 quando houve diversas pesquisas em busca de um pensamento crítico em relação à Educação Brasileira . Antes década de 70 era visto com o uma pessoa cheia de limitações , de idéias pré-concebidas e equivocadas e que após esse período passou-s e a discutir sobre o tem a focalizando muito mais na diferença no que na deficiência. 
-----------------------------------
O patrimônio cultural das comunidades surdas se traduz em uma experiência visual e se constitui de certas expressões. Descreva o significado de cada um a dessas expressões segundo Baggio e Nova. Constitui-se de expressões lingüísticas (a língua de sinais), éticas (o entendimento político da surdez como diferença, a luta pelo reconhecimento oficial da língua de sinais), estéticas (teatro, literatura surdos), materiais (o telefone surdo).
-------------------------------------------------------------
Baseando-se nas concepções apresentadas no texto acima sabemos que o conhecimento se adquire nas relações sociais e é usado na expressividade humana.. Defina a identidade cultural do surdo: A identidade cultural pode ser definida como “um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros”
-------------------------------------------
A concepção de que a articulação e a percepção envolvem a mesma interface (representação fonética) é controversa, e os problemas obscuros relacionados à interface C -I (conceptual-intencional) é ainda mais. O termo “articulatório” é tão restrito... Sistema de output, mantendo o caso das línguas faladas. Língua natural como um sistema construído socialmente por determinada comunidade. As línguas de sinais são consideradas línguas naturais para os estudos lingüísticos, pois, possuem a capacidade de gerar um número infinito de sentenças através do seu sistema convencional finito de regras. Língua natural aqui deve ser entendida como uma língua que foi criada e é utilizada por uma comunidade específica.
---------------------------------------------
A Libras como as diversas línguas naturais e humanas existentes é composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais movimentos e de pontos de articulação. Considerando os aspectos variáveis das Línguas de sinais Apresente no mínimo dois modelos de variação das Libras. A variação das Libras pode ser regional, de acordo com cada região do país. A palavra VERDE, exemplo, sofre forte diferentes variaçõese São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Dependendo dos costumes da geração. palavra “mandioca”, dependendo região país, pode ter nomes diferentes, macaxeira; aipim palavra muda, porém, significado é mesmo.Temos casos em que palavra mesma e significado se difere
---------------------------------------------------------
	O estágio de um sinal inicia por volta dos 12 meses da criança surda e percorre um período até por volta dos dois anos. Karnopp (1994) cita estudos que apontam o início do estágio de um sinal por volta dos seis meses em bebês de pais surdos adquirindo língua de sinais... Discorra educação de crianças surdas filhos de pais ouvintes. Principalmente no caso de surdos filhos de pais ouvintes, o contato com adultos surdos e aquisição da língua de sinais só ocorre na escola. E como ela nunca viu um adulto surdo a quem possa ter vínculo identificatório.
	
-------------------------------------------------------------------------
A Proposta de Stokoe de que CM, M e L são fonêmicos na ASL é uma idéia atrativa e antiga. Entretanto, o segmento em si, mais do que os aspectos de um segmento, é a unidade da ASLOs fonemas na língua portuguesa 31 unidades mínimas. Como se organizam os fonemas na Libra? Em Libras a configuração de mãos constitui unidades mínimas sem significação, os chamados fonemas. A partir da configuração de mão partem o “Movimento da mão (M)” e a “Locação
--------------------------------------------------
Explique importância diagnostico precoce da surdez conseqüências com a negligencia vem sendo discutida há muito tempo entre os pesquisadores, pois permite orientar a criança para a educação igualmente precoce e adequada ao seu tipo de deficiência., impedindo que sofra com conseqüência posteriores pela falta de estimulo auditivo sob a linguagem., a língua de sinais permitira a criança se relacionar a realizar atividades,agir e ver o mundo de forma normal.
----------------------------------------------
	Qual a importância da língua de sinais pelos surdos A maioria das vezes a criança surda não tem acesso a língua de sinais não acontecendo assim um desenvolvimento de todos os processos cognitivos da criança de pensamento abstração e comunicação, muitas crianças que apresentam dificuldades lingüísticas não tem audição prejudicada.
---------------------------- 
XVIII, Charles Michel I´Épée), um padre francês, , para qual finalidade o surdo precisava adquirir a fala?. A preocupação era no sentido de ensinar o surdo, para que pudesse trabalhar e exercer sua cidadania. A ênfase do ensino destacou-se, assim, da busca do desenvolvimento da fala para a formação

Outros materiais