Buscar

administração e estrategias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Administração Estratégica
O processo estratégico é extremamente importante nas organizações, para definir quais resultados deverão ser atingidos a partir daquilo que os gestores estipulam para a organização.  Na teoria são apresentados os cinco P´s da estratégia que trazem uma visão sobre a aplicação do processo estratégico influenciando nos resultados organizacionais. Os 5 P´s são apresentados como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.
Assinale a alternativa que melhor indica o que os cinco P´s da estratégia representam:
Nota: 10.0
	
	A
	Estratégias
	
	B
	Características
	
	C
	Definições
Você acertou!
Justificativa da resposta: Alternativa “c”. Os cinco P´s caracterizam-se como definições para a estratégia, uma vez que a estratégia é utilizada de maneiras diferentes de acordo com o entendimento dos gestores (MINTZBERG et al., 2006).
	
	D
	Resultados
	
	E
	Objetivos
Questão 2/10 - Administração Estratégica
No contexto em que se apresenta que bons gerentes não tomam decisões políticas, são apresentadas 5 (cinco) habilidades ou talentos que o gerente deve possuir, sendo elas: manter-se bem informado; focando tempo e energia; jogando o jogo do poder; a arte da imprecisão; e misturando os objetivos.
Com os conceitos sobre as habilidades ou talentos necessários para o bom gestor, indique qual das alternativas abaixo melhor define o que significa o gestor manter-se bem informado.
Nota: 10.0
	
	A
	ser detentor de todas as informações sobre todos os processos dentro da organização.
	
	B
	ser detentor de todos os elementos que dominem cada uma das especialidades necessárias para o bom entendimento do contexto.
	
	C
	criar uma rede com elementos que dominem cada uma das especialidades necessárias para o bom entendimento do contexto.
Você acertou!
Alternativa “c”. Conforme apresentado no texto da rota, o gestor não poderá ser detentor de todas as informações sobre todos os processos dentro da organização, portanto precisa criar uma rede com elementos que dominem cada uma das especialidades necessárias para o bom entendimento do contexto. (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.3 pg. 63).
	
	D
	criar uma rede para ser detentor de todas as informações sobre todos os processos dentro da organização.
	
	E
	criar uma rede para dominar as pessoas que possuem especialidades necessárias para o bom entendimento das informações.
Questão 3/10 - Administração Estratégica
No processo de construir organizações de aprendizado, as pessoas são apresentadas como feitas para o aprendizado, e as organizações como entidades sociais (que envolvem pessoas) acabam herdando esta característica.
Qual das alternativas abaixo melhor define aprendizado gerador?
Nota: 10.0
	
	A
	O aprendizado gerador exige novas formas de olhar o mundo.
Você acertou!
Alternativa “a”. O aprendizado gerador difere do aprendizado adaptável, pois este segundo está relacionado à cópia, enquanto o primeiro exige novas formas de olhar o mundo, para entender clientes, ou para administrar melhor uma empresa (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.4 pgs. 67 e 68).
	
	B
	O aprendizado gerador está relacionado à cópia do que já foi realizado.
	
	C
	O aprendizado gerador exige a cópia do que já foi realizado.
	
	D
	O aprendizado gerador está relacionado aos métodos tradicionais de visão
	
	E
	O aprendizado gerador exige apenas entender o histórico organizacional.
Questão 4/10 - Administração Estratégica
As estratégias são definidas de acordo com os cinco P´s, e as escolas da estratégia apresentam que elas possuem diferentes formas de formação, e que também são diferentes partes de um mesmo processo. 
Considerando a reflexão sobre o processo estratégico, analise as sentenças abaixo e selecione a alternativa correta:
I- A aplicação dos conceitos das escolas da estratégia leva a organização a ser empurrada pelo ambiente em que está inserida.
II- As escolas da estratégia apresentam um ambiente estático onde o processo decisório se torna simplificado.
III- Um dos motivos para o processo de formação estratégica ser complexo é porque o ambiente é dinâmico.
IV- No processo de formação estratégica há muita demanda por intuição, ocorrem conflitos, existe interação social e pensamentos individuais.
Nota: 10.0
	
	A
	São verdadeiras somente as sentenças III e IV apenas
Você acertou!
Alternativa “a”. O ambiente sempre é dinâmico, e na formação estratégica há demanda por intuição, ocorrem conflitos, existe interação social e pensamentos individuais. As afirmações I e II estão erradas, pois em primeiro o ambiente sempre é dinâmico, e o processo estratégico e as escolas da estratégia propõem que a organização não seja apenas empurrada pelo ambiente, mas crie meios para ser impulsionada por este (MINTZBERG et al., 2006).
	
