A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
AN LISE DE FALHAS OPERACIONAIS 8 SEMESTRE

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia 
José Corrêa da Silva Neto......A639845
Marcelo Tadashi Saito......B928425
Rafael Martorano Dalmazo......B590DA1
ANÁLISE DE FALHAS OPERACIONAIS EM UMA EMPRESA DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DA FERRAMENTA DMAIC
(Atividade Prática Supervisionada)
											
Sorocaba, Novembro de 2016
RESUMO
	O presente projeto apresenta um estudo de algumas ferramentas estatísticas do Lean Seis Sigma, como Voz do Cliente (VOC), Diagrama de SIPOC, Desdobramento da Função Qualidade (QFD), Análise de Modo de Efeito de Falha (FMEA), Gráfico de Pareto, 5W2H e método DMAIC. Levando em consideração os problemas de produção de uma empresa de papel e celulose onde o trabalho foi feito, e as ferramentas estudadas, concluiu-se que o melhor método para propor soluções ao problema seria executar fase análise do ciclo DMAIC, para identificar pontos de melhoria e propor ações corretivas para os problemas. Inicialmente, investigou-se as possíveis causas responsáveis pelas falhas operacionais estipulada através da ferramenta: Desdobramento da Função da Qualidade (QFD). Apontou-se como causa prioritária “mau ajuste do setup” e buscou-se determinar então, o método mais adequado. Como possível solução, o projeto recomenda a utilização treinamentos de ajuste/setup e check list operacionais.
SUMMARY
This project presents a study of some quality tools, as Voice of the Customer (VOC), Quality Function Deployment (QFD), Pareto Chart, Cost of non quality and DMAIC method. Taking into consideration the problems of producing a paper and pulp company where the work was done and the tools studied, it was concluded that the best method to propose solutions to the problem would be to run the analysis phase of DMAIC cycle to identify areas for improvement and propose corrective actions for problems. Initially investigated as Possible Causes Responsible hair not achievement of set target Productive through the tool: Pareto diagram. As pointed up because Priority "High setting pace" and sought to determine then, the configuration of pace More Suitable. As a possible solution, the project recommends to use setup training and operations check list.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Simbolo Six Sigma	10
Figura 2: Simbolo DMAIC	13
Figura 3: Gráfico de Pareto	20
Figura 4: A implantar	21
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Matriz de Captação e Transformação da Voz do Cliente	18
Tabela 2: Matriz de Desdobramento da Função da Qualidade (QFD)	19
Tabela 3: Grau de Importância	20
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo fazer sempre do mesmo jeito não e mais o suficiente para alcançar o sucesso, as necessidades de melhorias constantes nos processos visam à otimização do tempo e redução dos desperdícios. Um exemplo de melhoria foi o Lean Manufacturing traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Outra forma de melhoria é o Seis Sigma criado na década de 1980 por Bill Smith na Motorola, é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. 
Apesar de haver preocupação cada vez maior com a gestão das operações nas empresas brasileiras a fim de atender às exigências do mercado globalizado, ainda é possível encontrar no seu dia-a-dia diversos processos que são realizados sem o nível de planejamento e controle necessários para obter a sua máxima eficiência e atingir de forma satisfatória os requisitos dos seus clientes internos e externos. 
No caso da Empresa em foco, havia dificuldades em atender a meta de produção estipulada, gerando atrasos de entregas, causando grandes transtornos aos clientes, para identificar estas irregularidades foi realizado um mapeamento de fluxo de valor, onde identificamos algumas falhas e paradas de máquinas na linha de produção e desta forma uma oportunidade de melhoria. Partindo desta oportunidade, foi realizado estudos e análises utilizando o Lean Seis Sigma, para melhoria da qualidade, através de ferramentas estatísticas e o ciclo DMAIC para detectar e mensurar todos os problemas para que assim haja a possibilidade de poder atacá-los nas causas raízes.
1.1 OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo aplicar o Lean Seis Sigma, para melhoria da qualidade, através de ferramentas estatísticas e o ciclo DMAIC, para melhoria dos processos produtivo em uma das unidades da indústria nacional do segmento de papel e celulose em Indaiatuba/SP, que corresponde às vendas diretas da companhia ao setor de hortifruti, fast-food, fábricas e outras empresas do interior de São Paulo.
Definiu-se como metas diminuir em 30% as falhas operacionais e paradas de máquina.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 Este capítulo apresenta a fundamentação teórica a respeito do tema abordado nesta pesquisa. Aborda as teorias relacionadas à evolução dos sistemas produtivos, Lean Seis Sigma e especificamente a ferramenta DMAIC.
2.1 Lean Seis Sigma
O Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. A sua metodologia baseia-se no ciclo DMAIC, com uso massivo de ferramentas estatísticas para a melhoria da qualidade com foco na redução da variabilidade dos processos (ROTONDARO, 2006). O Lean Manufacturing, por sua vez, é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. Como o Lean pode ser aplicado em todo tipo de trabalho, uma denominação mais apropriada é Lean Operations ou Lean Enterprise.
Tanto Lean como Seis Sigma são metodologias que buscam melhorar processos com direcionamento a redução de custos embutidos e ganho de qualidade. A primeira tem foco na eficiência fluxo de valor, trabalhando aspectos como aumento da velocidade, redução de gargalos, de tempos e de defeitos e eliminação de atividades que não adicionam valor. A segunda tem como alvo a eficácia do processo, reduzindo dispersão, defeitos, tempos e melhorando o desempenho da qualidade com uso constante de ferramentas estatísticas.
Figura 
1
: Simbolo Six Sigma
2.2 O ciclo DMAIC na metodologia Lean Seis Sigma
Figura 
2
: Simbolo DMAIC O  DMAIC (sigla para os termos Define, Measure, Analyse, Improve e Control) é um método que  faz parte do conjunto de práticas dos Seis Sigmas e tem como meta melhorar um processo existente na empresa, um projeto DMAIC é efetivo também para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria em processos administrativos e outros afins. Esta seção apresentará conceitos importantes do Lean Seis Sigma, sob roteiro das etapas do ciclo DMAIC, que estão representadas na Figura 2. 
2.2.1 Fase de definição: A primeira etapa do DMAIC tem como objetivo geral definir claramente qual será o escopo do projeto Lean Seis Sigma. Nesta fase ocorre a identificação dos requisitos do negócio e do cliente, que correspondem aos requerimentos critical to process (CTP) e critical to quality (CTQ), bem como a utilização de outra ferramenta o Diagrama SIPOC, que relaciona o macroprocesso com seus fornecedores, entradas, saídas e clientes. A fase de definição é extremamente importante para o sucesso do projeto Lean Seis Sigma, pois é nela que se alinha o que será tratado ao longo do desenvolvimento do trabalho,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.