Buscar

PLANEJ QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO PARA ATIVIDADE DO LIVRO: QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO – Ruth Rocha
PRIMEIRO MOMENTO: 15min 
Recepção aos alunos e explicação da pauta. 
SEGUNDO MOMENTO: 1h
Atividade: Leitura e análise da história “Quando a Escola é de Vidro”
Objetivo: A partir da história “Quando a Escola é de Vidro” oportunizar aos alunos momentos de reflexão, análise e representação da escola e de suas diferentes relações.
Desenvolvimento:
Perguntar aos alunos quem já conhece a história.
Mesmo que não seja novidade para alguns, sensibilizar a turma para que leiam, analisem e representem sobre a escola, com o olhar voltado para os valores e as relações sociais estabelecidas entre os diferentes “atores sociais”, as concepções de educação e as práticas pedagógicas presentes na mesma.
Situar a autora - suas convicções e o tempo em que o texto foi escrito (procurar no GOOGLE, dados sobre a autora). Dizer à turma, da busca na literatura infantil de uma outra forma de se "ler e repensar sobre escola"...
No livro ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO, na contra capa, Ruth Rocha(1986) diz: "Mais difícil do que escrever ficção é, certamente, escrever sobre a realidade. Mais difícil do que inventar é, na certa, lembrar, juntar, relacionar, interpretar-se. Explicar-se é mais difícil do que ser. E escrever é sempre um ato de existência. Quando se escreve conta-se o que se é. Parece que se inventa, mas não: vive-se. Parece que se cria mas na verdade aproveita-se. A história como que está pronta dentro da gente. É como pedra bruta, da qual o escultor tira os excessos. O que sobra é a obra. No espírito, no fundo, no íntimo, a história espreita. Ela existe antes que o escritor suspeite. A história é mais real do que qualquer explicação. A realidade do que sou está mais no que escrevo do que nas racionalizações que eu possa fazer."
Passar a história em data show ou transparências de retroprojetor ou entregar para os grupos uma cópia do texto.
Dividir a turma em 6 grupos (ou, no mínimo, 3 grupos, dependendo do tamanho da turma) e distribuir para cada grupo uma pequena ficha, contendo os seguintes roteiros para análise e produção dos grupos. Dependendo da quantidade de grupos, alguns ficarão com um, dois temas ou dois grupos com o mesmo tema.
As representações podem ser feitas usando as diferentes linguagens: teatro, colagem, paródias e poesias.
Para a realização da atividade, os alunos deverão relacionar os conceitos aprendidos nos estudos dos roteiros, com a história “Quando a Escola é de Vidro”. Não só os da 2ª etapa, mas também os da 1ª etapa que auxiliarem na compreensão e análise da atividade proposta. 
	Grupo 1 = Sob o ponto de vista da HISTÓRIA - de que época fala essa história, contada por Ruth Rocha? Que fatos sociais aconteceram nesta época que podemos perceber seus reflexos na escola? Expliquem.
	Grupo 2 = Sob o ponto de vista PEDAGÓGICO – Tente caracterizar a prática pedagógica na “escola de vidro” e responda: Estudaram em uma “escola de vidro”? Algum professor já tentou lhes “atarraxar no vidro”?
	Grupo 3 = Sob o ponto de vista SOCIAL - Que concepções de homem, de aluno, de professor estão presentes nessa escola? Você acredita que uma “Escola de Vidro”, na atualidade, atende às necessidades de uma sociedade globalizada e complexa como a nossa? Ela consegue cumprir seu papel social dentro desse contexto? Por meio da história, é possível delinear qual era a “política pública” de escola para aquela época, em questão?
	Grupo 4 = Sob o ponto de vista do desenvolvimento da aprendizagem – Como era concebido o desenvolvimento da criança/estudante para os profissionais da Escola de Vidro? Quais as possibilidades para o desenvolvimento, crescimento e maturação da criança/estudante podem ser facultadas nessa história, contada por Ruth Rocha? Você acredita que as relações interpessoais entre professor-aluno narradas na história podem ser consideradas como condições facilitadoras ou limitadoras da aprendizagem?
	O grupo 5 = Sob o ponto de vista da GESTÃO ESCOLAR - como você descreve a gestão escolar da escola expressa na história, contada por Ruth Rocha? Que tipo de gestão é refletida na história? Você acredita que ela possibilita a vivência e a consolidação de princípios democráticos? Na história, é possível perceber a postura do gestor no exercício de sua função? Ele concebe a escola como uma organização complexa, um sistema aberto ou possui uma visão burocrática baseada em estruturas rígidas, leis, determinações e controle, como num sistema fechado?
	O grupo 6 = Sob o ponto de vista DOS AMBIENTES E DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - na história contada por Ruth Rocha apontem aspectos que vocês considerarem relevantes para que o alunos construam seu conhecimento e que a “escola de vidro” não leva em conta. Como estimular e desafiar o/a estudante na construção de seus conhecimentos se as colocamos no vidro? Qual o significado do vidro na vida de uma criança em processo de escolarização?
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes