Buscar

3º Avaliando Aprendizado Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
	Avaliando Aprend.: CCJ0014_SM_201608302695 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	14/05/2018 14:57:44 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201609355322)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a cláusula penal contratual, é correto afirmar que:
		
	
	A cláusula penal somente pode se referir à inexecução completa da obrigação.
	
	Quando se estipular cláusula penal para o caso de total inadimplemento da obrigação, esta será uma alternativa a benefício do devedor.
	
	O valor da cláusula penal moratória não poderá exceder a 10% do valor da prestação.
	
	É faculdade do juiz reduzir o valor da cláusula penal que se mostrar manifestamente excessiva.
	 
	Para exigir a pena convencional, não é necessário que o credor alegue prejuízo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609431787)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Joana, comerciante, celebra verbalmente com Sapatos e Acessórios Ltda. contrato de compra e venda de lote contendo 105 (cento e cinco) pares de sapatos, no valor total de R$ 4.000,00. Recebidos os sapatos, Joana começa a revendê-los em sua loja, mas percebe que os 6 (seis) primeiros pares vendidos apresentaram defeito (quebra do salto), sendo devolvidos pelos consumidores. Diante desse cenário, é correto afirmar que:
		
	
	o vício que atinge a relação é o erro, vez que houve falsa percepção da realidade, mas Joana não poderá postular a anulação do contrato, pois, sendo comerciante experiente, deveria conferir as mercadorias antes de efetuar a compra, sendo tal erro inescusável.
	
	se trata de vício do produto, regulado pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo garantido a Joana pleitear, à sua escolha, a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou o abatimento proporcional do preço;
	 
	se trata de vício redibitório, regulado pelo Código Civil, podendo Joana redibir todo o lote, não se sujeitando ao mero abatimento no preço dos sapatos que, comprovadamente, apresentaram vício oculto;
	
	o contrato encontra-se maculado por erro substancial quanto à qualidade essencial do objeto, podendo Joana postular sua anulação, com o retorno à situação original;
	
	se trata de vício redibitório, regulado pelo Código Civil, e Joana poderá devolver os 6 (seis) pares de sapatos defeituosos, com o abatimento proporcional do preço, mas não poderá redibir todo o lote, considerando o baixo percentual de pares de sapatos que apresentaram defeito, a atrair a incidência do art. 503 do Código Civil, segundo o qual, ¿nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas¿;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609410346)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(27.º Concurso Promotor de Justiça - MPDFT) Ainda a respeito dos contratos, assinale a opção incorreta.
		
	
	O princípio da equivalência material busca preservar a equação e o justo equilíbrio contratual, seja para manter a proporcionalidade inicial dos direitos e obrigações, seja para corrigir os desequilíbrios supervenientes.
	 
	O contrato é um negócio jurídico resultante da manifestação da autonomia da vontade das partes, no qual devem coexistir harmonicamente a função econômica e a função social, esta no interesse individual da parte economicamente mais fraca da relação contratual e aquela no interesse da coletividade que necessita do equilíbrio econômico do mercado e da segurança jurídica.
	
	Tratando-se de relação de consumo e de contrato de adesão, há presunção legal do poder negocial dominante e presunção absoluta de que o consumidor e o aderente são juridicamente vulneráveis, pois submetidos ao poder negocial do outro contratante.
	
	Admite-se a intervenção judicial nos contratos quando ocorrer uma causa superveniente ao contrato, capaz de gerar mudanças nas condições econômicas sob as quais foi celebrado o contrato, ocasionando a onerosidade excessiva decorrente de evento extraordinário e imprevisível ou, nos contratos de consumo, por fatos supervenientes, mesmo previsíveis, que tornem as prestações excessivamente onerosas.
	
	O dever de informar manifesta-se na fase pré-contratual pela imposição da obrigatoriedade de o contratante fornecer ao outro todas as informações necessárias para que ele possa formar uma opinião esclarecida quanto a firmar ou não o contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608407427)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Questão objetiva 1 (OAB 2009/1) A cláusula segundo a qual o vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la, em determinado prazo, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, é denominada:
		
	 
	retrovenda.
	
	venda a contento.
	
	preempção ou preferência.
	
	venda com reserva de domínio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609313264)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Fernanda celebrou contrato de conta corrente com determinada entidade bancária. Ao receber o instrumento do contrato ao qual aderiu, percebeu algumas ambiguidades e contradições em determinadas cláusulas relativas às tarifas bancárias. É correto afirmar, nesse caso, que:
		
	
	o contrato é nulo;
	
	o contrato é juridicamente inexistente;
	
	as mencionadas cláusulas contratuais devem ser interpretadas mais favoravelmente à entidade bancária;
	 
	as mencionadas cláusulas contratuais devem ser interpretadas mais favoravelmente a Fernanda;
	
	as mencionadas cláusulas contratuais serão nulas de pleno direito.

Outros materiais