Buscar

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ATIVIDADE DISCURSIVA 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
Disciplina: Ética, Política e Sociedade. Curso/Semestre: Administração - 3ºN
Docente: Bárbara Cabral Data: 20/05/2018
Discente: Mônica Tayse Mamedio Guimarães da Silva
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
 John Locke (1632 – 1704) foi um filósofo inglês que representou de forma destacada o empirismo, teoria que afirmava ser o conhecimento determinado pelas experiências vivenciadas pelo indivíduo, que gerou uma grande contribuição posterior para o surgimento dos ideais do liberalismo e do iluminismo. Locke destaca-se com a teoria das ideias e pelo postulado da legitimidade da propriedade inserido na sua teoria social e política, essas teorias além de formar as bases do pensamento liberal auxiliaram na construção da ideologia do capitalismo.
 Para Locke: “Todo ser humano detém a propriedade de si mesmo, sobre esta ninguém mais pode ter qualquer direito”, assim reconhece três direitos como naturais a todo ser humano: A vida, a liberdade e a prosperidade. Em suas obras Locke se opõe ao autoritarismo individual, político e religioso, onde os indivíduos buscam preservar seus direitos atuando como juiz e executor de leis naturais. Surge assim seus ideais democráticos de Estado objetivando evitar o caos, através de Leis que devem garantir o livre exercício da propriedade, da palavra e da iniciativa econômica, “Onde não há Lei, não há Liberdade” (John Locke).
 Também chamado de filósofo contratualista por defender a utilização de um contrato social para garantir a liberdade e a igualdade em negociações que envolvessem bens (propriedade) e indivíduos, fez com que o Estado de natureza passasse a Sociedade Político e Civil, fundamentando as bases do capitalismo, a partir dessas teorias ocorreram mudanças administrativas nas terras feudais, com arrendamentos de terras e remuneração da mão de obra (os primeiros salários), junto a essas primeiras mudanças surgia uma classe de comerciantes e artesãos que viviam a margem da burguesia e iniciavam assim as práticas comerciais e a constante busca por lucros cada vez maiores, fato este que fazia com que crescesse também as diferenças econômicas e culturais.
 O Capitalismo essencialmente utiliza os ideais de Locke, pois, necessita da propriedade privada e da liberdade entre as pessoas para se fundamentar na ideia de um mercado livre, onde é permitida a livre concorrência. Os princípios defendidos por Locke desencadearam revoluções, pois, ao defender a autonomia das instituições políticas criticava o autoritarismo monárquico. A destacar temos a Revolução Inglesa que como resultado trouxe pela primeira vez a realeza submetida aos interesses políticos beneficiando diretamente os burgueses nacionais, que anos mais tarde fortaleceu ainda mais o capitalismo com a Revolução Industrial, que como resultado teve a intensificação do progresso comercial, industrial e tecnológico. Até os dias atuais temos como consequência a forte integração de mercados, com a globalização mundial.
 Os ideais de Locky continuam vivos e regem a sociedade até os dias atuais junto às maiores economias mundiais capitalistas em que o Estado, representado por seus governos de direito buscam justificar as ações em prol da defesa e manutenção das garantias da sociedade. “Todo Governo não possua outra finalidade a não ser de conservação da propriedade”. John Locky 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SOUSA, Rainer em “Origem do Capitalismo”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/origem-capitalismo.htm. Acesso em 20/05/2018.
FRAZÃO, Dilva em “Biografia de John Locke”. Disponível em: https://www.ebiografia.com/john_locke/. Acesso em 20/05/2018.
AZZI, Rafael em “Onde os liberais e o Estado policial se encontram”. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/onde-o-liberais-e-o-estado-policial-se-encontram-8320.html. Acesso em 20/05/2018).

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes