Buscar

AULA 3 ENSINO DIDÁTICO SUPERIOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
AS PRINCIPAIS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS I
RETOMANDO A CONVERSA
“A Didática tradicional se resume em dois aspectos: dar a lição e tomar a lição”.
 Mizukami (1986)
AS PRINCIPAIS ABORDAGENS 
PEDAGÓGICAS I
TRADICIONAL;
ESCOLANOVISTA;
TECNICISTA/NEOTECNICISTA ;
CRÍTICA.
ABORDAGEM ESCOLANOVISTA
A organização espacial da sala de aula deve ser mais flexível e dinâmica, favorecendo diferentes deslocamentos e/ou a movimentação dos alunos.
A avaliação enfatiza o esforço e o êxito de cada aluno, devendo estar o professor sempre pronto para reconhecê-los. Enfatiza-se mais o processo do que o produto da aprendizagem.
Em síntese, podemos afirmar que a abordagem escolanovista com suas diversas nuances tem como premissa básica colocar o sujeito, no caso mais específico, o aluno no centro do processo do fenômeno e/ou da prática educativa. Portanto, no que se refere à Didática é possível dizer que há um deslocamento de ênfase, ou seja, da ênfase no processo de ensino (tão presente na abordagem tradicional) para a ênfase no processo de aprendizagem.
As Principais Abordagens Pedagógicas II
ABORDAGEM TECNICISTA/NEOTECNICISTA
A abordagem ou pedagogia tecnicista “advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional” 
 (Saviani, 1984)
As propostas pedagógicas, orientadas pela versão tecnicista/ comportamental, estão associadas a uma abordagem sistêmica e à utilização de recursos tecnológicos. A organização racional dos meios converte-se na garantia da eficiência do processo ensino-aprendizagem, minimizando as interferências subjetivas, que podem por em risco tal eficiência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes