Buscar

atividade discursiva etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O liberalismo é um conjunto de princípios e teorias politicas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade politica e economia. A principal ideia do liberalismo é a ideia de que para que uma sociedade funcione é necessário que haja de fato a liberdade politica e econômica.
Este pensamento teve como antecedentes a revolução inglesa, onde o grande iluminista John Locke e o teórico do processo liberal Adam Smith, principais nomes deste modo de pensar, levaram a ideia de propriedade e liberdade.
Então trabalharam a expressão de “mão invisível no mercado” que consistia em alta regulação do próprio mercado em relação às atividades produtivas, afirma que não se deve haver intervenção estatal, pois o mercado por si próprio se auto regulariza.
Tiveram como principais características: a defesa da propriedade privada, por se tratar de liberdade politica e econômica; a liberdade econômica, representada pela livre concorrência, pois os fatores econômicos devem concorrer-se livremente; a mínima participação dos estados nos assuntos econômicos da nação, que a intervenção dos estados nos assuntos econômicos seja a menor possível, que o estado deveria se preocupar com os assuntos administrativos e não econômicos e a igualdade perante a lei, a igualdade de todos perante a legislação.
Mas contemporaneamente como característica do final do século xx, surge o Neoliberalismo, consistindo em uma corrente de pensamento que se adequa aos ideais liberalistas surgidos naquela época na Europa, uma doutrina econômica que defende a não intervenção do estado na economia, ou seja, o Estado não deve participar das atividades econômicas, nesta fase nem mesmo de forma mínima é um liberalismo levado a uma potencia maior, também prega total liberdade de comercio, de livre concorrência, que seria responsável pelo crescimento econômico e social de um País. 
As características do Neoliberalismo são semelhantes ao do antigo liberalismo e são: o estado mínimo; a intervenção mínima também no mercado de trabalho, que deve se regular pela oferta e a procura pelas leis de mercado; politica de privatização de empresas estatais; ênfase na globalização, vista também como algo fundamental ao desenvolvimento dos países; adoção de medidas contra protecionismo econômico; ênfase a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços, para regularem os preços de uma maneira geral e a defesa dos princípios econômicos do capitalismo, que seria uma forma de garantir que o capitalismo se desenvolvesse nesses países.
As principais consequências e criticas desse modelo é que se torna uma excludente que beneficia principalmente as grandes potencias econômica e as empresas multinacionais e não necessariamente os países que mais necessitariam, os países mais pobres acabam não obtendo ou recebendo tais benefícios.
Como consequência os países pobres acabam sofrendo, pois acaba ocorrendo privatização de setores que antes eram estatais e isso acaba levando a um aumento do custo deste serviço o que encarece a vida de quem pertence a esses países menos desenvolvidos. E ainda apontam o Neoliberalismo como um dos fatores responsáveis pelo desemprego, pelos baixos salários e principalmente pelo aumento das diferenças sociais e pela dependência do capital internacional, gerando ainda mais dividas á esses países.

Outros materiais