Buscar

Impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profs. Adja Andrade
 Bruno Santana
Apuena Gomes
Impactos das TICS na Economia, 
Governo e Sociedade
Sumário
Apresentação
Objetivos
Conceitos
Atividade
Bibliografia
Apresentação
Nesta aula, vamos discutir a influência do ciberespaço, esse espaço virtual de comunicação em via dupla que possibilita trocas virtuais e interativas de informações e serviços. 
Vamos tratar do tema governança eletrônica e chamar atenção aos aspectos de segurança on-line da criança.
Objetivos
Fornecer impactos das TICS na Economia, na Sociedade, no Governo, além de levantarmos uma reflexão sobre o papel do ciberespaço.
Impacto das TICS na Economia e na Sociedade
Com o aparecimento da Internet, surgiram novas áreas de atuação como o e-comerce (comércio eletrônico), o e-business (negócio eletrônico) mediados através das TICS. Trabalhar ou comprar a distância fizeram surgir uma nova logística, um novo processo de gestão, envolvendo funcionários, empresa, bens físicos e materiais.
Impacto das TICS na Economia e na Sociedade
O ciberespaço pode ser visto como um espaço econômico-sócio-cultural, onde os usuários se tornam emissores e receptores ao mesmo tempo, e onde criamos ou modificamos nosso modo de interagir com os outros. 
Governo Eletrônico
 As ferramentas de governo eletrônico podem trazer informações básicas e estatísticas sobre algumas ações de governo; 
permitir algum nível de interação sociedade-governo; 
permitir que algumas transações financeiras (pagamento de impostos, taxas e outros) sejam feitas eletronicamente; 
Governo Eletrônico
 possibilitar aos cidadãos consigam exercer os seus deveres(por exemplo, pagar seus impostos, taxas e multas), mas também os seus direitos on-line, com amplo e universal acesso às informações públicas
Governo Eletrônico
Monitorar e cobrar o governo; ter acesso às decisões tomadas pelos Poderes; ser comunicado sobre fatos relevantes para sua vida em curto, médio e longo prazo (desde as notas de seus filhos e a disponibilidade de vagas no sistema de educação pública; etc. 
Tics e a segurança on-line da crianças
 Atualmente, quantas crianças estão on--line? Quanto tempo passam na Internet e fazem exatamente o quê? Ficam sujeitas a riscos, experimentaram bullying ou ameaças pessoais? A maioria das autoridades enfrenta uma falta de informações e evidências factuais a respeito dessa situação.
Tics e a segurança on-line da crianças
Os diferentes atores e partes interessadas (como crianças, pais, educadores), os envolvidos (criminosos)
tipos de aspectos de medição que precisam de atenção (como comportamento de risco de crianças, por exemplo) que possam ser usadas por autoridades e outros interessados para desenvolver recomendações políticas, negócios e medidas legais.
Tics e a segurança on-line da crianças
É preciso dar maior atenção dada aos aspectos de segurança on-line da criança e a exigência de medidas para monitorar e reduzir os riscos de acesso, alertando para um maior acompanhamento do assunto por formuladores de políticas, pais e educadores.
Bibliografia
ALAVA, Séraphin. Ciberespaço e Formações Abertas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em Redes. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
COTES, P. ;CARVAS, C. Internet: o que muda nas escolas? Revista Época, nov.2004. Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT858317-1653,00.html> Acesso em 20 de jan. 2013.
FERREIRA, M. V. P.; MACHADO, E. C. A escola na sociedade da informação. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index.php/reinfo/article/view/118/20> Acesso em: 20 jan. de 2013.
 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais