Buscar

TEXTO 3 Tabus alimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tabus alimentares: superstições que sobrevivem ao tempo?
	
	
	Tabus alimentares são crenças que ouvimos desde a infância e geralmente se referem à alimentação e à combinação de certos tipos de alimento que seriam prejudiciais à saúde. Esse tipo de informação passa de pai para filho e, às vezes, não apresenta nenhuma verdade. Não devemos, no entanto, confundir tabus alimentares com hábitos culturais ou mesmo com algumas proibições provenientes de dogmas religiosos, como o fato de os judeus não comerem carne suína, de alguns protestantes serem adeptos das dietas vegetarianas ou de os católicos não comerem carne vermelha na Sexta-Feira Santa. Os tabus geralmente se originam da cultura de um povo ou de uma região e acabam se tornando "verdades". Essas proibições são, segundo Marvin Harris, "respostas culturais a problemas de adaptação ecológica". Além disso, esse antropólogo afirma que "muitos estudiosos de culturas e superstições afirmam que as sociedades proíbem certas classes de alimentos, pois classificá-las em comestíveis e não-comestíveis significa classificar uma experiência no mundo". Vamos verificar as origens e as verdades de alguns tabus.
 Manga com leite mata? Na época da escravatura, a alimentação dos escravos era muito precária. Para matar a fome, eles costumavam colher frutas dos pomares e comê-las à noite, longe dos olhares dos feitores das fazendas. Quando os senhores descobriram esse fato, aproveitaram-se da ingenuidade dos escravos e passaram a ensinar-lhes uma quadrinha que dizia: "Fruta de manhã é prata, de tarde é ouro e de noite mata!" E como eles recebiam leite como alimentação noturna, a mistura desses dois alimentos se tornou um tabu. Mas, do ponto de vista da nutrição, a combinação de manga com leite é muito saudável, pois a manga é rica em vitaminas e minerais e o leite, em proteínas e vitaminas, formando, assim, uma bela dupla.
 Melancia com vinho empedra no estômago? A melancia é uma fruta rica em água, vitaminas A e C, potássio e outros minerais. A crença de que a melancia seria uma fruta indigesta provém da sua composição, pois ela contém fibras insolúveis que estão presentes na polpa e que possuem a propriedade de aumentar a peristalse, ou seja, os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Mas nada disso é verdade. A maior parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. 
 Comer carne e peixe na mesma refeição encurta a vida? Tanto a carne bovina como o peixe são ótimas fontes de proteínas e, portanto, indispensáveis para uma alimentação equilibrada e saudável. Comê-los na mesma refeição não fará nenhum mal à nossa saúde. Mas o excesso de proteína na nossa alimentação, como ocorre na dieta das proteínas, é nocivo, pois, como tudo na vida que é feito com exagero, pode fazer mal. A sobrecarga dos rins, por exemplo, é uma das conseqüências desse tipo de dieta. O mesmo se aplica às pessoas que ingerem uma quantidade enorme de ovos, como os fisiculturistas, que, segundo a literatura, podem chegar a consumir 30 ovos por dia. Entretanto, é importante saber que a falta desse tipo de alimento pode causar desnutrição, anemia e outras doenças provenientes da carência de nutrientes e vitaminas. 
 Cachaça com leite talha dentro da gente? Esse ditado se originou do espanhol: la leche con el vino tornase venino. O leite era considerado pelos europeus um alimento completo. E misturá-lo a qualquer outro não era muito agradável ao estômago estrangeiro. Pensava-se que o álcool "talharia" o leite, que ficaria petrificado nas entranhas, atrapalhando o curso do sangue, obstruindo a circulação e causando congestão e asfixia. Esses são alguns tabus alimentares, entre outros que existem por aí. 
O que são tabus alimentares? E, como se originou? 
Se você tem ou conhece alguns, descreva-os.

Outros materiais