	B
	São verdadeiras somente as sentenças II e III apenas
	
	C
	São verdadeiras somente as sentenças I e III apenas
	
	D
	São verdadeiras somente as sentenças II e IV apenas
	
	E
	São verdadeiras somente as sentenças I e IV apenas
Questão 5/10 - Administração Estratégica
O gerente intermediário gera um processo de resistência e aparecem em muitas teorias como condenado a um processo de extinção. No entanto, o valor das contribuições desses gerentes é bastante alto, facilitando nos processos de mudança organizacional. 
Considerando o papel do gerente intermediário, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I- O papel do acrobata indica que o gestor deve buscar meios para entreter os colaboradores, para que não percebam as mudanças que estão ocorrendo.
II- O gerente intermediário tem uma força como comunicador, uma vez que muitas vezes veio do meio operacional e possui boas redes de relacionamento.
III- O gerente intermediário apresenta quatro forças que se destacam nesse papel, sendo elas: o empreendedor; o comunicador; o terapeuta; e o acrobata.
IV- A força do gerente intermediário como empreendedor indica que ele coloca em prática as ideias empreendedoras de terceiros.
Nota: 10.0
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas III e IV;
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II e III;
Você acertou!
Alternativa “b”. A afirmação I está errada uma ve que o papel do acrobata é gerar equilíbrio entre continuidade e mudança. A afirmação II está correta pois o gerente intermediário costumam ser bons para alavancar redes informais, pois muitas vezes vieram de atuação operacional, e possuem boas redes sociais na organização. A afirmação III está correta, sendo estas as 4 forças que se destacam no papel do gerente intermediário. A afirmação IV está errada, pois é o gerente intermediário que costuma ter ideias empreendedoras que eles podem e desejam colocar em prática (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.5 pgs. 74-76).
	
	C
	São corretas apenas as afirmativas I e III;
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas II e IV;
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas I e IV;
Questão 6/10 - Administração Estratégica
Quando se trata da análise da empresa internamente, estamos falando de seus recursos e suas capacidades, ou seja, os recursos necessários para o funcionamento da empresa que são os recursos humanos, físicos, organizacionais e financeiros.
 Segundo Mintzberg et al. (2006, p. 102), no processo de preencher os “espaços em branco internos” criados pela análise SWOT/FFOA, os gerentes devem considerar quatro questões importantes sobre seus recursos e aptidões, que são: 
MINTZBERG et al. O processo de estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Nota: 10.0
	
	A
	Raridade; Cópia; Imitabilidade; e Valor.
	
	B
	Imitabilidade; Fraqueza; Cópia; e Valor.
	
	C
	Valor; Cópia; Imitabilidade; e Organização.
	
	D
	Raridade; Cópia; Imitabilidade; e Organização.
	
	E
	Valor; Raridade; Imitabilidade; e Organização.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois as questões que devem
ser levantadas são o Valor; Raridade; Imitabilidade; e Organização. A alternativa (a) é errada, pois a questão de cópia está dentro da imitabilidade; a alternativa (b) está incorreta, pois fraqueza é oriunda análise de SWOT, e cópia está dentro da imitabilidade; Por fim, as alternativa (c) e (d) também estão erradas, pois também apresenta erroneamente a questão da “Cópia”, onde está dentro da imitabilidade.
Questão 7/10 - Administração Estratégica
Diversos são os desafios que envolvem a avaliação da estratégia empresarial, que irão aferir se os objetivos, as políticas e planos da empresa são apropriados, e se o resultado obtido confirma as estratégias adotadas.
Com os conceitos sobre avaliação da estratégia empresarial, indique qual das alternativas abaixo melhor define a afirmação sobre as estratégias organizacionais serem únicas, e depender dos recursos e da situação de cada organização.
Nota: 0.0
	
	A
	Avaliação da estratégia.
	
	B
	Objetivos da empresa.
	
	C
	Sistemas formais.
	
	D
	Seleção de objetivos.
	
