Buscar

Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LICENCIATURA - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PENSAMENTO PEDAGÓGICO - 1CHAM
Questões
	1
	B
	2
	C
	3
	C
	4
	D
	5
	C
	6
	C
	7
	N
	8
	A
	9
	C
	10
	C
Enunciado - Explique o que são os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e seus objetivos.
Resposta Esperada - São referências para os ensinos fundamental e médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.
Enunciado - Quando tratamos sobre a Educação, a Filosofia não acontece de maneira isolada, porém não devemos considerá-la num papel de assessoria metodológica. Contribuindo com a Educação, a Filosofia aparece como instrumento de articulação cultural, favorece o entendimento de que o sujeito é um personagem social, com consciência, assim a Filosofia incentiva o pensar e repensar a cultura, de maneira autônoma e crítica. A Filosofia favorece a busca pelo reconhecimento da identidade social e compreensão crítica da relação homem-mundo. Ainda sobre os fundamentos que integram o campo da Filosofia, de que maneira Sócrates e Platão contribuíram para a construção do Pensamento Filosófico?
Resposta Esperada - O acadêmico poderá tratar sobre as contribuições indicadas por Sócrates, reportando-se à Ironia, à Maiêutica e a Platão, tratando sobre o Mito da Caverna que tenta desvalorizar os mitos que se sustentam na pretensão de domínio e de poder, oculto pela sociedade tecnocrática, entre outros detalhes.

Outros materiais