Buscar

SLIDE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História da Construção Sustentável 
 1. Mais o que é ser sustentável ? 
Se você sabe a resposta não fique calado!
 Ser sustentável é ... 
 ... Olhar o presente sem perder de vista o longo prazo, buscando formas de equilíbrio de crescimento econômico, desenvolvimento humano e proteção do meio ambiente. 
E a sustentabilidade então ? 
 
 Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: 
 Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
	Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade humana.
A sustentabilidade 
 Já faz algum tempo que a bandeira da sustentabilidade tem sido erguida nas mais diversas esferas da sociedade. Ela reflete a consciência sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente e pouparmos ao máximo os recursos naturais.
 Por que a sustentabilidade está em foco ??
Infelizmente a maioria acha que o conceito de sustentabilidade é só reciclagem, economia de água e energia, mas não sabem que isto só faz parte do contexto. Aplicando a teoria dos 3R´s -reduzir, reciclar, reutilizar é visível o quão ampla é a sustentabilidade e o quão objetivo é seu conceito. Não devemos acabar com a água por que? não devemos acabar ou destruir ou inutilizar a fonte de sustento por que? As sociedades futuras como ficam? filhos netos bisnetos ... o que deixaremos para eles de herança? Se não reduzirmos a poluição, se não reciclarmos materiais, se não os reutilizarmos o descarte não se torna maior? a que nível chegará a degradação do meio ambiente se os 3R´s não forem respeitados?
Os seres humanos perceberam que estão conectados ao restante do planeta e que quanto mais ele for agredido, mais essa agressão retorna ao seres humanos em forma de desastres ambientais.
A partir dessa constatação o mundo passou a discutir o assunto em conferências, congressos e encontros internacionais e muitas coisas boas resultaram disso. 
Uma delas foi a Construção Sustentável.
 Ih !!! É por isso então.
Mas o que é mesmo uma Construção Sustentável ? 
Construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de medidas adotadas durante todas
as etapas de uma obra que visam a sustentabilidade da edificação. Através da adoção dessas medidas é possível minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente além de promover a economia dos recursos naturais e a melhoria na qualidade de vida dos seus ocupantes.
De onde começou a ideia de Construção Sustentável? 
2. Crise do Petróleo na Década de 70 
O custo da energia ficou muito elevado nos países onde era produzida através da queima de petróleo; 
Busca pela redução do consumo; 
Foi a primeira preocupação massificada com o 
 desempenho e com a eficiência para utilizar de forma
 otimizada os recursos naturais..
Limite de velocidade de 89 km/h em 1973 como medida de 
 economia de combustível;
Conferência de Estocolmo ou Declaração sobre o Ambiente Humano de 1972;
 
