Buscar

Carta PROFESSORES ENADE Area 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
Campinas, 2015.
Caros Colegas,
É de conhecimento geral o fato de que todos os estudantes de cursos superiores do Brasil devem obrigatoriamente participar do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), avaliação anualmente aplicada pelo INEP. Esta prova visa avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como procura observar o grau de desenvolvimento de habilidades necessárias à consolidação de uma formação cidadã e profissional nos participantes. 
Nesse cenário, em recente trabalho de análise das últimas provas do ENADE, o grupo de coordenadores de área da ESAMC pode concluir que, para além de questões técnicas, o exame procura avaliar o desenvolvimento de visão crítica e também mensurar a capacidade de análise sobre questões éticas, sociais e econômicas dos alunos participantes. Em outras palavras: a prova do ENADE busca avaliar o nível de conhecimento referente à formação geral e também profissional do estudante, mensurando, em abordagem quase sempre transdisciplinar, sua capacidade de aplicação dos raciocínios crítico, analítico e lógico. Conhecimento e atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial também são comumente cobrados no exame.
Quanto à importância do ENADE para a ESAMC e seus alunos, acreditamos que tal avaliação passou a se constituir como elemento essencial na construção da imagem e reputação da instituição no quadro geral do ensino superior do país. Porém, entendemos que ainda mais importante é o fato de que o aluno levará consigo o diploma que carrega o nome da ESAMC e implicitamente o seu conceito como instituição avaliada no ENADE. E é este diploma que lhe abrirá as melhores portas no mercado de trabalho. Com isso, a busca por resultados em nível de excelência no ENADE apresenta-se como objetivo obrigatório e plenamente alinhado com as declarações institucionais e a razão de ser da ESAMC. 
Cabe-nos então, como docentes, trabalhar para que nossos alunos obtenham excelentes resultados nas provas do ENADE. Isso passa necessariamente por preparação adequada em sala de aula, conhecimento das provas (leitura e estudo) e rigor acadêmico constante. Nessa linha, a partir deste semestre, no material de apoio de todas as disciplinas e também nas preparações prévias dos planos de ensino haverá questões retiradas das últimas provas do ENADE. A intenção é que nossos alunos possam se familiarizar com sua forma e conteúdo, bem como possam adquirir uma “cultura” de conhecimento, preparação e respeito ao exame. Espera-se que o professor, por sua vez, valorize e enfatize tais questões em sala de aula, assim como faça todas as conexões possíveis com os assuntos ministrados ou solicitados nas leituras. Conhecer muito bem as provas (seu conteúdo e sua forma) já aplicadas do ENADE passa a ser, portanto, tarefa imperativa para o bom desempenho do docente em sala.
No campo prático, também recomendamos aos professores que produzam provas/avaliações mais desafiadoras, com a aplicação efetiva de todos os raciocínios (crítico, analítico e lógico) e também com a utilização da Taxonomia de Bloom para o auxílio na elaboração das mesmas. 
Relembrando então alguns pontos:
Raciocínio Analítico: capacidade de compreensão de uma situação, quebrando-a em partes, identificando assuntos relevantes, reconhecendo padrões e tendências, integrando partes de informação, avaliando-as sob múltiplas perspectivas, sem se prender às generalizações ou aos detalhes sem importância, ou seja: capacidade de extrair de um conjunto de informações ou fatos o que é relevante e pertinente.
Como aplicar na Prova? Utilizar mini-cases com informações relevantes e informações sem relevância na pergunta, de modo que o aluno necessite extrair o que interessa para resolução da questão.
Raciocínio Crítico: capacidade de abstração de um conceito para uma nova aplicação, através da avaliação de eventos passados, ações adotadas e resultados obtidos, ou seja: compreender o passado para explicar o presente e projetar o futuro.
Como aplicar na Prova? Utilizar mini-cases com informações históricas e pedir ao aluno que se utilize destas informações para explicar uma situação atual e/ou prever uma situação futura. Uso de Séries Históricas.
Raciocínio Lógico e Matemático: capacidade de avaliar dados numéricos de forma racional, fazendo inferências consistentes e lógicas que auxiliem na tomada de decisões estratégicas, ou seja: Capacidade de associar eventos e quantificar a associação. 
Como aplicar na Prova? Inferências Matemáticas (tem-se um dado Brasil e precisa-se um dado de São Paulo), utilização de Gráficos e/ou Matrizes, utilização de Séries Históricas, uso de “números em geral”.
Taxonomia de Bloom: no que diz respeito às avaliações, a taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como “taxonomia de Bloom”, mostra que as habilidades do domínio cognitivo tratam de: conhecimento (memorização de fatos específicos, de padrões de procedimento e de conceitos); compreensão (imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola); aplicação (utiliza o aprendizado em novas situações); análise (de elementos, de relações e de princípios de organização); síntese (estabelece padrões de avaliação, julga com base em evidência interna ou em critérios externos).
Como aplicar na Prova? Nossas provas devem ser tipificadas como provas de análise, de síntese e de avaliação. Ou seja: as provas elaboradas devem exigir do aluno interpretação de texto, comparações entre conceitos, raciocínio lógico e julgamento crítico. Só assim, o aluno ESAMC realmente estará preparado para o ENADE.
Certo de que todos dedicarão incansáveis esforços para que nossos alunos tenham excelente desempenho no próximo ENADE, desejo a todos um EXCELENTE semestre de trabalho! 
Quaisquer dúvidas, fico à disposição de vocês por e-mail (anderson.pellegrino@esamc.br)
Grande abraço a todos,

Outros materiais

Outros materiais