Buscar

banner pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METAS E CRONOGRAMA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
INCORPORAÇÃO DA CINZA DO CAROÇO DE AÇAÍ EM FORMULAÇÕES DE CERÂMICA ESTRUTURAL
 Ariele Simões; Welleson Monteiro; Ellen Oliveira; Leandro Diniz; Cesar Filho; Danyele Minto.
arielebsimoes@gmail.com
Palavras-chave: cinza; açaí; sustentabilidade; cerâmica estrutural.
REFERÊNCIAS
Para a construção civil, os materiais cerâmicos estão entre os mais empregados tradicionalmente. No entanto, o setor cerâmico possui uma série de problemas econômicos, ambientais e de qualidade dos produtos fabricados (BIOLO, 2005). Visando controlar e melhorar a qualidade e as propriedades do produto final, há alternativas de adições de resíduos sólidos à massa cerâmica, em busca de seu aperfeiçoamento (SPERB, 2016).
Uma das alternativas de adição é a cinza do caroço do açaí, visto que o açaí gera muito rejeito, pois o seu caroço constitui cerca de 83% do fruto e é um material orgânico rico em carbono (MARINS et al., 2014). Assim, este trabalho visa incorporar a cinza do caroço de açaí em diferentes quantidades na cerâmica vermelha, a fim de analisar as propriedades físicas, químicas e mecânicas da mesma.
O desenvolvimento se da a partir da calcinação do caroço do açaí, transformando o mesmo em cinzas; logo após moer e peneirar, de forma a induzir que as cinzas apresentem granulometria adequada de 150 µm (100 mesh Tyler). A argila e o caulim selecionados para o projeto deverão ser processados (britados, moídos e peneirados) de forma a apresentarem a granulometria estabelecida acima. Deverão ser realizados corpos de provas e testes de resistência física e mecânica, de acordo com as normas , de forma a comprovar a eficiência da adição das cinzas na formulação de cerâmicas estruturais. 
De acordo com Xavier(3) (2005), na cidade de Belém é desperdiçado cerca de 360 T de caroços de açaí por dia, criando um grave problema ambiental, haja vista que, o aproveitamento do caroço do açaí pode ser inserido no contexto de desenvolvimento sustentável, uma vez que deixará de agredir o meio ambiente, podendo promover o desenvolvimento da região.
O desenvolvimento de uma tecnologia ecológica, de acordo com Straub (4), é uma necessidade para a proteção ambiental em todo o mundo, onde se busca novos materiais que sejam ecologicamente mais corretos. Também é importante evitar a geração de resíduos agressivos ao meio ambiente, fazendo com que as peças descartadas não se avolumem em aterros, mas possam ser recicladas. 
Resultados obtidos em Artigos utilizados em Revisão Bibliográfica: 
Fazer a coleta dos caroços de açaí; 
Realizar os procedimentos necessários para a incorporação do mesmo à formulação de cerâmicas estruturais;
Realizar testes comparativos entre cerâmica estrutural comum e os corpos de prova da cerâmica adicionada da cinza do caroço do açaí;
Elaboração de Protótipo;
Elaboração de gráficos dos resultados obtidos;
Análise da sustentabilidade, das vantagens sociais, ambientais e econômicas do projeto;
Apresentação do Protótipo.
FRAGOSO,A. C. M, ALCANTARA; L.V.;SILVA ,C. de P., Vívian Evelyne Silva ARAUJO, V.E.S.; SOUZA, M.J.R.; Minimização de impactos ambientais causados pelos caroços de açaí: o caso Telha Forte. Artigo, 2014. PEREIRA, P. C. V.; A utilização do caroço do açaí na criação de novos produtos. Artigonal, 2012. L.F.B. Marins; M.C. Freitas; J. H. A. Vieira; A. A. Rabelo; E. Fagury Neto; Incorporação da cinza do caroço de açaí em formulações de cerâmica estrutural. Artigo, 2014.
Competição de Projetos Inovadores e Sustentáveis
Faculdade Metropolitana de Marabá 
PROJETO E DIMENSIONAMENTO

Outros materiais