Buscar

Simulado av2 PDS

Prévia do material em texto

PDS – Resumo
	 1a Questão (Ref.: 201101334765)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A amplitude de uma sequência (ou sinal de tempo discreto) é definida como o valor de cada uma de suas amostras. Se impusermos, sobre uma sequência x[n], a modificação y[n] = c.x[n], em que c é uma constante qualquer, a fim de obtermos uma outra sequência y[n], teremos realizado uma operação denominada:
		
	
	Deslocamento no tempo
	
	Acumulação
	
	Mudança na escala do tempo
	
	Compressão
	 
	Mudança na escala de amplitude
	 2a Questão (Ref.: 201101334812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No contexto de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, os sistemas responsáveis por manipular sinais, isto é, processá-los, precisam ser projetados de forma conveniente, de modo que eles estejam adequados à natureza do sinal que se deseja tratar. Neste cenário, considere as asserções a seguir.
Sinais contínuos ou, mais comumente em Engenharia, sinais analógicos, não podem ser convenientemente manipulados por um processador digital
Porque
Ele é incapaz de lidar com números que não sejam inteiros.
		
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 3a Questão (Ref.: 201101334724)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Equações de diferença podem ser utilizadas para relacionar entrada e saída de sistemas de tempo discreto. Considere, por exemplo, a equação de diferença com coeficientes constantes dada pela expressão y[n] = x[n] - 2.x[n+1] + 3.x[n-2]. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica uma propriedade do sistema de tempo discreto descrito pela equação apresentada.
		
	
	Não-linearidade
	
	Estabilidade
	
	Realizabilidade física
	
	Causalidade
	 
	Não-causalidade
	 4a Questão (Ref.: 201101334777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas a propriedades dos chamados sistemas discretos. Leia atentamente cada uma delas.
I. Se da saída obtida de um sistema de processamento for possível recuperar o sinal de entrada, diz-se que o sistema em questão é inversível.
II. Por meio de sistemas lineares e invariantes com o tempo, é possível resolver todas as classes de problemas em processamento de sinais, inclusive aqueles que, em princípio, requereriam o emprego de sistemas não-lineares.
III. Uma das consequências do uso de sistemas discretos não-estáveis para processamento de sinais é a obtenção de sinais distorcidos na saída.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, II e III
	
	III apenas
	
	II e III apenas
	 
	I e III apenas
	
	I apenas
	 5a Questão (Ref.: 201101341029)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas aos chamados ¿sistemas discretos¿. Leia atentamente cada uma delas.
 
I. Um degrau unitário de tempo discreto u[n] pode ser expresso em termos de impulsos unitários de tempo discreto[n] por meio da relação a seguir:
II. A forma geral de uma sequência exponencial é x[n] = A.n, em que A e  são números reais.
III. Uma sequência senoidal é definida pela expressão x[n] = A.cos(n + )2, em que é a frequência em radianos e é o ângulo de fase em radianos.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, II e III
	 
	I e II apenas
	
	I e III apenas
	 
	III apenas
	
	II apenas
	1a Questão (Ref.: 201408244092)
	2a sem.: Conceitos Gerais de Processo de Desenvolvimento de Software
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	No contexto da Engenharia de Requisitos, considere: 
I. O sistema deve fornecer uma entrada de dados que possibilite a inclusão de atributos de permissão de acesso às dependências da corporação por técnicos, supervisores e chefes.
II. Algumas permissões de acesso deverão ter tratamento especial para a entrada de atributos. Para este tipo de permissão, atributos excedentes a uma faixa predeterminada só poderão ser incluídos por chefes de seção. 
Em relação às assertivas acima, é correto afirmar: 
		
	
	a assertiva contida no item II é uma condição restritiva do requisito não funcional do item I. Por si só, não constitui um requisito, tanto funcional quanto não funcional.
	
	o item I trata de um requisito funcional e a ele está associado o requisito não funcional, contido no item II.
	
	o item I trata de um requisito não funcional e a ele está associado o requisito funcional, contido no item II.
	
	a assertiva contida no item II é uma condição restritiva do requisito funcional do item I. Por si só, não constitui um requisito, tanto funcional quanto não funcional.
	
	ambos referem-se a requisitos funcionais.
	2a Questão (Ref.: 201408319679)
	5a sem.: Fases
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	No processo de desenvolvimento de software, todo software passa pelas fases de análise e projeto, associadas, respectivamente, com o que deve ser feito e como deve ser feito. A partir dessa informação, avalie a opções correta.
		
	
	Na fase de análise, três modelos que devem ser considerados são: do domínio da informação, o funcional e o comportamental.
	
	O projeto arquitetural independe do paradigma de desenvolvimento.
	
	Para lidar com a complexidade do software, pode-se aplicar o princípio do particionamento, quebrando o problema em problemas menores. Esse princípio não é aplicado nas outras fases de desenvolvimento e ele não causa impacto nos custos de desenvolvimento. 
	
	O objetivo do projeto arquitetural é desenvolver uma estrutura de programa e representar os diversos fluxos de dados entre os módulos. 
	
	Na fase de projeto, dois níveis de projeto devem ser considerados: o projeto detalhado, que se preocupa com uma transformação dos requisitos em um projeto de dados e arquitetural; e o projeto preliminar, que se preocupa em aprimorar o projeto detalhado para que a implementação possa ser realizada em seguida.
	3a Questão (Ref.: 201408287422)
	4a sem.: TIPO DE ANÁLISE
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Considerando o seguinte mini mundo marque a alternativa que representa o elemento NÃO relacionado a análise estrutural: 
"A estratégia da Livraria ESTÁCIO não prevê a manutenção de livros em estoque. Todos os livros solicitados por seus clientes são, semanalmente, encomendados às editoras. As editoras e os livros comercializados são selecionados pela Direção da Livraria. Os clientes solicitam os livros pela internet a partir do código, após a análise do resumo. Os pedidos são analisados e encomendados às editoras no final de toda semana. Quando os livros são fornecidos, a livraria confere a nota de entrega da editora com a requisição, devolve as que contiverem erros e atende aos pedidos dos clientes, emitindo a faturas de cobrança. Se o fornecimento dos livros estiver correto, as faturas encaminhadas pelas editoras são registradas e pagas." 
		
	
	Código do livro.
	
	Clientes.
	
	Encomendar livros.
	
	Resumo.
	
	Livros.
	4a Questão (Ref.: 201408834418)
	3a sem.: CONSTRUÇÃO DE CÓDIGO
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Por que a forma de se criar o código dos programas pode influenciar na manutenção futura do software?
		
	
	Se o software for criado com recursos avançados, isso atrapalhará sua manutenção futura.
	
	O software criado em sua primeira versão deve ser construído de forma a facilitar sua leitura, evitando estruturas flexíveis que facilitem a mudança futura.
	
	Numa manutenção futura, é necessário avaliar o código fonte anterior antes de se fazer a alteração desejada. Assim, se o software foi construído de forma padronizada e com estrutura correta, a manutenção futura será facilitada.A manutenção futura do software depende muito mais da competência de quem fará alteração do programa do que de quem criou sua versão inicial.
	
	Numa manutenção futura, é necessário, após a alteração ser efetuada, avaliar se a versão anterior estava bem elaborada, com a utilização de padrões e com estrutura correta de desenvolvimento.
	5a Questão (Ref.: 201408460831)
	3a sem.: Atividade de Análise no Processo de Desenvolvimento de Software
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Para Sommerville, durante as atividades de requisitos e projeto, os sistemas podem ser modelados como um conjunto de componentes e relacionamentos entre esses componentes. Em geral, eles são ilustrados graficamente no modelo de arquitetura de sistema que fornece, ao leitor, uma visão geral da organização do sistema. Em relação às técnicas de análise NÃO é correto afirmar:
		
	
	A análise estruturada trabalha com foco funcional.
	
	Na análise orientada a objetos modelamos o problema usando o conceito de objeto/classe.
	
	A análise orientada a objetos trata o mundo composto por objetos.
	
	A análise estruturada tem como objetivo modelar aspectos estáticos de um problema, utilizando o modelo de objetos.
	
	A análise estruturada trabalha com três visões: funções, dados e controle.
	 2a Questão (Ref.: 201101341050)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas à análise no domínio da frequência e, em particular, às propriedades da transformada de Fourier de tempo discreto. Leia atentamente cada uma delas.
 
I. A transformada de Fourier da resposta ao impulso h[n] de um sistema discreto linear e invariante com o tempo, normalmente denotada por H(ej), recebe o nome de resposta em frequência ou função de transferência do sistema.
II. Quando um sinal x[n] é colocado na entrada de um sistema discreto linear e invariante com o tempo com resposta ao impulso h[n], o sinal de saída possuirá transformada de Fourier dada por X(ej)*H(ej), em que * denota a operação de convolução.
III. O chamado Teorema da Modulação indica, basicamente, que a convolução entre dois sinais no domínio do tempo equivale a um produto, no domínio da frequência, entre as transformadas de Fourier desses sinais.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	II e III apenas
	 
	I apenas
	
	II apenas
	
	I, II e III
	
	I e II apenas
	 3a Questão (Ref.: 201101338649)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas à análise no domínio da frequência e, em particular, a questões de convergência da transformada de Fourier de tempo discreto. Leia atentamente cada uma delas.
 
I. A condição expressa por
é suficiente para que o sinal discreto x[n] possua transformada de Fourier de tempo discreto. Isso significa que pode haver sinais que não atendem tal condição, mas que, ainda assim, possuem transformada de Fourier de tempo discreto.
 
II. O degrau unitário discreto, normalmente denotado por u[n], não possui transformada de Fourier de tempo discreto.
 
III. O chamado ¿fenômeno de Gibbs¿ não possui relação com as imperfeições observadas nos pontos de descontinuidades de um sinal reconstruído a partir de suas componentes de frequência.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, II e III
	
	I apenas
	
	II e III apenas
	 
	I e II apenas
	
	II apenas
	 4a Questão (Ref.: 201101334698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A decomposição de um sinal em somas de senóides de frequências apropriadas facilita a avaliação do seu conteúdo espectral. Dentre as alternativas abaixo, marque a única que indica a denominação que o processo descrito recebe.
		
	
	Síntese
	
	Combinação em frequência
	
	Amostragem
	
	Quantização espectral
	 
	Análise
	 5a Questão (Ref.: 201101334782)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas a propriedades dos sistemas discretos lineares e invariantes com o tempo. Leia atentamente cada uma delas.
I. A resposta de um sistema LIT, quando a entrada é uma senóide, é uma senóide de mesma frequência, com fase e amplitude necessariamente modificadas.
II. Considerando um sistema LIT cuja resposta ao impulso é denotada por h[n], a função H(ω) denota, comumente, a resposta em frequência deste sistema.
III. Sistemas LIT cuja resposta ao impulso possui duração infinita podem ser tanto estáveis quanto causais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II apenas
	
	I apenas
	
	III apenas
	 
	II e III apenas
	
	I, II e III
	 1a Questão (Ref.: 201102305740)
	9a sem.: Amostragem de sinais contínuos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As afirmativas a seguir estão relacionadas à amostragem de sinais contínuos e, particularmente, aos procedimentos de subamostragem e de superamostragem. Leia atentamente cada uma delas. 
I. O processo de superamostragem consiste no aumento da densidade de amostras de uma sequênciia, ou, noutras palavras, da diminuição do intervalo de amostragem. 
II. A superamostragem é também chamada de expansão. 
III. Quando se realiza uma superamostragem, faz-se necessário utilizar um procedimento de interpolação, a fim de que os valores das amostras intermediárias sejam estimados. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): 
		
	
	I apenas
	
	II apenas
	
	I e II apenas
	
	II e III apenas
	
	I, II e III
	 2a Questão (Ref.: 201102309600)
	9a sem.: Amostragem de sinais contínuos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A figura abaixo apresenta o esboço da transformada de Fourier de um sinal de tempo contínuo que passou por um processo de amostragem. No desenho, N denota a maior frequência presente no sinal de tempo contínuo original e s denota a frequência de amostragem.
 
 
Dentre as alternativas abaixo, marque a que identifica de forma correta o fenômeno de superposição espectal ocorrido em função de uma escolha inadequada para a frequência s.
		
	
	Quantização
	
	Filtragem
	
	Ceifamento
	
	Aliasing
	
	Limitação em banda
	 4a Questão (Ref.: 201102311924)
	9a sem.: Amostragem de sinais contínuos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um processo de amostragem de um sinal de tempo contínuo pode ser implementado por meio do produto entre xc(t), o sinal que se desja amostrar, e outro sinal expresso por
 
s(t) = (t - nT),
 
em que (t) corresponde à função (ou sinal) impulso unitário (de tempo contínuo) e T corresponde ao período de amostragem. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, marque aquela que indica o nome pelo qual s(t) pode ser corretamente identificado.
		
	
	Impulsos integrados
	
	Trem de impulsos discretos
	
	Trem de impulsos modulados
	
	Degrau unitário
	
	Trem de impulsos periódico
	 5a Questão (Ref.: 201102305762)
	9a sem.: Amostragem de sinais contínuos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As asserções a seguir estão relacionadas à amostragem de sinais de tempo contínuo e, particularmente, ao procedimento de subamostragem. Considere-as com atenção. 
Um procedimento de subamostragem pode ser entendido como um procedimento de compressão no tempo discreto 
Porque 
A diminuição da taxa de amostragem por um fator inteiro implica na retirada de amostras do sinal discreto original, fazendo com que o sinal discreto resultante contenha um número menor de amostras ou, noutras palavras, diminuindo a sua duração ao longo do tempo discreto. 
		
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 2a Questão (Ref.: 201102340142)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativasa seguir estão relacionadas a propriedades dos sistemas discretos lineares e invariantes com o tempo. Leia atentamente cada uma delas.
I. Um sistema discreto LIT com resposta ao impulso h[n] será causal se e somente se h[n] = 0, para todo n<0.
II. Um sistema discreto LIT cuja resposta ao impulso é dada por h[n] = u[n+1], em que u[n] denota o degrau discreto unitário, é causal.
III. Os filtros ideais são representados por sistemas discretos LIT não-causais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	III apenas
	
	I apenas
	
	I, II e III
	 
	II e III apenas
	
	I e II apenas
	 5a Questão (Ref.: 201102340049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas últimas décadas, os sinais discretos passaram a desempenhar um papel de grande importância na Engenharia; esses sinais podem ser convenientemente manipulados por processadores digitais de sinais. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que identifica um processo de fundamental importância na obtenção de um sinal discreto.
		
	
	Modulação
	 
	Amostragem
	
	Multiplexação
	
	Amplificação
	
	Equalização
	 2a Questão (Ref.: 201102340183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A análise no domínio da frequência é um dos princípios mais importantes em processamento de sinais. Nesse contexto, considere as asserções a seguir.
A decomposição de um sinal em somas de senóides de frequências apropriadas facilita a análise do seu conteúdo espectral
Porque
Considerando sistemas discretos LIT, cada senóide pode ser tratada em separado e o cálculo da chamada resposta em frequência, mesmo para sinais complexos, se torna mais simples.
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102340066)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica um resultado pelo qual se pode concluir que a transformada de Fourier é uma operação que conserva a energia do sinal.
		
	
	Propriedade de Diferenciação na Frequência
	 
	Teorema da Convolução
	
	Teorema da Modulação
	 
	Teorema de Parseval
	
	Propriedade de Deslocamento na Frequência
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102346397)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas à análise no domínio da frequência e, em particular, à transformada de Fourier de tempo discreto. Leia atentamente cada uma delas.
 
I. A transformada de Fourier de tempo discreto da sequência x[n] pode ser obtida por meio da seguinte expressão:
 
X(ej) =  x[n].e-jn.
 
II. A exponencial e-jn pode ser escrita como cos(n) - j.sen(n). Isso indica que a transformada de Fourier de tempo discreto de uma sequência pode ser uma função complexa de .
III. A exponencial e-jn possui período 2, isto é, e-jn = e-j(k)n, em que k é um número inteiro.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	 
	I, II e III
	
	II apenas
	
	I e II apenas
	
	I apenas
	
	II e III apenas
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201102346392)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas aos chamados ¿sistemas discretos¿. Leia atentamente cada uma delas.
 
I. Um degrau unitário de tempo discreto u[n] pode ser expresso em termos de impulsos unitários de tempo discreto[n] por meio da relação a seguir:
II. A forma geral de uma sequência exponencial é x[n] = A.n, em que A e  são números reais.
III. Uma sequência senoidal é definida pela expressão x[n] = A.cos(n + )2, em que é a frequência em radianos e é o ângulo de fase em radianos.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	III apenas
	
	I e III apenas
	
	II apenas
	 
	I e II apenas
	
	I, II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102340132)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas às propriedades de paridade e de simetria dos sinais de tempo discreto. Leia atentamente cada uma delas.
I. A parte par de uma sequência real x[n] é obtida calculando-se xe[n] = (1/2).(x[n]+x[-n]).
II. A parte ímpar de uma sequência real x[n] é obtida calculando-se xo[n] = 2.(x[n]-x[-n]).
III. Se x[n] é uma sequência de números complexos, então a chamamos ¿conjugada simétrica¿ se a relação x[n] = x*[-n] for satisfeita.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	III apenas
	
	I e II apenas
	 
	I e III apenas
	 
	I, II e III
	
	 3a Questão (Ref.: 201102346401)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sistemas discretos lineares e invariantes no tempo podem ser caracterizados pela resposta ao impulso, a qual é normalmente denotada por h[n]. Avaliando h[n], é possível indicar diversas propriedades do sistema que esta sequência caracteriza. Considere, por exemplo, um sistema discreto ao qual a resposta ao impulso
h[n] = 2nu[n]
está associada. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que indica uma propriedade que o sistema de tempo discreto descrito pela equação apresentada não possui.
		
	
	Linearidade
	
	Resposta ao impulso de duração infinita
	 
	Estabilidade (considerando o critério BIBO)
	 
	Causalidade
	
	Resposta ao impulso representada por uma sequência à direita
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102343952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere um sinal de tempo discreto x[n] representado pela figura a seguir:
 
 
Ao sinal x[n] foi aplicada uma operação que resultou no sinal de tempo discreto y[n] representado pela figura a seguir:
 
 
A partir de uma inspeção visual nas figuras apresentadas, pode-se concluir que a única alternativa, dentre as apresentadas abaixo, que identifica a relação entre y[n] e x[n] é:
		
	
	y[n] = x[n+2]
	
	y[n] = x[n-2]
	 
	y[n] = x[-n]
	
	y[n] = x[2n]
	
	y[n] = 2.x[n]
		
	
	1a Questão (Ref.: 201102346318)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a figura a seguir, relacionada ao cálculo rápido da transformada discreta de Fourier.
 
Dentre as alternativas apresentadas a seguir, marque aquela que melhor identifica a operação ilustrada na figura.
		
	
	Dizimação na frequência de uma sequência de comprimento N = 8 por um fator 2.
	
	Convolução cíclica de uma sequência de comprimento N = 8.
	
	Dizimação no tempo de uma sequência de comprimento N = 16 por um fator 2.
	
	Expansão no tempo de uma sequência de comprimento N = 8 por um fator 2.
	 
	Dizimação no tempo de uma sequência de comprimento N = 8 por um fator 2.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102344008)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As asserções a seguir estão relacionadas à análise no domínio da frequência e, em particular, a questões de convergência da transformada de Fourier de tempo discreto. Considere-as com atenção.
 
Qualquer sequência x[n] com um número finito de amostras terá uma representação em frequência
 
Porque
 
A soma
 
que corresponde à transformada de Fourier de tempo discreto de x[n], terá um número finito de termos e o resultado sempre será menor que infinito.
		
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
		
	
	
	 3a Questão(Ref.: 201102340062)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A decomposição de um sinal em somas de senóides de frequências apropriadas facilita a avaliação do seu conteúdo espectral. De forma semelhante, um sinal pode ser reconstruído a partir de suas componentes senoidais. Dentre as alternativas abaixo, marque a única que indica a denominação que este último processo recebe.
		
	 
	Síntese
	
	Quantização espectral
	
	Combinação na frequência
	
	Amostragem
	 
	Análise
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102340068)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A série de Fourier de tempo discreto é uma das ferramentas mais importantes na análise espetral de sequências (sinais discretos). Numa série de Fourier, os coeficientes estão associados a frequências cujos valores são múltiplos inteiros da frequência fundamental. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que indica os termos pelos quais as referidas frequências são identificadas.
		
	
	Componentes ortogonais
	
	Componentes fracionais
	
	Amostras temporais
	 
	Amostras espectrais
	 
	Harmônicas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102340171)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As afirmativas a seguir estão relacionadas a algoritmos para o cálculo da transformada discreta de Fourier (DFT). Leia atentamente cada uma delas.
I. Os algoritmos rápidos para o cálculo da transformada discreta de Fourier são, genericamente, denominados ¿transformadas rápidas de Fourier¿ (FFT, do inglês ¿fast Fourier transforms¿).
II. O uso de algoritmos rápidos para o cálculo de transformadas discretas de Fourier não possui uma relação direta com o custo de implementações em hardware de processadores digitais de sinais.
III. Uma das formas de se medir o custo computacional do cálculo de uma transformada discreta de Fourier é avaliar o número de adições e o de multiplicações necessários para realizar esta operação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	III apenas
	
	I e II apenas
	
	I apenas
	
	I, II e III
	 
	II e III apenas

Outros materiais