A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AOL6 PSICOLOGIA ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNINASSAU
GESTÃO PÚBLICA
PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR EXECUTOR: ALESSANDRA OLIVEIRA
TUTOR: RODRIGO OLIVEIRA
ALUNO: NATAN RODRIGUES DOS SANTOS
Para esta atividade propomos que você reflita sobre a administração do estresse. Que ferramentas você, como gestor, utilizaria para minimizar os efeitos do estresse dos seus funcionários?
Imagine a seguinte situação: suponha que muitos deles estão com inúmeras dívidas financeiras sem conseguir quitá-las; todos pegam congestionamento no trânsito tanto na ida para o trabalho quanto na volta para suas residências; alguns funcionários estão na organização há mais de sete anos esperando uma promoção, mas a política da empresa não valoriza o crescimento profissional.
Agora, organize suas ideias em um texto de no máximo 30 (trinta) linhas.
Um dos desafios das empresas na atualidade a ser superado é a administração do estresse. Esta pode ser considerada a grande preocupação dos gestores no que se refere ao seu capital humano. Nesse contexto, vale destacar que os gestores têm a necessidade de criar ferramentas que possam diminuir, ou até mesmo cessar, o estresse sofrido por seus colaboradores.
Face a isso, podemos mencionar que, muitas vezes, o estresse está relacionado diretamente à situação financeira do indivíduo. Geralmente, quando há dificuldade para a quitação de contas necessárias para a subsistência, o funcionário tende a estar mais preocupado e, consequentemente, mais estressado. Nesse caso, cabe a empresa a criação de metas, fazendo com que estes funcionários ganhem bônus na remuneração ao alcançar os objetivos do mês, por exemplo. 
Além disso, deve-se ressaltar que muitas vezes o estresse é consequência da locomoção precária e/ou delongada que o indivíduo sofre todos os dias de trabalho. Da mesma forma do primeiro caso, a gestão precisa criar uma solução para esta situação. Uma maneira de solucionar o estresse no percurso é a possibilidade de o funcionário trabalhar em casa, como home office, por exemplo, por alguns dias da semana, reduzindo o estresse e o tempo perdido, podendo proporcionar mais qualidade de vida ao colaborador.
Vale, ainda, destacar que, deve-se realizar uma alteração na política da empresa no que se refere ao plano de carreiras, uma vez que o funcionário teria total conhecimento do seu crescimento na instituição. Essa situação pode ser reforçada com reuniões de planejamento, onde seria discutido as estratégias para alcançar as metas; palestras motivacionais, sobre a importância do trabalho em equipe e a comunicação interna.
Considerando o que foi discutido, fica evidente, portanto, que é fundamental o dever de administrar o estresse dos funcionários da empresa. Afinal, estes quando bem motivados e tranquilos, produzem mais, ganham mais e são mais felizes no ambiente profissional e social. 
REFERÊNCIAS
Google, Internet.