	E
	Lógica situacional
Alternativa “e”. Cada estratégia de negócios é única. Por exemplo, um fabricante de papel pode contar com sua vasta floresta que suporta quase todas as tempestades, enquanto que outro pode contar primariamente com suas máquinas modernas e um amplo sistema de distribuição. Nenhuma das estratégias está “errada” ou “certa” em um sentido absoluto; ambas podem estar certas ou erradas para as empresas em questão. Desta forma, a avaliação de estratégia deve se basear em um tipo de lógica situacional que não se concentre em uma “única melhor maneira”, mas naquela que possa ser adaptada a cada problema à medida que ele surgir. (MINTZBERG et al., 2006 cap. 3.2 pgs. 84-85).
Questão 8/10 - Administração Estratégica
O trabalho do gerente no contexto organizacional é apresentado em três diferentes esferas, sendo elas o nível de informação, o nível de pessoas e o nível de ação.
Assinale a alternativa que melhor representa o modelo onde o gestor atravessa estes três níveis em seu processo de gestão, vindo do núcleo para fora, usando informações para conduzir pessoas e praticar ações:
Nota: 10.0
	
	A
	chefia
	
	B
	intuição
	
	C
	comunicação
	
	D
	dedução
Você acertou!
Alternativa “d”. O método dedutivo refere-se à atuação do gerente usando informações para conduzir as pessoas e praticar as ações, vindo portanto de dentro para fora (informações, pessoas e ações)  (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.1 pgs. 56-58).
	
	E
	execução
Questão 9/10 - Administração Estratégica
O comportamento dos gestores nas organizações é apresentado segundo três padrões, sendo eles os artistas, os artesãos e os tecnocratas. De acordo com os modelos teóricos, se há interesse em mudar uma corporação, deve-se mudar as pessoas, pois são elas que realmente conduzem aos resultados que se obtém.
Com base nos conceitos sobre artistas, artesãos e tecnocratas, analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I-          O comportamento dos artistas, artesãos e tecnocratas diferem somente no que diz respeito ao nível hierárquico de atuação entre os três.
II-         Um tecnocrata é um profissional cujo perfil é extremamente conservador, controlado, sério, analítico, objetivo, determinado, cerebral e metódico.
III-        O artesão vê a organização como uma instituição duradoura, com vida própria, um passado e um futuro, da qual eles são responsáveis.
IV-       A organização é uma instituição estática, que deve possuir ferramentas próprias e definitivas de controle para continuar atingindo seus resultados.
Nota: 10.0
	
	A
	I e IV apenas
	
	B
	II e IV apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	II e III apenas
Você acertou!
d) II e III apenas. A questão I está errada, pois o comportamento está relacionado ao caráter do indivíduo. A questão IV está incorreta, pois a organização está em um ambiente dinâmico e seus resultados dependem de inúmeros fatores, por isso busca-se transformá-la em organização de aprendizado, aprimorando através do próprio conhecimento e do conhecimento de mercado. As demais questões (II e III) estão corretas (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.2 pgs. 58-59).
	
	E
	I e II apenas
Questão 10/10 - Administração Estratégica
As estratégias devem ser adotadas pelas organizações visando à mudança organizacional, com foco a atingir os resultados esperados a longo prazo, destacando-se perante a concorrência, ou gerando meios para lidar com o desconhecido e ter eficácia.
Com base nos conceitos de estratégias para mudança, analise as afirmativas abaixo:
I-          Por estarem direcionadas a encaminhar a organização aos objetivos que foram propostos, as estratégias não podem ser flexíveis, pois assim estariam desviando os resultados daquilo que foi previamente estipulado.
II-         Os fatores que são sugeridos para estratégias eficazes são: objetivos claros, decisivos; manter a iniciativa; concentração; flexibilidade; liderança coordenada e comprometida; surpresa; e segurança.
III-        As decisões estratégicas são aquelas que orientam a atingir um objetivo, em meio às situações previsíveis e imprevisíveis que ocorrem no ambiente dentro do qual a empresa está inserida.
IV-       As estratégias são restritas ao nível corporativo da organização. A diferença entre estratégia e tática está principalmente no nível hierárquico, ou seja, a quem essa ação representa na perspectiva organizacional.
São corretas as sentenças:
Nota: 10.0
	
	A
	I e IV apenas
	
	B
	II e IV apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	II e III apenas
Você acertou!
Justificativa da resposta: d) II e III apenas. A questão I está errada, pois as estratégias sempre precisam ser flexíveis, pois o ambiente é dinâmico e para chegar aos objetivos muitas vezes o curso precisa ser corrigido. A questão IV está incorreta, pois as estratégias não se restringem ao nível corporativo da organização, também são usadas nos níveis departamentais. A diferença entre estratégia e tática está na escala, ou seja, no tamanho que essa ação representa na perspectiva de quem é o responsável por ela (MINTZBERG et al., 2006).
	
	E
	I e II apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais