Buscar

1 Atividade Historia metodologia e ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GISLEINE CRISTIANE ZAMPOLO
RA: 87512
DISCIPLINA: “HISTÓRIA: METODOLOGIA E ENSINO”
Prof.ª MÁRCIA ELISA TETÉ RAMOS
1 - ATIVIDADE AVALIATIVA
1. O que se valorizava da História quando esta começou a ser ensinada no Brasil no século XIX? Por quê? (4,0)
R: A história como disciplina autônoma surgiu no século XIX na França, com a finalidade de criar a genealogia da Nação e o Estado da mudança, o papel principal da história seria construir o passado, focando em reis, revelando heróis e fatos marcantes. A metodologia utilizada era a tradicional, que tinha como princípio levar os alunos, a saber, datas e fatos na ponta da língua, baseada em utilização de livros, raramente possuíam imagens, o livro didático é considerado o grande vilão dessa visão de ensino, retratando sempre grandes heróis, datas importantes e fatos políticos. Naquele período não eram todos os tipos de fontes que eram aceitas pelos historiadores e os cientistas, era somente a escrita. Durante séculos, os homens se valeram de narrativas para explicar os acontecimentos do passado. Nesse sentido, podemos asseverar que todo conhecimento histórico é composto por uma teoria que fundamenta a sua escrita, e podemos concluir que sem teoria da história não existe nem pode existir a história (PAGÉS, 198, p.12). Na segunda metade do século XIX, a história como ciência definiu o que seria seu método de análise documental, buscando investigar a autoria, a data e local, e as condições da produção do registro do fato. No final do século XIX a educação Brasileira foi marcada pelas lutas envolvendo reformulações curriculares.
2. Quais as mudanças deste ensino de História que se apresentava no século XIX para o ensino de História na contemporaneidade? (4,0)
R: A História Contemporânea é o período mais recente da história da humanidade sendo a fase atual que estamos vivendo da história da humanidade, nos dias de hoje os historiadores e cientistas exploram várias fontes, onde diferentes fontes podem ser usadas para a produção de conhecimentos sobre história, para que possam compreender a história como sendo em fruto de transformação, ou seja, fonte oral, escrita, visual. Os historiadores defendiam a civilização como o caminho necessário para a evolução da humanidade. Para se trabalhar História com o intuito da produção do conhecimento requer diversificadas atividades, sendo elas de pesquisa, de investigação entre outras. Hoje em dia o cinema, literatura, documentários, slides, jornais, canções, fotografias e animações ajudam no aprendizado, porém um audiovisual é somente um meio de aprendizagem, mas não garante o aprendizado nem o conhecimento de um conteúdo, portanto a exibição de um audiovisual requer um bom planejamento. A contemplação de uma aprendizagem significativa requer uma metodologia participativa, não basta apenas tornar o conhecimento histórico interessante ou atrativo, mas torná-lo crítico-social e transformador para o aluno, para que possa vir a contribuir para a formação de alunos e professores. A história tradicional passou a ser objeto de suspeita, surgindo à criação da história crítica, buscando ser articulada não mais na perspectiva de reproduzir a história, mas sim na tentativa da transformação social. Diante dessas mudanças surgem propostas para um ensino discursivo, levando aos alunos serem ativos no processo de construção do conhecimento, fazendo com que se tornem cidadãos críticos, capaz de fazer o aluno compreender o presente através do passado e sentir-se um sujeito capaz de mudar a realidade. A finalidade nos dias atuais é de explorar as diferentes identidades existentes dentro de uma nação, transformando assim os alunos conhecedores da diversidade cultural existente de sua época. 
3. Considere ao menos dois materiais que podem ser utilizados para ensinar história. (2,0)
R: Ensinar na atualidade, seja qual for à área do conhecimento humano, vem constituindo um desafio cada vez maior dos professores. Portanto um das materiais para se ensinar história está o uso de novas tecnologias, como o cinema , quando usadas adequadamente, se tornam ferramentas de apoio para a apresentação, construção e transmissão do conhecimento histórico produzidos na escola possibilitando novas formas de apreensão, uma vez que recursos audiovisuais despertam a atenção dos alunos, tornando mais interessados e contribuindo para a melhoria da aprendizagem, estabelecendo uma interação com o conteúdo entre professores e alunos. Pois o cinema apresenta mensagens fílmicas individuais e múltiplas mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade. Dessa forma, o filme de qualquer gênero, interfere na realidade, isto é, age na história. Outro material didático para ensinar história é o uso de jornal em sala de aula tem um papel fundamental, a ideia de utilizar o jornal como instrumento pedagógico. O jornal tem o potencial para estimular o diálogo, motiva o ensino-aprendizagem pelo acesso a informação, a sua importância na utilização do jornal em sala de aula se dá pelo fato de ressaltar a leitura crítica do passado, presente e futuro, incentivando ao aluno que a utilização do jornal como fonte de informação histórica e da realidade. O jornal é um meio de comunicação em massa, com o conteúdo diversificado, a importância do jornal na sala de aula, o contato com os alunos com o jornal. Nesta perspectiva o professor deve ser visualizado como um mediador entre os conceitos e conteúdos sobre a história e a aprendizagem do alunado.
REFERÊNCIA:
AMARO, H.S. RODRIGUES,I.C. História Metodologia do Ensino. Maringá: EDUEM, 2012.

Outros materiais

Perguntas Recentes