Questões de provas
8 pág.

Questões de provas


DisciplinaHistória da América I1.760 materiais51.828 seguidores
Pré-visualização3 páginas
APOL
Questão 1/5 - História da América 
Atente para a seguinte citação:
\u201cOs indígenas foram derrotados também pelo assombro. O imperador Montezuma recebeu, em seu palácio, as primeiras notícias: um grande \u2018monte\u2019 andava mexendo-se pelo mar.[...] Os estrangeiros traziam \u2018veados\u2019 nos quais montavam [...]. Por todas as partes tinham o corpo envolto, somente as caras aparecem. Montezuma acreditou que fosse o deus Quetzalcóalt que voltava\u201d.
A partir da citação acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, leia as seguintes afirmativas sobre os motivos que levaram ao fim da Civilização Asteca:
I. A visão de mundo de Montezuma, ligada à sua crença, fez com que ele não oferecesse resistência a sua prisão pelos espanhóis
II. Cercados pelos espanhóis, os astecas sofreram com a falta de alimentos e água. Para agravar a situação, foram vítimas de uma epidemia de varíola.
III. Foram somente as questões climáticas e pragas que prejudicaram as lavouras e levaram à dizimação da civilização asteca pela fome.
IV. Uma vertente de pensamento defende a ideia de que os astecas já se encontravam em crise interna, quando os espanhóis chegaram ao seu território.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV apenas.
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 2/5 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cPensar a Inconfidência Mineira com objetividade envolve pensar as condições econômicas, sociais e políticas da época, nas quais estavam inseridos os inconfidentes e, portanto, seus interesses imediatos e a mais longo prazo\u201d. 
Por serem de diferentes ocupações, os inconfidentes não concordavam a respeito de algumas ideias De acordo com o fragmento dado e os conteúdos abordados no livro-base: História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, os inconfidentes divergiam:
	
	A
	em relação a libertar a colônia do domínio português.
	
	B
	sobre a cobrança da derrama (aplicação forçada de impostos) e a organização do movimento.
	
	C
	em relação às políticas implantadas pela Coroa Portuguesa e a aplicação da derrama.
	
	D
	quanto à administração da colônia e ao pagamento dos impostos.
	
	E
	em relação ao apoio à monarquia constitucional ou ao regime republicano e
 ao fim da escravidão.
Questão 3/5 - História da América 
Leia a passagem de texto a seguir:
\u201cPara viabilizar o governo português no Brasil, no entanto, não bastava apenas a instalação de seu aparato burocrático. Era preciso também pôr fim ao monopólio comercial a que desde o início da colonização estivera sujeita a colônia portuguesa na América\u201d.
Partindo da passagem acima e dos conteúdos abordados no livro-base: História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que apresenta corretamente a postura econômica adotada por D. João ao chegar ao Brasil:
	
	A
	Distribuição de lotes de terras às elites coloniais em troca de acordos comerciais.
	
	B
	Reforço das regras do pacto colonial.
	
	C
	Assinatura de tratados comerciais que beneficiaram, especialmente, a Inglaterra.
	
	D
	Promoção de uma diversificação das atividades econômicas no Brasil.
	
	E
	Incentivo à industrialização da Colônia, em especial da indústria têxtil.
Questão 1/5 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cMercantilismo: doutrina econômica que caracterizava o período histórico da revolução Comercial (séculos XVI-XVIII) marcado pela desintegração do feudalismo e pela formação dos Estados nacionais. Defende o anúncio de divisas em metais preciosos pelo Estado por meio de um comércio exterior de caráter protecionista 
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, leia a seguir as sentenças que apresentam afirmativas a respeito do Mercantilismo:
I. Forte intervenção do Estado na economia.
II. Desenvolvimento do comércio e das manufaturas para fortalecer o tesouro real.
III. Balança comercial favorável. Em busca por novos mercados, a política econômica estava diretamente relacionada ao expansionismo.
IV. Livre-comércio. 
Estão corretas apenas as sentenças:
	
	A
	I, III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 3/5 - História da América 
Leia o trecho a seguir: 
\u201cÀ Guerra dos Sete Anos seguiram-se tempos difíceis. Homens desempregados e privados de dinheiro desejavam formar novos lares além das montanhas [...]. O comércio ia mal e o dinheiro vivo era escasso; ainda assim, a Coroa escolheu esse momento para tirar das colônias ouro e prata através da coleta de novos tributos, rigidamente postos em vigor\u201d. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências relacione as leis aplicadas pela Coroa Britânica em suas colônias com as explicações e descrições dessas mesmas leis: 
1. Lei do açúcar.
2. Lei do selo.
3. Lei da moeda.
4. Lei Townshend.
5. Lei do chá. 
(  ) De acordo com essa lei, a colônia não poderia mais emitir papéis de crédito, restringindo a autonomia econômica das colônias.
(  ) Todo material impresso estava sujeito a essa lei, que, para circular, teria que estar de acordo com a exigências da Coroa.
(  ) Determinou o aumento das taxas alfandegárias sobre produtos britânicos importados pela colônia na América.
(  ) Foi a primeira aprovada, com objetivo de aumentar a receita das colônias. O valor arrecadado serviria para o custeio de administração da colônia. A intenção era coibir o contrabando e tornar restrito o comércio deste produto da colônia, que só poderia comprar das Antilhas inglesas, caso contrário duras taxas eram impostas.
(  ) Por essa lei, o consumo só poderia ser realizado do produto inglês, para isso a Companhia das Índias Orientais Inglesa, que era a detentora do monopólio, reduziu seu preço de modo a desestimular a compra do produto holandês. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 5
	
	B
	3 \u2013 2 \u2013 4 \u2013 1 \u2013 5
	
	C
	1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 4 \u2013 5
	
	D
	5 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 3 \u2013 4
	
	E
	2 \u2013 3 \u2013 5 \u2013 1 \u2013 4
Questão 4/5 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cNão há poder sem a vontade de Deus: todo governo seja qual for sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado: revoltar-se contra ele é cometer um sacrilégio\u201d. 
A partir da leitura do fragmento acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que indica a qual tipo de governo o texto se refere.
	
	A
	Monarquia Constitucional.
	
	B
	Monarquia Absolutista.
	
	C
	Governo Democrático.
	
	D
	Monarquia Teocrática.
	
	E
	Governo Republicano.
Questão 5/5 - História da América
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cImediatamente em seguida ao açúcar, quanto à sua importância, a lavoura do fumo ocupa o segundo lugar na economia colonial. Esta importância, como ocorre com o açúcar, advém do papel que assume o comércio de exportação\u201d. 
Considerando a leitura do trecho acima e os conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências em relação à produção do tabaco, leia as afirmativas abaixo:
I. O tabaco passou a ser produzido quando a economia açucareira entrou em crise, embora em menor escala.
II. O tabaco era comercializado, apenas internamente, usado para troca de produtos entre regiões.
III. O tabaco começou a ser produzido em todo litoral da colônia.
IV. O tabaco era um produto de boa aceitação, pois podia ser utilizado como moeda de troca no comércio de escravos. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.