Buscar

AV1 Contabilidade

Prévia do material em texto

1 – Resposta:
Não se sabe ao certo, quando e onde surgiu a contabilidade, porém é sabido que é uma das profissões mais antigas e importantes para um sistema econômico e que está em constante evolução.
Há indícios de formas de contabilidade muito antes do surgimento da escrita e dos números, demonstrando a necessidade do controle sobre o patrimônio, como ferramentas de caça e seus rebanhos.
No Brasil, a primeira regulamentação da profissão contábil, surgiu em 1770, pelo então rei de Portugal, Dom José l, que expediu uma carta de lei, na qual se tornava obrigatoriedade de registro de matrícula de todos os guarda-livros (como eram chamados os contadores) na junta comercial.
Para exercer a função de guarda-livros, precisava ter formação em comércio, pois tinham como finalidade a formação de indivíduos competentes para a organização de negócios. Desde então novas escolas foram fundadas disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos. A mais antiga instituição profissional da ciência contábil que se tem notícia no brasil, é a associação dos guarda-livros da corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1905 os diplomas da academia de comercio do Rio de Janeiro e da escola prática de Comércio de São Paulo eram reconhecidos como oficiais, desde então observa-se um história de lutas com fundações de associações profissionais, sindicatos e institutos. Com tantas lutas traçadas, finalmente em 27 de maio de 1946 o presidente Eurico Gaspar Dutra, através do Decreto Lei – 9295/46 reconhecia uma das profissões mais antiga do Brasil.
Com o decorrer dos séculos o homem começou a fazer o uso de máquinas e instrumentos para o exercício de sua profissão, e com os contadores não foi diferente, o primeiro instrumento conhecido foi o Ábaco, após surgiram diversos outros instrumentos e máquinas para facilitar a vida dos contadores, até serem substituídas por computadores nos dias de hoje, tecnologia que nos permite gerar informações fidedignas e também o ganho de tempo.
2 – Resposta
Segundo o livro do Profº Sérgio Iudícibus p. 64 – relata que a Consistência é aquela convenção que os auditores externos atribuiem a maior importância.
Esta convenção analisa faz comparabilidade no tempo, dentro de uma mesma entidade entidade, e é entendida no sentido de que certa empresa utilizou critérios consistentes, afim que a comparabilidade seja assegurada, pelo o menos dos últimos exercícios.
Em minha opinião, a convenção da Consistência é a mais importante, pois efetua análises de comparabilidade entre períodos, conduzindo exelentes resultadados, auxiliando na formação da opinião dos auditores.
3 – Resposta
Na minha opinião, o Prof. Iudícibus tem o capítulo do Ativo e sua Mensuração como o mais importante, porque sua definição e mensuração está ligada a multiplicidadede relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.
Os ativos são um conjunto de materiais copóreo ou incorpório , que podem gerar benefícios para a empresa, com entrada ou de fluxos de caixa.
Os ativos na maioria das vezes, tem como objetivo gerar retorno financeiro para a empresa, contribuindo na produção de produtos que serão vendidos, gerando receita. Porém nem todos os Ativos são capazes de trazer fluxos de caixas, mas otimizam o serviços dos funcionários, assim, tornando um ambiente com melhores condições de trabalho.
Por tanto, os Ativos são essenciais para a funcionalidade de uma empresa, e devem ser considerados modernamente, em primeiro lugar, quanto a sua controlabilidade por parte da entidade, podendo tirar a empresa de dificuldades financeiras de modo a vender propriedades e posse.
4 – Resposta
Uma entidade pode ser um indivíduo, sociedade ou até mesmo um grupo consolidado, podendo ser com ou sem fins lucrativos. 
As entidades são consideradas como empreendimentos em andamento, que manipulam fatores, de gerar utilidade aos mesmos para, assim, obter receitas, a entidade é vista como um mecanismo voltado para adicionar valor e recursos que utiliza, e seu sucesso é mensurado pelo valor das vendas ou serviços, menos os custos dos recursos utilizados no esforço de produzir receitas.
No meu entender, a definição da entidade é importante, pois define os intereses e delimita, sem contar que sem a estrutura conceitual, estaríamos passíveis a erros na mensuração contábil. 
5 – Resposta
Ativo é um conjunto de bens e direitos controlados por uma entidade, que possuem valores e podem ser convertidos em dinheiro, podendo trazer retorno financeiro para a empresa de forma direta ou indireta.
Ativo de uma empresa seja qual for a sua atividade, tende a trazer retorno financeiro futuros para a mesma. Ex: uma máquina que industrializa, um veículo que faz transportes, um galpão onde está alocado uma empresa.
6 - Resposta
Passivo é um conjunto de obrigações, de uma entidade para com outras, que contribui para diminuir o poder aquisitivo da empresa, em outras palavras o Passivo geram sacrifícios financeiros futuros decorrentes de obrigações presentes que visam gerar benefícios futuros.
No meu entendimento, o passivo é uma obrigação adquirida que gera uma despesa, o passivo tira dinheiro das empresas.
7 – Resposta
O Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira, e tem como objetivo evidenciar, a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em determinada data, o mesmo é considerado um das mais importantes demonstrações contábeis.
8 – Resposta 
Os Títulos Híbridos, são instrumentos financeiros que pela particularidade jurídica são considerados dívidas, que no momoneto vem sendo considerado contabilmente como titulos patrimoniais, porém trata-se ainda de uma questão que está sendo discutida no mercado.
9 – Resposta 
A Demosntração do Resultado do Exercício (DRE), é a demonstração mais exata quando trata-se de informações sobre o Lucro da empresa em determinado período.
Receitas de Vendas
Impostos vendas e serviços (neste momento, tiramos as devoluções e as notas cancelasdas)
CMV – Custo da Mercadoria Vendida
= Lucro Bruto
Ganhos e Perdas da operação
Despesas (ADM, Vendas e Tributárias)
= Resultado Operacional
Receitas Financeiras
Despesas Financeiras
Receitas descontinuadas 
Despesas Descontinuadas
= Resultado antes das Receitas sobre o Lucro
Resultado Líquido Operacional
10 – Resposta
Concordo, pois o Balanço Patrimonial precisa demonstrar fatos que incidirão sobre uma empresa futuramente, auxiliando os sócios e administradores na tomada de decisão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes