Buscar

A metodologia cientifica na formação acadêmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Metodologia Científica só tem agregado na carreira universitária dos estudantes, a solução dos problemas dos alunos em virtude das dúvidas, em relação a elaboração dos trabalhos científicos de maneira adequada, sabendo ponderar entre o certo e o errado. O meio alternativo, que veio para auxiliar o estudante a ser capaz de criar um conteúdo com contingência, sistematicidade, exatidão, demonstrável e com qualidade.
Em sua metodologia, são utilizados métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. São envolvidos muitos pensadores e filósofos, para o embasamento da ciência ao conhecimento aplicado. Essas devidas referências, são essenciais na verificação e na procura. Logo, foram surgindo várias teorias, ou pode-se dizer métodos.
A investigação científica na formação acadêmica na área de medicina veterinária tem motivado vários estudantes, pois ela fornece técnicas, e objetivos para um bom trabalho. E como ao fim do período do curso, necessita de um trabalho de conclusão de curso (TCC), o educando já dispõe de um conhecimento, de como elaborar o mesmo. O formando já tem ao longo da sua trajetória a experiência, uma formação de princípios, está sempre estimulado a aceitar novas estratégias, tem consciência sobre o que não pode ser averiguado, não é recebido pela ciência.
Em virtude do que foi dito, ela ajuda o aluno a escolher o assunto da sua pesquisa, e apresenta-lo de modo estruturado, desenvolvendo bem os seus projetos científicos, ajudando o estudante a sistematizar as suas produções. Logo, de modo simples e preciso, sem ambiguidades. Um bom exemplo sobre o assunto é “ o que fazer” e “como fazer” o primeiro mostra a direção a ser seguida, e o segundo por sua vez, é alcançar o objetivo proposto.
Em suma, a metodologia científica se preocupa com a produção do conhecimento, e também com a estrutura dos trabalhos acadêmicos. Sem ela, os acadêmicos indagariam sem as devidas respostas. Tem uma influência fundamental na formação do aluno e do profissional. É a base de como se deve proceder uma elaboração de um estudo, seja artigo, tese, monografia. Para ela, não basta apenas apresentar os resultados, mas as etapas que levaram a isso. Dessa forma, o propósito é fazer o estudante refletir, entender o seu próprio pensamento, capacitando-o a distinguia a verdade e o erro. E também habilita-lo a ler mais, a formar suas próprias opiniões.

Outros materiais