Buscar

teoria da comunicaçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Em acordo com o modelo circular da comunicação proposto pelo grupo de pesquisadores da Escola de Paulo Alto, pode-se afirmar:
		
	
	O emissor exerce um poder sobre o receptor, o que se justifica pela ocorrência do agendamento midiático (agenda setting).
	 
	O receptor é passivo, já que os meios de comunicação de massa não contam com uma ferramenta de interação possível entre emissor e receptor.
	
	O emissor é alienado, já que produz mensagens sem considerar as demandas da sociedade.
	 
	O receptor é tão importante quanto o emissor para que a construção de sentido seja possível.
	
	O receptor é alienado, já que estão subjugados pela lógica de mercado imposta pelos meios, considerando que estes estão associados à classe industrial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703354249)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos Estados Unidos, a partir de 1930, começou a se desenvolver um tipo de pesquisa voltada para os meios de comunicação de massa, particularmente para seus efeitos e funções, que teriam inaugurado ¿ ou marcado - o ¿nascimento¿ da teoria da comunicação, sendo seus fundadores Paul Lazarsfeld, Harold Lasswell, Kurt Lewin e Carl Hovland.
(ARAÚJO, Carlos Alberto. A pesquisa Norte-Americana In: HOLFELDT, Antônio e outros (orgs.). Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis: Ed. Vozes, 9ª edição, 2010).
 
Os estudos acima que inauguram os estudos da comunicação foram reconhecidos pelo título de:
		
	
	Teoria Crítica da Comunicação.
	 
	Mass communication research.
	
	Cultural research.
	
	Marketing research
	
	Mass media research.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702367887)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paradigma dirá também sobre certos "ideários científicos" de acordo como Trinta e Polistchuk. Nesse sentido podemos afirmar que:
		
	
	São expressamente representados por aporias desenvolvidas e modelos propostos que envolvem problemas, mas não soluções apresentadas
	 
	Não são expressamente representados por teorias desenvolvidas e modelos propostos que envolvem problemas e soluções apresentadas
	
	São expressamente representados por teorias intuídas e modelos propostos que nãoe envolvem problemas, mas sim soluções apresentadas
	 
	São expressamente representados por teorias desenvolvidas e modelos propostos que envolvem problemas e soluções apresentadas
	
	São expressamente representados por falsas teorias desenvolvidas e modelos propostos que não envolvem problemas nem soluções apresentadas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703077217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a:
		
	
	Newsmaking.
	
	Informação.
	 
	Agenda Setting.
	
	Gatekeepers.
	
	Notícia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703077219)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram os rumos dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Pode-se associar a esse teórico uma famosa expressão do campo comunicacional:
		
	
	Comunicação em duas etapas.
	
	Interacionismo Simbólico.
	
	Indústria dos conteúdos.
	
	Imperialismo Cultural.
	 
	O meio é a mensagem.

Outros materiais