3. Década de 80 
Muitos edifícios tiveram seus sistemas de ventilação e seus níveis de iluminação reduzidos;
Síndrome do Edifício Doente (Building Sick Syndrome) – 1984; 
“Desenvolvimento sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”.
Relatório de Bruntland: Nosso Futuro Comum (1987)
“Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas"
“Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia. No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos. Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”
4. Carta da Terra
 Documento idealizado pela ONU em 1987 para defender os interesses sustentáveis ,a paz e a justiça sócio econômica; 
Se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Consequentemente ela oferece um novo marco integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável;
‘’Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.’’
5. Década de 90
Desenvolvimento e maturidade dos conceitos 
de sustentabilidade;
Rio-92; 
Agenda 21;
Foi também nesta década que surgiu o primeiro sistema de certificação ambiental de edifícios: Sistema BREEAM. Evolução da sustentabilidade na construção civil e dos sistemas de certificação. Desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), o Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), foi a primeira ferramenta a tentar integrar o novo conceito de sustentabilidade de uma forma sistemática no desenvolvimento dos projetos e na construção dos edifícios. 
Sistema LEED- Leadership in Energy and Environmental Design.
6. Sistema BREEAM
Criado na Inglaterra em 1992; 
Chegou ao Brasil em 2011;
O Breeam é interessante para habitações sociais porque torna-se mais barato na medida em que o conjunto de construções aumenta.
Classifica-se em gestão, saúde e bem estar, energia, transporte, materiais, resíduos, água, utilização do solo e ecologia e poluição;
Fácil adaptação para diversas zonas climáticas e o acúmulo de pontos por meio de certificações locais; 
A idéia do Breeam é justamente estimular a construção de lotes maiores.
7. Sistema LEED- Leadership in Energy and Environmental Design
Nasceu nos EUA em 1998; 
O objetivo era fazer com que o edifício possuísse um desempenho mínimo e equilibrado nas várias áreas de impacto ambiental, antes de permitir a um edifício ambicionar uma certificação ambiental; 
Caracteriza por: localização sustentável; proteção e eficiência; energias renováveis; conservação de materiais e de recursos naturais e qualidade do ambiente interior;
Do ponto de vista social, o selo LEED representa mais conscientização, segurança e saúde dos trabalhadores e ocupantes. Há um aumento do senso de comunidade que se transforma em satisfação e bem estar dos usuários.
Bank of America Tower, One Bryant Park, New York, EUA
Primeiro edifício a receber a certificação LEED; 
A maior parte das matérias-primas utilizadas em sua construção são provenientes de fontes renováveis e recicláveis;
O projeto da torre de escritórios, concluída em 2009, custou US $ 1 bilhão, tem 54 andares, 365 m de altura e 196 mil m² de área;
O concreto foi composto por 45% de escória (subproduto dos altos fornos), e 55% de cimento, eliminando parte do CO2 emitido na produção do cimento; o reuso das águas pluviais e a maximização da energia do sol e da luz natural para iluminar os interiores, graças à transparência do vidro e de seu isolamento, reduziram os custos com energia elétrica
8. Aqui estão exemplos de construções sustentáveis 
Crystal Islando, Moscou: exemplo de construção sustentável
Crystal
Islando, Moscou: exemplo de construção sustentável
Crystal Islando em Moscou - Rússia
Essa belíssima construção produz sua própria energia elétrica, por meio das energia solar e eólica, abastecendo a sua capacidade interna para 30 mil pessoas.
Masdar, Abu Dhabi – Emirados Árabes
A eco- cidade de Abu Dhabi é toda planejada com características sustentáveis. 
Seu projeto inclui objetivos como geração zero de resíduos e também emissão zero de CO2, priorizando o transporte público para seus habitantes. 
É apresentada como o protótipo da cidade ecológica do futuro...
Pearl River Tower, na China: energia limpa
O arranha céu tem 303 metros de altura distribuídos em 69 andares. 
Porém o diferencial do Pearl River – projeto do escritório de arquitetura americano Skidmore, Owings & Merrill – é o uso de uma tecnologia inovadora que auxilia na limpeza do ar da cidade. 
Além deles, aerogeradores – imensos ventiladores – captam energia eólica que, combinada com o trabalho de painéis solares, são responsáveis por cerca de 40% da energia elétrica consumida pelo edifício. 
Há ainda coletores de umidade e de água da chuva para o abastecimento interno também.
E para concluir ;
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países.
Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato a qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
A construção sustentável ou bioconstrução "deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade, devendo aplicar o desenvolvimento tecnológico para a concretização de uma maior poupança energética e a diminuição dos resíduos, sem esquecer o aspecto estético, um dos vários fatores que determinam a habitação".
Saiba que ...
Agredir o meio ambiente é agredir a si próprio.
Não adianta ficar aí sentado se perguntando o que fazer agora que você sabe de tudo isso.
Faça a sua Parte!
 O meio ambiente agradece
 E os seus filhos e netos também! 
Sustentabilidade 
RUMO A ECOEFICIÊNCIA! 
Componentes 
Ana Paula Martins Gonçalves Silva ;
Fernanda dos Santos Costa;
Giulia Kézia Santos;
Matheus Sousa ;
Maria Helena Araújo Silva;
Marcela Madeira de Sousa; 
Thiago Morais Lima; 
Victoria Maria Santos Silva. 
Referências 
http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/nosso-futuro-em-comum-conheca-o-relatorio-de-brundtland/
https://www.webartigos.com/artigos/da-historia-da-sustentabilidade-a-evolucao-tecnologica-na-construcao-civil/98220
http://obrassustentaveis.com.br/sustentabilidade/selos-e-certificacoes/92-o-que-e-a-certificacao-leed-e-como-obter
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2015/agosto/selo-breeam-de-construcao-sustentavel-pode?tag=arquitetura-e-construcao
http://obrassustentaveis.com.br/sustentabilidade/77-historia-da-sustentabilidade
https://sustentarqui.com.br/dicas/evolucao-da-sustentabilidade-na-construcao-civil-e-dos-sistemas-de-certificacao/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando