Buscar

Direito do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORIGENS HISTÓRICAS DOS SINDICATOS
O sindicalismo se desenvolveu sob dois fundamentos: o reconhecimento do direito de associação e a necessidade de defesa do interesse coletivo. 
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a Convenção nº 87, de 1948, passou a determinar as linhas mestras sobre o direito de livre sindicalização, sem qualquer ingerência ou intervenção par parte do Estado.
O primeiro sindicato a ser reconhecido no Brasil foi o sindicato rural, em 1903, depois os sindicatos urbanos, em 1907.
DIREITO COLETIVO
Conceito: Direito coletivo do trabalho também é denominado de direito sindical ou direito corporativo. 
O sistema jurídico brasileiro permite aos empregados e aos empregadores a faculdade de organização, que tem como fundamento o direito de associação, observada a unicidade sindical, por categoria profissional e econômica, com representatividade na base territorial não inferior a de um Município.
O Direito Coletivo de Trabalho não é autônomo, é um seguimento do (faz parte do) Direito do Trabalho, uma vez que estuda as relações coletivas a serem observadas no contrato de trabalho, as relações individuais de trabalho, gerando efeitos sobre tal pacto e sobre a organização sindical.
Categoria: É o conjunto de pessoas que exercem a sua atividade ou o seu trabalho em um desses setores, chamados de categoria profissional que são os empregados e categoria econômica que são os empregadores. 
Categoria profissional: é constituída de trabalhadores, ex.: bancários
Categoria econômica: é constituída de empregadores, ex.: bancos.
Categoria diferenciada: é constituída por pessoas que exercem a mesma profissão, ex.: engenheiros.
SINDICATO
Conceito: pessoa jurídica de direito privado que representa o grupo profissional ou econômico.
Natureza Jurídica: 
Sindicato é uma associação de natureza privada, autônoma e coletiva.
Funções:
Representação: Representa perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais, coletivos ou individuais, da categoria.
Assistêncial: O sindicato presta serviços aos seus representados, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano. A CLT determina ao sindicato diversas atividades assistenciais, como a educação, saúde, colocação, lazer, fundação de cooperativas e serviços jurídicos. 
Política: Função exclusiva dos partidos políticos, sendo vedada ao sindicato o exercício dessa finalidade. 
Regulamentar: É aquela que se concretiza na celebração dos acordos e convenções coletivas, mediante aprovação em assembleia geral.
Econômica: São as fontes de custeio do sindicato para a manutenção e satisfação de suas necessidades que são aprovadas em assembléias e fixada por lei. 
Ética: Devem ser práticas licitas. 
Quanto à organização:
Confederações: posicionam-se acima das Federações e tem nível nacional. São constituídas de no mínimo 3 federações, tendo sede em Brasília (CLT, art. 535).
As confederações se formam por ramo de atividade (indústria, comércio, transporte etc.). Exemplos: Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio etc.
Normalmente as confederações coordenam as atividades das entidades de grau inferior, estando autorizadas, em certos casos, a celebrar convenções coletivas, acordos coletivos e a instaurar dissídios coletivos quando as categorias não forem organizadas em sindicatos, nem em federações.
Federações: situam-se como órgãos também por categorias, superpondo-se aos sindicatos e organizadas nos Estados-membros. Podem ser constituídas desde que não seja a um número inferior de 5 sindicatos, representando a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas. 
As federações poderão agrupar sindicatos de determinado Município ou região a ela filiados para o fim de lhes coordenar os interesses, porém a união não terá direito de representação das atividades ou profissões agrupadas. As federações poderão celebrar, em certos casos, convenções coletivas, acordos coletivos e instaurar dissídios coletivos quando as categorias não forem organizadas em sindicatos.
Centrais Sindicais: As centrais sindicais são a maior unidade representativa de trabalhadores na organização sindical, acima das confederações, federações e sindicatos. 
Não há Centrais de empregadores.
Pela Constituição vigente, as centrais sindicais não possuem nenhuma legitimidade para defender direitos e interesses de qualquer trabalhador, porquanto essa prerrogativa é atribuída apenas aos sindicatos. 
As centrais sindicais têm como base territorial todo o país. 
As Centrais não têm legitimidade para proceder a negociações coletivas
Atualmente existem 8 Centrais sindicais legalizadas no Brasil
Estruturas: 
Interna: 
Assembleia geral: É um órgão deliberativo, composto pelos associados e responsável pela criação dos estatutos e diretrizes do sindicato, bem como pela votação para celebração, extensão, renúncia ou revogação das normas coletivas.
Conselho fiscal:  É o órgão responsável pela gestão financeira do sindicato, ou seja, pelo recebimento das contribuições e aplicação dessas importâncias de acordo com os seus fins.
Diretoria: É um órgão executivo que é responsável pela administração do sindicato e sua organização. É constituída de no máximo 7 e no mínimo 3 membros, dentre os quais um será eleito, pelos demais diretores, presidente do sindicato. Os membros da diretoria são eleitos em assembleia geral.

Outros materiais